28 setembro 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 01: O MUNDO DO APÓSTOLO PAULO



Com a graça de Deus, estamos caminhando para o fim do ano e iniciando mais um trimestre de estudos, em nossa Escola Bíblica Dominical. Nesta oportunidade, estudaremos sobre a vida e o ministério do Apóstolo Paulo. Paulo, inegavelmente, foi o personagem mais importante da história do Cristianismo, depois de Jesus Cristo. Escreveu treze dos vinte e sete do Novo Testamento, empreendeu três viagens missionárias pelo mundo conhecido da sua época, plantando Igrejas, discipulando e formando  novos obreiros. Paulo foi o responsável por sistematizar as principais doutrinas cristãs e expandir o Cristianismo para além das fronteiras da Palestina.


Antes da sua conversão, Saulo foi um ferrenho perseguidor dos cristãos. Mas, ele teve um encontro pessoal com Jesus, no caminho de Damasco e, a partir desse momento, Saulo tornou-se cristão, foi batizado e cheio do Espírito Santo. Depois recolheu-se ao deserto da Arábia por alguns anos e teve revelações profundas do Senhor Jesus e tornou-se o apóstolo dos gentios. 


Nesta primeira lição falaremos sobre os três mundos do apóstolo Paulo: o romano, o grego e o judeu. Veremos nesta lição, o mundo em que Paulo viveu, sob três aspectos: as características do império romano, a bagagem cultural grega de Paulo e as suas raízes e ligações com o povo de Israel.


No primeiro tópico, falaremos sobre os detalhes da vida de Paulo no império romano. Veremos neste tópico, algumas informações sobre as origens de Paulo. Depois veremos informações sobre a geografia do império romano e como isso contribuiu para as viagens missionárias. Por último falaremos sobre o chamado de Paulo para ser apóstolo dos gentios. 


No segundo tópico, veremos o aspecto cultural do apóstolo Paulo. Paulo dominava grego Koiné, que era falado pela população comum no império romano. O Novo Testamento foi escrito nesse idioma, Paulo também foi criado em meio à diversidade religiosa e filosófica dos gregos. Os romanos não se opunham ao politeísmo grego, desde que o império fosse respeitado. 


No terceiro tópico falaremos sobre o aspecto religioso e a ligação de Saulo com a descendência e religião judaica. Saulo era descendente da tribo de Benjamim, a mesma de Saul. O seu nome Saulo é uma variação hebraica do nome de Saul, primeiro rei de Israel. Paulo era o seu nome romano. Saulo estudou com o rabino Gamaliel, aprofundou-se na teologia judaica e tornou-se fariseu. Esta ligação com o Judaísmo e o seu vasto conhecimento da Lei, também contribuiu para que ele mostrasse pelas Escrituras que Jesus é o Messias prometido a Israel. 


O mundo de hoje também é uma porta aberta para o Evangelho. A globalização, a internet, a liberdade religiosa na maioria dos países, os meios de transportes, o multiculturalismo e outros fatores facilitam a pregação do Evangelho, embora ainda há muitos países que são totalmente fechados para o Evangelho e muitas perseguições, inclusive por parte de governos. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...