26 abril 2022

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5: O CASAMENTO É PARA SEMPRE


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Na lição passada estudamos sobre a abrangência que Jesus dá à Lei moral, principalmente ao sexto mandamento, que proíbe o homicídio. O nosso tema foi: Resguardando-se de sentimentos ruins. Jesus nos mostra que o "não matarás" não se resume à execução do assassinato, mas inicia-se com o ódio ao próximo. 


No primeiro tópico da lição vimos que o Evangelho não é antinomista, ou seja, não é contrário à lei. Vimos também a definição da palavra antinomismo. Falamos sobre a relação entre a Lei e o Evangelho e sobre os extremos que devemos evitar: o antinomismo e o legalismo. 


No segundo tópico, vimos que a cólera é o primeiro passo para o homicídio. Falaremos sobre as implicações do sexto mandamento do decálogo. Depois abordamos o sentimento de ira do ponto de vista bíblico. Por último falamos sobre o valor da pessoa humana. 


No terceiro e último tópico, falamos sobre o ato de ofertar e a desavença. A oferta do altar é um ato de adoração a Deus, onde o ofertante reconhece a sua dependência de Deus e entrega-lhe uma oferta como forma de gratidão. Por outro lado, Jesus alerta que as desavenças com o próximo afrontam também a Deus e, portanto, antes de entregar a oferta, devemos primeiro entrar em acordo com o próximo e eliminar as desavenças. 


INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5


Na parte do Sermão do Monte, em que Jesus contrapõe a sua interpretação da Lei com o ensino dos escribas e fariseus, Jesus coloca seis contrapontos (Ouvistes que foi dito aos antigos…Eu porém vos digo) que os estudiosos chamam de antíteses: a proibição do homicídio (Mt 5.21-26); a proibição do adultério (Mt 5.27-30); a questão do divórcio (Mt 5.31,32); a proibição dos juramentos (Mt 5.33-37); a lei do talião (Mt 5.38-42); o amor ao próximo (v. 43-47). 

Na lição desta semana estudaremos a segunda e terceira antítese: A proibição do adultério e do divórcio. Ambas estão relacionadas à indissolubilidade do casamento. De novo, Jesus contrapõe o seu ensino com entendimento dos rabinos que atentavam apenas para o caráter exterior da Lei. A Lei continha dois mandamentos no decálogo sobre este assunto: Não adulterarás e não cobiçarás a mulher do teu próximo. Entretanto, para os rabinos o adultério acontecia apenas na chamada conjunção carnal, ou seja quando era consumado fisicamente. Jesus, porém, diz que tudo começa no coração, ou seja, no interior do ser humano.


No primeiro tópico da lição falaremos sobre a condenação do adultério. Abordaremos a definição de adultério e o significado bíblico deste pecado. Falaremos sobre o posicionamento de Jesus sobre o adultério no Sermão do Monte. Por último mostraremos os males e prejuízos causados pela prática do adultério. 


No segundo tópico, veremos que, o que rege o coração, regerá o corpo. Veremos neste tópico a definição e significado bíblico da palavra traduzida por coração. Depois veremos que o homem é aquilo que ele pensa. Ou seja, os nossos pensamentos determinam as nossas ações e a nossa conduta. Por último, veremos que o caminho para dominar o próprio corpo é sujeitá-lo ao domínio e dependência do Espírito Santo.


No terceiro e último tópico, falaremos sobre a indissolubilidade do casamento. Enfatizaremos o casamento sob a perspectiva bíblica, que é heterossexual, monogâmico e vitalício. Depois, veremos o que fazer para que o casamento dure até à morte. Por último, veremos que no ensino de Jesus, o casamento é indissolúvel e que o divórcio contraria a vontade de Deus. O padrão divino desde o Éden é: os dois serão uma só carne (Gn 2.23,24).


Pb. Weliano Pires

REFERÊNCIAS: 

GOMES, Osiel. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022. pag. 86-88.

SPROUL, R. C. Estudos bíblicos expositivos em Mateus. 1° Ed 2017 Editora Cultura Cristã. pag. 93.

Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. 2a Impressão: 2010. Vol. 1. pag. 41.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...