Ev. WELIANO PIRES
Nesta lição, estudaremos sobre a promessa divina de proteção ao seu povo. Não nos referimos à proteção contra inimigos humanos, mas à proteção espiritual contra o diabo e seus demônios. O apóstolo Paulo escreveu que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra as hostes espirituais da maldade, nas regiões celestiais.
Apesar do tema da lição ser promessa de proteção, o comentarista enfatizou bastante o tema da batalha espiritual. Muitos crentes na atualidade vivem apavorados com medo do diabo, de trabalhos de feitiçaria, de maldições e de qualquer coisa ligada ao ocultismo. Precisamos ter em mente que o Senhor nos deu poder sobre o inimigo e aquele que está em nós é maior que tudo. Em relação ao inimigo das nossas almas, precisamos evitar dois equívocos: subestimar as suas artimanhas e achar que ele está “amarrado”; ou superestimá-lo a ponto de achar que está medindo forças com Deus.
No primeiro tópico, falaremos da proteção espiritual contra o inimigo. Primeiro, falaremos da proteção divina contra o nosso maior inimigo que é o diabo. Na sequência, falaremos de outros inimigos espirituais do crente, descritos em Efésios 6, que são os principados, potestades, príncipes das trevas deste século e hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. Por último, falaremos das armas espirituais do crente contra estes inimigos, que foram descritas em Efésios 6 pelo apóstolo Paulo.
No segundo tópico, falaremos da maravilhosa proteção de Deus. Com base no primeiro verso do Salmo 91, falaremos da proteção divina prometida a quem se relaciona com Deus. Em seguida, falaremos de Deus como o nosso refúgio e fortaleza, com base nas expressões “laço do passarinheiro” e “peste perniciosa”, descritas no verso 4, do mesmo Salmo. Por último, falaremos da Onipotência de Deus, com base na palavra “Altíssimo” que aparece nos versos 1 e 7, deste Salmo.
No terceiro tópico, falaremos de promessas e proteção. Inicialmente, falaremos da proteção de que os inimigos da Igreja serão derrotados, que se cumprirá integralmente no final de todas as coisas. Na sequência, falaremos da promessa de segurança e vitória para os que temem ao Senhor. Devemos fazer a nossa parte e cuidar da nossa segurança, mas sabendo que se o Senhor não nos proteger, não estaremos seguros. Por último, falaremos da abrangência da proteção divina. Esta promessa abrange a nossa vida e a nossa família, onde quer que estejamos.
RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO : CPAD, 1ª Ed. 2024.
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 41.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, pp. 1655,56.
SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. Batalha Espiritual: O Povo de Deus e a Guerra Contra as Potestades do Mal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, pp. 33,34.
Bíblia de Estudo Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2002, p.883.
Nenhum comentário:
Postar um comentário