22 março 2021

BREVE O SENHOR VIRÁ

A vinda de Jesus é certa e está próxima. Ele prometeu que virá (Jo 14.1-3; Ap 3.10) os anjos (At 1.11) e os apóstolos (1 Ts 4.16,17; 2 Pe 3) também reafirmaram a promessa da sua vinda. Logo, a vinda do Senhor não é uma probabilidade, é uma certeza que temos, pois, fiel é o que prometeu. A vinda de Jesus traz esperança ao crente fiel e ao mesmo tempo, pavor aos que não estão firmes com Ele.

1. A vinda de Cristo. A vinda de Cristo é tão certa quanto os dias e estações do ano, porque o nosso Senhor prometeu em Sua Palavra que voltará. Há abundância de textos bíblicos falando sobre a vinda de Jesus, tanto no Novo, quanto no Antigo Testamento. Entretanto, no Novo Testamento está mais claro, pois, no Antigo Testamento havia mais profecias a respeito da primeira vinda do Messias. (Zc 14.4; Jo 14.1-3; 1 Ts 4.16-18; 2 Pe 3; Ap 3.10; 22.20). 

No Cristianismo, há divergências quanto à forma que Ele virá. Mas, todos concordam que Ele virá. Um Igreja Cristã genuína crê e espera pela volta do Senhor. Entretanto, no meio evangélico há pensamentos diferentes sobre o retorno de Cristo.

Alguns crêem que Ele arrebatará a Igreja ao Céu, onde acontecerá o Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro. Depois de sete anos, se manifestará em glória, junto com a Igreja, para estabelecer o seu reino milenial. Nesse grupo está a Assembléia de Deus. Mesmo nesse grupo há diferentes pontos de vista, em relação à tribulação. Há os pré-tribulacionistas, que crêem que Jesus virá antes da tribulação; os midi-tribulacionistas, que acreditam que Ele virá no meio da tribulação e os pós-tribulacionistas, que crêem que Cristo virá após a tribulação. Há também os que crêem que não haverá arrebatamento, mas, haverá somente a manifestação de Jesus em glória. Todos estes, no entanto, acreditam na vinda de Jesus para buscar a sua Igreja.

2. Uma promessa de Jesus. Jesus prometeu em vários textos que voltará. (Mt 24.30; Jo 14.1-3; Ap 3.10;). No seu Sermão Profético, o Senhor alertou os seus discípulos sobre a vigilância e necessidade de estarem preparados para a sua vinda. No Apocalipse também, em várias ocasiões, o Senhor deixou claro para o apóstolo João, que há de vir buscar o seu povo. Isso nos dá certeza em relação à sua vinda, pois, sabemos que Ele é fiel e cumpre a sua Palavra (Mt 24.35).

Quando Jesus subiu ao Céu, os discípulos ficaram olhando para as alturas. Dois anjos apareceram e perguntaram-lhes por que estavam olhando para o Céu. Em seguida, prometeram que da mesma forma que Jesus subiu ao Céu, também virá outra vez. (At 1.11). Os Apóstolos também, inspirados pelo Espírito Santo, falaram em vários textos, sobre a Vinda de Jesus. Paulo (1 Ts 4.17; 1 Co 15.51,52) Pedro (2 Pe 3); Tiago (Tg 5.8). 

3. O dia se aproxima. Quando Jesus viveu aqui neste mundo, Ele disse várias vezes que iria para o Céu, mas, que em breve voltaria para buscar o seu povo. (Ap 3.10; Ap 22.20). Jesus também falou durante o seu ministério terreno, sobre vários sinais que antecederiam a sua vinda ou que demonstraram que ela se aproxima. 

Eis alguns sinais descritos na Bíblia, que antecedem a Vinda de Jesus:

  • A efusão do Espírito prometida para os últimos dias, que começou no Pentecostes e reascendeu no Movimento Pentecostal, no início do Século XX. (Jl 2.28-32; At 2.16-21).

  • O surgimento de falsos profetas, falsos mestres e falsos Cristos (Mt 24.5,11; 2 Pe 2). 

  • A multiplicação da iniquidade e esfriamento do amor (Mt 24.12)

  • Guerras, rumores de guerra e terremotos; (Mt 24.6) 

  • Fomes e doenças incuráveis (Mt 24.7)

  • O renascimento do Estado de Israel (Lc 21.29-31). 


Pb. Weliano Pires

Assembléia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...