08 outubro 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 02 – PROMESSAS DE DEUS PARA ISRAEL


Ev. WELIANO PIRES

Nesta segunda lição, estudaremos as promessas de Deus relacionadas à nação de Israel. Deus chamou um homem chamado Abrão, que vivia em Ur dos Caldeus, na antiga Mesopotâmia, e ordenou que ele saísse da sua terra e do meio dos seus parentes, para ir a uma terra que Deus iria lhe mostrar. Em contrapartida, Deus prometeu fazer da sua descendência uma grande nação, na qual seriam benditas todas as famílias da terra. Assim, Deus conduziu todo o processo de formação da nação de Israel e a estabeleceu como uma nação sacerdotal entre todas as demais. 


No primeiro tópico, falaremos da promessa divina de criar uma grande nação, que foi a nação de Israel. Primeiro, falaremos da promessa feita a Abrão de fazer dele uma grande nação. Segundo, veremos a promessa de Deus de abençoar Abrão, engrandecer o seu nome e fazer dele uma benção. Não era apenas uma promessa materialista, mas um testemunho para todos os povos. Terceiro, falaremos da promessa de Deus de abençoar aos que abençoarem a Israel e de amaldiçoar os que o amaldiçoarem. Por último, falaremos da promessa feita a Abrão, de que nele seriam benditas todas as famílias da terra, que é uma referência à vinda do Senhor Jesus a este mundo. 


No segundo tópico, falaremos de outras promessas que foram feitas a Israel, sendo três delas aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e outra através do profeta Isaías. A primeira destas promessas foi o filho prometido a Abraão, sendo ele e sua esposa avançados em idade e ela estéril. A segunda promessa foi um filho prometido a Isaque, cuja esposa também era estéril, do qual viria a nação de Israel. Veremos também a renovação da promessa a Jacó, o filho mais novo de Isaque, que teve dois filhos, mas o primogênito vendeu o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas. Por último, falaremos da promessa do Reino do Messias, feita através do profeta Isaías. 


No terceiro tópico, falaremos da promessa de salvação do povo de Israel. Trataremos inicialmente da queda de Israel, que não conseguiu cumprir o seu papel de nação sacerdotal perante as outras nações. Na sequência, falaremos da tristeza do apóstolo Paulo, descrita no capítulo 9 da Epístola aos Romanos, por causa do povo de Israel, por não terem reconhecido a Cristo. Por último, falaremos da promessa escatológica de salvação de Israel, que ocorrerá no Milênio. 


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 37. 
LONGMAN III, Tremper. Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 407.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD , 2009, pp. 282, 283.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ NO PLANO DE DEUS

(Comentário do 1º tópico da Lição 08:  A promessa de paz) Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos da paz no plano de Deus. Inicialme...