02 outubro 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 01: AS PROMESSAS DE DEUS


Ev. WELIANO PIRES

Nesta primeira lição temos uma abordagem introdutória do tema do trimestre. Apresentaremos os conceitos básicos das promessas de Deus, os tipos de promessas de Deus que aparecem na Bíblia e os propósitos destas promessas. Por não conhecerem estas coisas muitas pessoas interpretam erroneamente algumas promessas bíblicas, querendo aplicá-las às suas próprias vidas e acabam se frustrando, esperando aquilo que Deus não lhes prometeu. 

No primeiro tópico, tomando como base o capítulo 55 do Livro do profeta Isaías, discorreremos sobre o tema “um convite de Deus”. Veremos que o capítulo 55 de Isaías é um convite de Deus a Israel, para que desfrute das suas bênçãos. Ao mesmo tempo, é uma promessa de salvação. Na sequência, com base no versículo 06 do mesmo capítulo, veremos que é preciso buscar ao Senhor, enquanto há a possibilidade de achá-lo. Por último, com base no versículo 07, falaremos da necessidade de arrependimento. O arrependimento foi a base das pregações de João Batista, de Jesus e dos apóstolos. 

No segundo tópico, falaremos dos fundamentos das promessas de Deus. Primeiro veremos que a palavra promessa está presente em toda a Bíblia e apresentaremos vários exemplos de promessas  no Antigo e no Novo Testamento. Na sequência, veremos que as promessas bíblicas se fundamentam na infalibilidade de Deus, que é um dos seus atributos incomunicáveis. Deus cumpre o que Ele promete, porque Ele é infalível. Por último, veremos que Deus zela por Sua Palavra e garante o cumprimento das suas promessas. 

No terceiro tópico, falaremos dos tipos e propósitos das promessas de Deus. Primeiro, falaremos das promessas incondicionais, que são aquelas que independem de circunstâncias, de tempo ou da ação humana. Depois, falaremos das promessas condicionais, que são aquelas que estão condicionadas a vários fatores como a obediência, o tempo e circunstâncias. Por último, falaremos dos propósitos das promessas de Deus, que são diversos, entre eles salvar a raça humana do pecado, estabelecer alianças de Deus com o ser humano, oferecer novas oportunidades aos seres humanos por meio de pessoas justas, etc. 

REFERÊNCIAS 

RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 36. 
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD,2012, p. 22. 
PFEIFFER, Charles F. et al. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1611. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CONVITE DE DEUS

(Comentário do primeiro tópico da Lição 01: As promessas de Deus). Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, tomando como base o capítulo 55 do ...