24 março 2021

VIVENDO COM FIDELIDADE




Quando falamos de fidelidade, o que nos vem à mente é o relacionamento entre um casal, onde há exclusividade de um para com o outro e não há traição. A fidelidade é um dos atributos morais de Deus. Deus é o maior exemplo de fidelidade e Ele espera  que o crente em Jesus também seja fiel. Viver a vida com fidelidade é adotar um estilo de vida, de forma a estar pronto para a vinda do Senhor. 


1. Definição. Na Bíblia, as palavras fidelidade, verdade e lealdade pertencem ao mesmo campo semântico. A palavra grega “pistis” é traduzida em alguns textos por fé e em outros por fidelidade ou lealdade. No Antigo Testamento a palavra hebraica para fidelidade é ‘emunah’, ou ‘munah’ de forma abreviada  que significa “certeza”, “confiabilidade” ou “fidelidade”. Esta palavra é usada em Hc 2.4 e traduzida na maioria das versões bíblicas em português por “fé”. “...O justo viverá pela sua fé”. A Nova Versão Internacional, no entanto, esta palavra por fidelidade. Ser fiel é honrar os compromissos assumidos, custe o que custar. Em Deuteronômio 32.4, é usada a mesma palavra para se referir à fidelidade de Deus. “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.” 


Jesus falou várias vezes sobre crer nEle. Mas, em todas as ocasiões, Ele não se referia apenas a acreditar nEle e sim, ser fiel incondicionalmente. Fidelidade é a crença comprovada pelas obras, como defende Tiago. “A fé sem obras é morta''. (Tg 2.20).


2. A fidelidade de Deus. A fidelidade é um dos atributos comunicáveis de Deus. (Dt 7.9; Hb 10.23). Deus  é fiel em seu caráter (Sl 33.4) em Sua Palavra (Jr 1.12; Mt 24.35) e em seus atos. Deus é fiel a si mesmo e a sua fidelidade independe da fidelidade humana (2 Tm 2.13). Deus cumpre integralmente aquilo que Ele promete. Nenhuma das suas palavras jamais cairá por terra. Os salmistas, em vários salmos, louvaram a Deus por sua fidelidade. (Sl 34.4; 100.5; 119.90). Deus é o Deus da Verdade e não pode mentir, trair ou falhar, pois, Ele é fiel aos seus princípios e digno de toda confiança. Quem confia em Deus jamais se decepcionará. “Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.” (Rm 10.11).


3. A fidelidade como virtude cristã. A fidelidade também é uma das virtudes do fruto do Espírito em Gl 5.22. Algumas versões da Bíblia traduzem a palavra grega "pistis" neste texto por “fé”. Mas, pelo contexto, fidelidade é a melhor tradução, pois está associada às palavras bondade e benignidade. Muitas pessoas se enganam achando que ser salvo pela fé é muito pouco e querem acrescentar obras e sacrifícios para ‘merecerem’ a salvação. Outros acham que simplesmente acreditar em Jesus é suficiente para ser salvo. Mas, ter fé em Cristo não significa apenas acreditar que Ele existe, pois, os demônios também o fazem. (Tg 2.19). Crer em Cristo significa ser fiel a Ele, até mesmo com o sacrifício da própria vida. “Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é ganho”. (Fp 1.21).


4. Tempos e estações. Israel era dominado pelos romanos, quando Jesus viveu nesta terra. Quando Ele ressuscitou, falou para os seus discípulos que iria para o Céu, mas, em breve voltaria para buscá-los. Os discípulos imaginavam que Ele seria um líder político, que libertaria o seu povo do domínio dos romanos e perguntaram se Jesus restauraria nesse tempo o reino a Israel. (At. 1.6). Jesus respondeu que não lhes competia saber os ‘tempos’ e ‘estações’ que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder (At 1.7). 


Tempos e estações no grego são, respectivamente, chronos e kairós. Chronos significa a extensão do tempo e Kairós significa a qualidade do tempo ou oportunidades. Jesus estava falando que haveria um espaço de tempo (chronos) entre o início da Igreja e Sua segunda vinda e haveria ocasiões (kairós) com sinais que aconteceriam durante o estabelecimento do Reino de Deus. Paulo também usa as mesmas expressões em 1 Ts 5.1, para responder às perguntas sobre os últimos acontecimentos: “Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva”. Jesus deixa claro que tanto o chronos (tempo decorrido) quanto o kairós (ocasiões e acontecimentos) pertencem única e exclusivamente a Deus. 



Pb. Weliano Pires

Assembléia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SP


REFERÊNCIAS:

LIÇÕES BÍBLICAS. Rio de Janeiro: CPAD. 1° Trimestre de 2021.

ENSINADOR CRISTÃO. Rio de Janeiro: CPAD. 1° Trimestre de 2021.

BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRA CHAVE. 4 Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...