21 dezembro 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 13: A GLORIOSA ESPERANÇA DO APÓSTOLO PAULO.


Depois de estudar doze lições sobre a vida e ministério do apóstolo Paulo, começando pelos aspectos do mundo em que ele vivia antes da sua conversão, passando pelo seu processo de conversão e discorrendo sobre a sua atuação como apóstolo dos gentios, chegamos ao final deste quarto trimestre de 2021. 

Nesta última lição, como conclusão dos assuntos estudados, falaremos sobre a gloriosa esperança do apóstolo Paulo, sabendo que em breve ele seria executado. Neste contexto, Paulo estava preso em Roma, não mais em um regime semi-aberto, como era o caso da lição passada. Dessa vez, o apóstolo foi lançado num lugar lúgubre, úmido, frio e sem qualquer conforto. 


No primeiro tópico da lição falaremos da consciência de Paulo diante da morte. Paulo sabia, pelo Espírito Santo, que o tempo da sua partida estava chegando e encarava a morte como um sacrifício oferecido a Deus. Escrevendo a Timóteo, seu filho na fé, o apóstolo fez uma retrospectiva da sua trajetória e, com a consciência tranquila e sensação de dever cumprido, disse: "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé". (1 Tm 4.7). O mais importante no ministério não é a forma que começamos, ou como estivemos em um determinado momento, mas como terminamos a carreira.


No segundo tópico, falaremos sobre a Doutrina bíblica a respeito da Vinda do Senhor, explicada por Paulo, nas Epístolas aos Tessalonicenses. Falaremos sobre as duas fases da segunda vinda de Cristo, que são: o arrebatamento da Igreja e a manifestação de Jesus em glória. Por último, falaremos sobre o período da Grande Tribulação, enfatizando o advento do Anticristo e do Falso profeta, e que a Igreja não passará por este período na terra, pois já estará com Cristo nas Bodas do Cordeiro. 


No terceiro e último tópico falaremos sobre os tempos e estações até a vinda do Senhor. Falaremos sobre o significado bíblico dos termos "tempos" e "estacões", respectivamente, no grego os termos "chronos" e "kairós". Por último, falaremos a respeito da mensagem pentecostal, que deve se fundamentar em uma vida cheia do Espírito Santo e na esperança do porvir. 


REFERÊNCIAS:

CABRAL, Elienai. O apóstolo Paulo, Lições de Vida e Ministério do apóstolo do gentios para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. Ed. 1, 2021.   

LOPES, Hernandes Dias. A Segunda Vinda de Cristo, Nossa Grande Esperança. Editora Hagnos. 1 Ed. 2015.      


 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...