13 setembro 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 12: O REINADO DE JOSIAS


Na lição passada estudamos o reinado de Ezequias, que foi um rei reformista, que reabriu o templo e aboliu completamente a idolatria do Reino do Sul. Até o momento em que foi escrito o relato sobre ele, era considerado o melhor rei de Judá. 


Na lição desta semana falaremos sobre o reinado de Josias, que foi o último rei bom de Judá. Segundo o relato bíblico, de 2 Crônicas 23.25, nunca houve um rei como ele, que tenha se dedicado a buscar ao Senhor de todo o seu coração e de todas as suas forças. Josias superou a Ezequias, porque além de fazer reforma religiosa e buscar a Deus, como Ezequias fizera, Josias se aplicou ao conhecimento da Lei de Deus, mandando que lessem o Livro da Lei, que fora encontrado pelo sumo sacerdote Hilquias, a todo o povo.


Antes de falarmos do reinado de Josias, se faz necessário explicar o que aconteceu entre os reinados de Ezequias, que vimos na aula passada, e o reinado de Josias. Desde a morte de Ezequias, até o início do reinado de Josias, passaram-se cinquenta e sete anos, nos reinados de Manassés e Amom. 


O reinado de Manassés

Manassés, filho de Ezequias, começou a reinar com doze anos e reinou cinquenta e cinco anos. Foi o pior rei que Judá teve e cometeu várias abominações e atrocidades, piores do que as das nações que Deus havia expulsado da terra, antes de dá-la a Israel. Manassés tornou a edificar os ídolos que seu pai havia destruído; levantou altares a Baal; queimou o seu filho em sacrifício a Moloque; prostrou-se diante dos astros; e consultava-se com médiuns e feiticeiros. 

Deus repreendeu a  Manassés e ao povo, mas eles não deram ouvidos. Por causa disso, Deus o entregou nas mãos dos assírios, que o prenderam com ganchos e cadeias e o levaram à Babilônia, que nessa época fazia parte do império da Assíria. No cativeiro, Manassés se humilhou e fez uma oração a Deus, profundamente arrependido, pedindo o perdão e o socorro de Deus. Deus teve misericórdia dele e, milagrosamente o trouxe de volta ao trono. Após o retorno, Manassés tirou todos os altares e ídolos que edificara e os lançou fora da cidade. 


O reinado de Amom

Após a morte de Manassés, Amom, seu filho, assumiu o trono aos vinte e dois anos e reinou por apenas dois anos. Mesmo sabendo de tudo o que fizera o seu pai, como foi levado para o cativeiro e após a sua oração e arrependimento, foi restituído por Deus ao trono, Amom seguiu os passos do pai em suas abominações. Entretanto, não se arrependeu como o seu pai. Os seus servos conspiraram contra ele e o mataram. Porém, o povo se revoltou, matou os conspiradores e constituiu seu filho Josias como rei, com apenas oito anos de idade. A Bíblia não relata quem governou durante a infância e adolescência de Josias.


Nesta lição, estudaremos três tópicos:


No primeiro tópico, falaremos sobre a reforma que o rei Josias mandou fazer no templo. Durante a reforma, o sumo sacerdote Hilquias encontrou o Livro da Lei que havia se perdido e o entregou ao escrivão Safã. Após tomar conhecimento do conteúdo do livro, Josias rasgou as suas vestes e mandou consultar a profetisa Hulda, para saber o que deveria fazer.   


No segundo tópico, falaremos sobre a renovação do pacto com o Senhor. Após tomar conhecimento da Lei de Deus, Josias mandou que o livro fosse lido diante de todo o povo e mandou destruir todos os ídolos e altares construídos por seus antecessores.

 

No terceiro e último tópico, abordaremos a celebração da páscoa, ordenada por Josias, que foi a maior e a mais fervorosa páscoa do período da monarquia judaica. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires

2 comentários:

  1. Pb Weliano seus ensinamentos estão sendo de grande valia para minhas aulas.
    Conteúdo pertinente e muito esclarecedor.
    Deus continue abençoando seu ministério grandemente.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Deus abençoe, prezada amiga e irmã, Bete Bergara. É um prazer tê-la por aqui. Ore sempre por mim, siga o blog e divulgue para os alunos e professores da Escola Bíblica Dominical.

    ResponderExcluir

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...