28 março 2021

RESUMO DO 2º TRIMESTRE DE 2021

Imagem: CPAD


Graças a Deus, chegamos ao final do primeiro trimestre de 2021, em nossa Escola Bíblica Dominical. Estudamos sobre O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo. Estudamos uma matéria da teologia chamada pneumatologia, que é o estudo da pessoa e obra do Espírito Santo. 

Logo na primeira lição, falamos sobre a personalidade, divindade, atributos e obra do Espírito Santo. Depois, estudamos sobre a atualidade das operações do Espírito Santo, da mesma forma que aconteceu no dia de Pentecostes e na Igreja Primitiva. Estudamos sobre os dons do Espírito Santo, o Fruto do Espírito, a cura divina, a liberdade e reverência no culto pentecostal, a evangelização e discipulado e, por último, falamos a respeito da “Bendita Esperança” da Igreja, que é a Vinda de Jesus para nos buscar. 

Iniciamos agora, um novo trimestre de estudos, com o tema: Dons Espirituais e Ministeriais — Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. O Comentarista deste trimestre é o renomado pastor e escritor Elinaldo Renovato de Lima, autor de diversos livros publicados pela CPAD, comentarista de Lições Bíblicas, pastor presidente da Assembleia de Deus em Parnamirim - RN e professor universitário.

A revista deste trimestre é a repetição da revista do 2º trimestre de 2014. O tema estudado será um aprofundamento do assunto do primeiro trimestre, pois, estudamos apenas de forma genérica sobre os dons do Espírito Santo. Agora, estudaremos dois dos três grupos de dons descritos no Novo Testamento: Os dons espirituais (1 Co 12.4-7), os dons ministeriais (Ef 4.11) e os dons de serviço (Rm 12.3-8). Estudaremos apenas os dons espirituais e ministeriais.

Na primeira lição, teremos uma introdução ao assunto do trimestre, com o tema: “E deu dons aos homens”. A lição traz os conceitos da palavra dom, no Antigo e no Novo Testamento; uma conscientização de que os dons espirituais são atuais e bíblicos; uma breve análise sobre os dons de serviço, espirituais e ministeriais; e os problemas da igreja de Corinto na administração dos dons espirituais. 

Em seguida, na lição 2, estudaremos o verdadeiro propósito dos dons espirituais, que não são para elitizar o crente. Os dons devem ser utilizados para edificar a si mesmo e aos outros. O verdadeiro propósito dos dons é a edificação do Corpo de Cristo.

Para melhor estudar o assunto, os dons espirituais foram divididos em três categorias: dons de revelação, de elocução e de poder. 

Na lição 03, estudaremos os dons de revelação: palavra de sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos. Esta categoria de dons revela o conhecimento e a sabedoria de Deus. 

Continuando o estudo dos dons espirituais, na Lição 04 veremos os dons de poder, que são: o dom da fé, dons de curar e dons de operação de maravilhas. Estes três dons revelam o poder de Deus e corroboram com a pregação do Evangelho. 

O tema seguinte, na Lição 05, são os dons de elocução: dom de profecia, de variedades de línguas e de interpretação das línguas. Este três dons tem como propósito edificar, exortar e consolar a Igreja de Cristo (1Co 14.3). 

Na lição 06, iniciaremos o estudo dos dons ministeriais, descritos em Efésios 4.11: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres ou doutores. Começaremos falando sobre o Ministério de apóstolo. Nesta lição analisaremos biblicamente o colégio apostólico; veremos os detalhes do ministério apostólico de Paulo; e a respeito da existência de apóstolos na atualidade. 

Em seguida, na lição 07, veremos o ministério de profeta. Nesta lição veremos a função do profeta no Antigo Testamento; o ofício do profeta no Novo Testamento; e algumas características, que diferenciam o verdadeiro do falso profeta.

Na lição 08, estudaremos o ministério de evangelista. Esta lição destaca o envio dos setenta discípulos por Jesus, para uma missão evangelística; a grande comissão dada por Jesus à sua Igreja, após a ressurreição em Mateus 28.18-20; e as características do dom ministerial de evangelista. 

Continuando o estudo dos dons ministeriais, na lição 09 estudaremos sobre o ministério de pastor. Nesta lição são expostas as características de Jesus como o sumo pastor; as características de um verdadeiro pastor; e os detalhes da missão polivalente do ministério pastoral.

Na Lição 10, o nosso tema será o ministério de mestre ou doutor. Veremos que Jesus é o nosso mestre por excelência: Jesus ordenou à igreja do primeiro século que ensinasse a Palavra de Deus e ela o fez com persistência; a importância do dom ministerial de mestre para a Igreja local, principalmente no discipulado.  

Na lição 11 veremos o ministério de presbítero, bispo ou ancião. Estudaremos sobre a escolha dos presbíteros; o significado do termo presbítero; a importância e os deveres do presbitério. 

Na Lição 12, trataremos de outro do Diaconato. A lição fala do estilo de vida de Jesus, como um autêntico diácono, que é aquele que se dispõe a servir ao próximo por amor; sobre a instituição do ministério do diácono no capítulo 6 do Livro de Atos dos Apóstolos; e sobre as qualificações e funções dos diáconos, na Igreja Primitiva e nos dias atuais.

Por último, na lição 13, estudaremos sobre a multiforme Sabedoria de Deus. A lição faz uma conclusão do tema estudado no trimestre, falando sobre o caráter diverso dos dons espirituais e ministeriais; as qualidades dos bons despenseiros dos mistérios divinos; e a relação dos dons espirituais com o fruto do Espírito.

Bons estudos! 

Pb. Weliano Pires

Assembleia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...