15 setembro 2021

A RENOVAÇÃO DO PACTO COM O SENHOR



Após tomar conhecimento do conteúdo do Livro da Lei e ouvir as palavras da profetisa Hulda, o rei Josias convocou as autoridades e o povo em geral para uma reunião no templo. 


1. A leitura do livro diante do povo. Diante de todo o povo, o rei Josias se levantou e leu todas as palavras da Lei. Esta leitura da Palavra de Deus preparou o coração do povo para a aliança que seria feita em seguida. Após a leitura do Livro da Lei, Josias firmou uma aliança com o Senhor diante de todo o povo, comprometendo-se a cumprir tudo o que estava escrito no Livro.

Todo avivamento genuíno começa pelo ensino da Palavra de Deus. É ela que nos revela Deus e a sua vontade. Jesus disse: "errais não conhecendo as Escrituras e o poder de Deus" (Mt 22.29). Disse também que "as Escrituras testificam dele" (Jo 5.39). 

A partir do conhecimento das coisas de Deus, somos impactados pelo Espírito Santo a guardar a Palavra de Deus e buscar ao Senhor em oração. Avivamento que não tem ensino bíblico e oração não passa de barulho e fanatismo religioso. 


2. A destruição dos ídolos. Quando completou dezesseis anos de idade, no oitavo ano do seu reinado, Josias começou a buscar a Deus (2 Cr 34.1,2). Quatro anos depois, no ano duodécimo (12⁰), aos vinte e oito anos, ele fez uma limpeza geral no templo, tirando os ídolos e tudo o que fora consagrado a Baal por seus antecessores (2 Cr 34.3-7). Josias destruiu todos os altares de Baal que havia no Reino de Judá e até os altares construídos por Jeroboão, no Reino do Norte. Queimou também os ossos dos sacerdotes idólatras, cumprindo a Palavra do homem de Deus, que profetizou contra o altar de Jeroboão, dizendo que na Casa de Davi nasceria um homem chamado Josias, que queimaria ossos dos sacerdotes que ofereceram sacrifícios sobre aquele altar (1 Rs 13.1,2). 

Todo avivamento produzido a partir do ensino da Palavra de Deus, produz transformação e abandono do pecado. Hoje fala-se muito em avivamento e faz-se muito barulho e coisas estranhas à Bíblia, nos chamados retetés. Mas, não se vê nestes arraiais a busca pela santidade e o fervor missionário, que são características de um autêntico mover do Espírito. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 

Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...