22 março 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 13



TEXTO ÁUREO:

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.”  (Tt 2.13)

VERDADE PRÁTICA: 

“A nossa esperança é algo vívido e real, não se baseia em utopia e nem em imaginação humana, mas em fatos revelados na Palavra de Deus e confirmados pela História.”

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Atos 1.6-11

6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?

7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,

11 - os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

HINOS SUGERIDOS: 451, 469, 514 da Harpa Cristã

PONTO CENTRAL: 

A esperança da Igreja é vívida e real.


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Tema – A Urgência do Discipulado

Falamos na lição passada sobre os conceitos de discípulo e discipular; Mostramos o tripé do discipulado: Palavra comunhão serviço; e falamos do discipulado como uma ferramenta indispensável para o crescimento espiritual e numérico da Igreja. 

Concluímos dizendo que o discipulado é um mandamento bíblico e que o novo crente deve ser ensinado, com muito amor e cuidado, para desenvolver a sua nova identidade. 


INTRODUÇÃO À LIÇÃO 13

Tema: Voltados os olhos para a Bendita Esperança

O resumo da mensagem pregada pelos pioneiros da Assembleia de Deus no Brasil era: Jesus Cristo salva, Jesus Cristo cura, Jesus Cristo batiza no Espírito Santo e em breve voltará. Durante este 1° trimestre de 2021, falamos a respeito do verdadeiro pentecostalismo, a atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Iniciamos o trimestre falando sobre a pessoa do Espírito Santo, enfatizando a sua personalidade e divindade. Depois falamos sobre a atuação do Espírito na obra da redenção da humanidade. Prosseguimos falando sobre a atualidades das diversas operações do Espírito Santo como o Batismo do Espírito Santo, os dons espirituais, o Fruto do Espírito Santo, a santificação, a liberdade e reverência no culto a Deus, a cura divina, o compromisso com a Palavra de Deus, a evangelização e o discipulado. 

Nesta última lição, trataremos do último item da mensagem pregada pelos pioneiros: Jesus Cristo em breve voltará. O apóstolo Paulo chama este evento de "Bendita Esperança". Conforme descrito em nossa verdade prática, esta esperança não é algo utópico, mas, real e vívido, revelado na Palavra de Deus, cujos sinais previstos podem ser claramente notados na história.

No primeiro tópico da lição falaremos a respeito da certeza e brevidade da vinda do Senhor. Todos os cristãos verdadeiros são unânimes em afirmar que Jesus em breve voltará. Há divergências quanto à forma em que Ele virá, mas, não resta dúvidas sobre o acontecimento, pois, Ele prometeu que virá (Jo 14.1-3; Ap 3.10) os anjos (At 1.11) e os apóstolos (1 Ts 4.16,17; 2 Pe 3) também reafirmaram a promessa da sua vinda. 

No segundo tópico, falaremos a respeito da necessidade de estarmos vigilantes, ante a proximidade da vinda de Senhor. O Senhor nos alertou, com várias parábolas, a estarmos sempre alertas e vigilantes, pois, não sabemos o dia nem a hora em que Ele virá. Entretanto, nessa vigilância devemos tomar cuidado com falsos alarmes daqueles que insistem em marcar a data da volta de Jesus. Ao longo da história da Igreja, várias pessoas marcaram a data da volta de Cristo, mas, como era de se esperar, todas elas erraram. Se por um lado sabemos que a volta do Senhor está próxima, por causa dos sinais que estão acontecendo, não podemos jamais marcar o tempo da sua vinda, seja o dia, o ano ou o século, pois, nem Jesus marcou o tempo da sua vinda e disse que não nos compete saber "o tempo e as estações, que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 

No terceiro e último tópico, destacaremos a necessidade de aguardarmos a vinda do Senhor com fidelidade. Explicaremos neste tópico a definição bíblica do termo fidelidade. Mostraremos a fidelidade como um atributo comunicável de Deus. A fidelidade é também uma virtude do cristão verdadeiro, que reflete o caráter de Cristo. Por último, falaremos sobre as expressões "tempos e estações'', mencionadas por Jesus em Atos 1.7, respectivamente, "chronos" e "kairós" em grego, em resposta à pergunta dos discípulos, sobre quando iria acontecer a restauração do reino a Israel, que vivia sob o domínio romano. Eles esperavam que Jesus fosse um líder político como Davi, que iria guerrear contra os romanos e conquistar a independência do seu povo. Mas, Jesus já havia dito a eles que o seu reino não é deste mundo. Agora o Senhor lhes assegura que os tempos e as estações são prerrogativas do Pai. 


Pb. Weliano Pires

Assembléia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...