Ev. Weliano Pires
Nesta lição estudaremos sobre a promessa divina de provisão das necessidades básicas dos seus filhos. Com base no texto de Mateus 6.25-33, onde Jesus recomenda aos seus discípulos para não viverem ansiosos quanto ao que hão de comer, beber e vestir, veremos que Deus promete estas coisas aos seus filhos, assim como sustenta as aves e as plantas. Evidentemente, isso não nos isenta da responsabilidade de trabalhar e administrar os nossos recursos, além de dizimar e ofertar ao Senhor. Não é porque Deus prometeu prover o nosso sustento, que vamos esperar que as coisas caiam do Céu.
No primeiro tópico, falaremos da provisão das necessidades básicas. Inicialmente, veremos que Jesus ensinou aos seus discípulos para não viverem ansiosos e preocupados excessivamente com as suas necessidades básicas, pois Deus sabe que necessitamos delas. Na sequência, falaremos da provisão do alimento diário. Usando o exemplo dos animais, que Deus os sustenta, Jesus prometeu que o Pai Celestial também provê o nosso sustento. Por último, falaremos da provisão da nossa vestimenta. Jesus fez menção aos lírios do campo, para mostrar que Deus também proverá as nossas vestes. Evidentemente, Jesus não está falando ostentação e desperdício e sim de necessidade.
No segundo tópico falaremos da promessa de provisão das nossas necessidades emocionais. Veremos que somos seres integrais, formados por espírito, alma e corpo. Sendo assim, as coisas que atingem a nossa alma, repercutem no espírito e no corpo. Falaremos também da ansiedade no mundo atual, que atinge cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. O Brasil lidera este ranking, com cerca de 18,6 milhões de pessoas ansiosas. Por último, falaremos da solução para a ansiedade, que é a confiança plena em Jesus. Devemos lançar sobre Ele as nossas preocupações (1 Pe 5.6,7).
No terceiro tópico, falaremos da promessa de provisão das necessidades espirituais. Falaremos da maior necessidade espiritual do ser humano que é a salvação. Toda a humanidade necessita de Salvação, pois todos pecaram. Na sequência, falaremos da segunda necessidade espiritual do ser humano que é a presença e direção de Deus para nos orientar a tomar decisões, fazer escolhas e agir. Por último, falaremos da terceira necessidade que é a habitação do Espírito Santo em nós para nos consolar, nos ensinar a orar, interceder por nós, nos alegrar e nos capacitar para a Obra de Deus.
REFERÊNCIAS:
RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO : CPAD, 1ª Ed. 2024.
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 41.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.105; 1397.
Nenhum comentário:
Postar um comentário