17 outubro 2024

AS PROMESSAS DE DEUS PARA A IGREJA

(Comentário do 2° tópico da Lição 03: As Promessas de Deus para a Igreja). 


Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, falaremos de três promessas de Deus à Igreja, sendo duas para a eternidade e uma para esta vida. A primeira promessa é a Vida Eterna, a todos aqueles que crerem em Jesus. A segunda promessa é a repetição de uma das promessas faladas no tópico anterior, que é o revestimento de poder. Aqui, o autor destaca a atualidade desta promessa. A terceira promessa é a glorificação do nosso corpo que ocorrerá no ato da ressurreição, ou na transformação do corpo dos que estiverem vivos, na ocasião do arrebatamento da Igreja. 

1. Promessa de vida eterna. A principal promessa de Deus à Igreja é a vida eterna. Deus criou o ser humano para viver eternamente, mas por causa do pecado, a morte entrou no mundo, não apenas a morte física, mas também a morte espiritual e a condenação à morte eterna, que é a separação definitiva de Deus e o sofrimento eterno. O Senhor Jesus veio a este mundo, como o Cordeiro de Deus, para dar a Sua vida em sacrifício a Deus, a fim reconciliar o ser humano com Deus e dar a vida eterna a todos os que nele crerem. 

Em vários textos bíblicos, o Senhor Jesus prometeu aos seus discípulos, dar-lhes a vida eterna. No texto áureo da Bíblia, lemos o seguinte: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3.6). A vida eterna não é retratada por Jesus como algo que acontecerá apenas no futuro, mas que já tem início no presente: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha voz e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”  (Jo 5.24). Portanto, quem crer em Jesus é imergido no Corpo de Cristo e tem a vida eterna, desde o primeiro momento da sua fé em Cristo. A partir deste momento a sua comunhão com Deus, que havia sido interrompida por causa do pecado, é restaurada. Entretanto, é necessário perseverar na fé, pois a vida eterna não é algo automático como dizem os calvinistas, “uma vez salvo, salvo para sempre”. 

2. Promessa de Poder. Neste subtópico, o comentarista praticamente repete o que ele falou no subtópico 2, do tópico anterior. A promessa do revestimento de poder foi feita por Jesus aos seus discípulos, antes da sua ascensão ao Céu, para que pudessem pregar com ousadia o Evangelho aos perdidos. Esta promessa não se referia à entrada do Espírito Santo neles, pois eles já eram salvos e haviam recebido o Espírito Santo. Depois que Jesus ressuscitou, Ele apareceu aos discípulos, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo”. (Jo 20.22). 

Muitas pessoas confundem a entrada do Espírito Santo no crente, por ocasião da sua conversão, com o batismo no Espírito Santo. Outros pensam que aqueles que não são batizados no Espírito Santo não tem o Espírito Santo. Há ainda os que dizem que o batismo no Espírito Santo e os dons espirituais cessaram após a conclusão das Escrituras.A entrada do Espírito Santo no crente, quando ele se converte, é indispensável à salvação, pois é Ele que opera o novo nascimento e Jesus disse que “aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3). Paulo também disse que “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.  (Rm 8.9 c). 

Há diferença entre o batismo de Cristo e o batismo do Espírito Santo. O batismo de Cristo  é uma referência ao batismo no Espírito Santo, através do qual o crente é revestido do poder do Espírito Santo para fazer a obra de Cristo. O batismo do Espírito Santo, por sua vez, é uma referência à imersão do crente no corpo de Cristo, que é operada pelo Espírito Santo na conversão. O batismo no Espírito Santo não é para a salvação ou a própria salvação. Trata-se de um revestimento de poder, para os que já foram salvos, serem testemunhas de Cristo, com ousadia e poder (At 1.8). Serve também para capacitar o crente para uma vida cristã vitoriosa (At 6.8-10) e de adoração mais profunda (1 Co 14.26).

Há ainda os que confundem batismo no Espírito Santo com o fruto do Espírito e os dons do Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder para o crente testificar, ousadamente, de Cristo. Já o fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) é formado por nove virtudes que o Espírito Santo produz na vida do crente que anda no Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. Estas virtudes são o resultado da entrega do crente ao Espírito Santo, vivendo sob o seu domínio.

3. A promessa da glorificação do nosso corpo. Em vários textos bíblicos, O Senhor Jesus falou aos seus discípulos sobre a sua morte, ressurreição e ascensão ao Céu. Entretanto, Ele sempre prometeu que voltaria e os levaria para junto dele (Jo 14.1-3). A maior esperança da Igreja é o retorno do Senhor para buscá-la. Nós não somos deste mundo e vivemos como peregrinos aqui, a caminho do nosso eterno lar. Entretanto, este corpo mortal, corrompido pelo pecado não pode ver a Deus. Por isso, passaremos pelo processo de glorificação do nosso corpo e receberemos um corpo imortal e incorruptível. 

O corpo humano foi criado perfeito e não era perecível. Este corpo corruptível não pode herdar o reino de Deus. Mas, com a entrada do pecado no mundo, o corpo humano se tornou mortal e, portanto, está sujeito às doenças, ao envelhecimento e à morte. Ao contrário do que diz a teologia da prosperidade, mesmo após a nossa conversão, o nosso corpo continua sujeito às doenças, ao envelhecimento e à morte, pois ainda não foi glorificado. 

Na ocasião do arrebatamento da Igreja, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, os que estiverem vivos naquele momento serão transformados e todos subirão a encontrar o Senhor nos ares. Receberemos, então, um corpo glorificado e incorruptível, semelhante ao corpo ressurreto do Senhor Jesus. O último inimigo a ser vencido pelo nosso corpo é a morte. A glorificação do nosso corpo é a última etapa da nossa salvação.


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 37.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1639. 

RHODES, Ron. Reconhecendo as Promessas de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 24-25

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