21 outubro 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 04: PROMESSA E EOBEDIÊNCIA


Ev. WELIANO PIRES

Nesta lição estudaremos a relação entre as promessas de Deus e a obediência. Conforme vimos na lição 01, há promessas de Deus que são incondicionais, ou seja, não há condições para que elas se cumpram e dependem única e exclusivamente de Deus. Entretanto, há as promessas condicionais, cujo cumprimento depende de condições impostas pelo próprio Deus. A principal destas condições é a obediência à Palavra de Deus, conforme vimos no terceiro tópico da lição passada. 


Ao longo da história da Igreja, muitas discussões já foram levantadas, sobre o que fazer para obter a salvação. Sem dúvida nenhuma, a Salvação é um favor de Deus e não é obtida por méritos humanos (Ef 2.8-10). Entretanto, a Graça de Deus não nos isenta da obediência à Sua Palavra e a desobediência à Palavra de Deus pode nos excluir desta Graça (Rm 6.9-15). A obediência é uma virtude indispensável ao cristão e está presente tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, como sinal de fé e amor a Deus. Se alguém não obedece a Deus é porque não creu em Jesus de verdade. Jesus é o nosso maior exemplo de obediência, pois veio a este mundo e foi obediente em tudo ao Pai (Fp 2.8).


No primeiro tópico, falaremos da obediência no Antigo Testamento. Inicialmente, trataremos do concerto de Deus com o povo de Israel feito no Monte Horebe ou Sinai. Nesta aliança, o Senhor exigia obediência do Seu povo, para cumprir as promessas. Depois, falaremos do concerto feito nas Campinas de Moabe, quando a geração que saiu do Egito já havia perecido no deserto, com exceção de Josué e Calebe. De novo, Moisés falou ao povo que as bênçãos prometidas a Israel estavam vinculadas à obediência. Por último, veremos as bênçãos provenientes da obediência, em todas as áreas da vida dos israelitas.


No segundo tópico, falaremos da obediência no Novo Testamento. Inicialmente, falaremos do novo concerto estabelecido por Deus, no qual as palavras do Senhor são escritas no interior da pessoa. Na sequência, falaremos de Jesus Cristo como o Único Mediador deste novo pacto de Deus com o seu povo. Por último, falaremos da obediência no novo concerto. No Novo Testamento também, a fé e a obediência andam lado a lado, pois, como disse Tiago, “a fé sem obras é morta”.


No terceiro tópico, falaremos das bênçãos provenientes da obediência a Cristo. Primeiro falaremos das bênçãos espirituais, resultantes de uma vida de obediência a Cristo. Na sequência destacaremos duas destas bênçãos que são a justiça e a paz. Quem obedece a Cristo, vive uma vida de retidão e tem paz com Deus e com o próximo. Por último, falaremos de outra bênção espiritual advinda da obediência a Cristo, que é a alegria no Espírito Santo. Esta alegria não está condicionada às circunstâncias ou ao ambiente em que vivemos, mas é o resultado da presença do Espírito Santo em nosso interior.


REFERÊNCIAS:


RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 37.

Bíblia de Estudo Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2002, p.333.

Bíblia de Estudo Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1995, pp.1910-1911.

LONGMAN, Tremper. Dicionário Bíblico Baker. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023. pp.32-33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PROMESSA DA SALVAÇÃO

( Comentário do 1º tópico da Lição 05: A promessa de Salvação) Ev. WELIANO PIRES  No primeiro tópico, falaremos mais detalhadamente sobre a ...