05 outubro 2024

AS PROMESSAS E SEUS FUNDAMENTOS

(Comentário do 2° tópico da Lição 01: As Promessas de Deus) 

Ev. WELIANO PIRES 

No segundo tópico, falaremos dos fundamentos das promessas de Deus. Primeiro veremos que a palavra promessa está presente em toda a Bíblia. Na sequência, veremos que as promessas bíblicas se fundamentam na infalibilidade de Deus, que é um dos seus atributos incomunicáveis. Por último, veremos que Deus zela por Sua Palavra e garante o cumprimento das suas promessas. 

1- A Promessa na Bíblia. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra promessa deriva do latim “promissa” e significa o compromisso assumido consigo mesmo ou com alguém de fazer algo. Na contabilidade, há um documento chamado “nota promissória” que é uma promessa de pagamento de uma dívida, contendo o valor da dívida, os nomes e as assinaturas do emitente e do beneficiário, e a data em que a dívida será paga. Do ponto de vista humano, as promessas dependem de muitos fatores para serem cumpridas, pois o homem é limitado e falível e há muitas coisas que não estão sob o seu controle. 

Na Bíblia as promessas estão presentes por toda parte, pois a Bíblia é um livro de promessas. No Antigo Testamento, não há uma palavra específica para “promessa”. A palavra mais usada é “dabhar”, que significa falar, responder, declarar, prometer, manifestar, relatar, etc. O Novo Testamento usa a palavra grega “epangelia”, que significa anúncio, promessa ou mensagem (Hb 10.23). Esta palavra tem a mesma raiz da palavra euangelio (Evangelho), que significa “boa notícia”.

Em relação a Deus, promessa é um compromisso assumido por Ele de que fará alguma coisa no futuro. Em sua presciência, Deus se refere ao futuro como se fosse presente, pois Ele conhece todas coisas. Há uma longa discussão no meio teológico sobre isso. Há teólogos que dizem que Deus apenas conhece antecipadamente o que irá acontecer, mas não determina os acontecimentos. Outros pensam que Ele não apenas conhece o futuro por antecipação, mas determina tudo o que o que irá acontecer. 

Seja como for, o fato é que a presciência de Deus é um grande mistério para nós, que somos seres limitados. As promessas de Deus são, na verdade, a garantia de que elas serão cumpridas. Deus não precisa de nada ou de ninguém para cumprir aquilo que Ele prometeu, pois tudo depende única e exclusivamente dele. Se Deus prometeu, não há porque duvidar ou desconfiar do cumprimento. Entretanto, como veremos no próximo tópico, há promessas para as quais o próprio Deus estabeleceu condições e circunstâncias para que elas se cumpram. 

2- Deus é infalível. O principal fundamento de que as promessas de Deus não falham é a infalibilidade de Deus. O nosso Deus possui atributos exclusivos, que nenhum outro ser os possui, chamados de atributos incomunicáveis, que são: onipotência, onipresença, onisciência, autoexistência, unicidade, eternidade, infinitude, soberania e imutabilidade. 

Sendo Deus imutável em sua natureza e caráter, Ele não pode falhar jamais. As suas promessas também não podem falhar, pois se falhasse, seria a negação da imutabilidade de Deus. Quando Deus promete que fará alguma coisa, Ele está colocando o Seu próprio Nome como garantia, pois Ele é infalível e imutável. Este assunto será expandido na última lição, quando falaremos da infalibilidade das promessas de Deus. 

3- Deus zela (vela) por sua Palavra. Neste subtópico, falaremos do segundo fundamento para o cumprimento das promessas de Deus, que é a infalibilidade da Sua Palavra. No texto de Isaías 55.11, o Senhor falou: “assim será a palavra que sair da minha boca ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei.” Isto nos mostra que Deus não promete alguma coisa por acaso, ou para satisfazer o ego humano. As suas promessas tem propósitos específicos, que atendem aos seus desígnios, conforme veremos no próximo tópico. 

O comentarista menciona também a garantia dada por Deus a Jeremias de que Ele vela por Sua Palavra para cumprir. O profeta Jeremias teve a visão de uma vara de amendoeira e o Senhor lhe perguntou o que ele estava vendo. Jeremias respondeu que via uma vara de amendoeira e o Senhor lhe respondeu: “Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.11,12). 

Devemos nos perguntar, qual a relação que há entre uma vara de amendoeira e o Senhor velar pelo cumprimento da Sua Palavra. Há uma relação muito próxima entre as palavras hebraicas traduzidas por amendoeira e velar. As palavras hebraicas shaqad (amêndoa) e shaqed (velar, vigiar) têm a mesma raiz e são muito parecidas na escrita e na pronúncia. Assim, o Senhor usa um jogo de palavras, para explicar a Jeremias que Ele mantém total vigilância para que as suas palavras se cumpram. O Senhor Jesus reafirmou a infalibilidade da Palavra de Deus quando disse: “passarão o Céu e a terra, mas as minhas Palavras não hão de passar”. (Mt 24.35). 

REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 36. 
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD,2012, p. 22. 
PFEIFFER, Charles F. et al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1611. 
BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRAS-CHAVE HEBRAICO E GREGO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS PROMESSAS E SEUS FUNDAMENTOS

(Comentário do 2° tópico da Lição 01: As Promessas de Deus)  Ev. WELIANO PIRES  No segundo tópico, falaremos dos fundamentos das promessas d...