29 março 2021

OS DONS NA BÍBLIA


Iniciamos novo trimestre em nossa Escola Bíblica Dominical, com o tema Dons Espirituais e Ministeriais — Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário.


Nesta primeira lição faremos uma introdução ao assunto do trimestre, com o tema: “E deu dons aos homens”. A lição traz os conceitos da palavra dom, no Antigo e no Novo Testamento; uma conscientização de que os dons espirituais são atuais e bíblicos; uma breve análise sobre os dons de serviço, dons espirituais e dons ministeriais; os problemas da igreja de Corinto na administração dos dons espirituais. 

Considerando que, tudo o que nós temos e somos provém de Deus, podemos concluir que Deus concedeu dons a todos os seres humanos. Existem vários tipos de dons, concedidos por Deus, mesmo àqueles que não lhe servem. 

Existem os dons naturais, que são as dádivas que Deus por sua infinita bondade concede à humanidade, como a vida, a inteligência, etc. 

Há também os dons da Graça de Deus, que são capacidades especiais para agir em favor da comunhão entre os irmãos e servir à Igreja de Cristo. 

Escrevendo aos Coríntios, Paulo dedicou dois capítulos para falar sobre os dons espírituais, que o Espírito Santo concede à Igreja. E, no capítulo 4, versículo 11, da Epístolas aos Efésios, Paulo falou que Jesus concedeu outros dons à Igreja, para o aperfeiçoamento dos Santos. 

Neste primeiro tópico da primeira lição, vamos ver o que a Bíblia fala no Antigo e no Novo Testamento sobre dons. 

1. Os dons no Antigo Testamento.
No Antigo Testamento, há várias palavras que foram traduzidas como "dádivas" ou "dom". Todas elas tem origem na raiz hebraica "nathan", que significa “dar”.

A palavra dom aparece em sentido genérico, para se referir ao homem desfrutando do fruto de seu trabalho, como um dom de Deus. (Ec 3.13). 

Deus concedeu dons especiais a várias pessoas: reis, sacerdotes, profetas, juízes e até aos artesãos do Tabernáculo. (Ex 25.32).

No Antigo Testamento, os dons eram restritos a algumas pessoas em especial e não eram distribuídos a toda a comunidade de Israel.

2 – Os dons no No Novo Testamento.
No Novo Testamento, o assunto é mais abrangente e a palavra “dom” aparece com diferentes significados:

a. "Dom" no sentido de fazer doação ou ajuda. Em Filipenses 4.15 a palavra dom aparece com o sentido de "dar" ou ofertar uma ajuda a uma pessoa necessitada. 

b. "O Dom de Deus" Refere-se à Salvação, que Deus concedeu aos que crerem em Jesus. Falando com a mulher samaritana, Jesus disse que "se ela conhecesse o Dom de Deus e que é o que estava lhe pedindo água, ela é que pediria e Ele lhe daria água viva". (Jo 4.10).

c. O Dom do penhor do Espírito. Refere-se à entrada do Espírito Santo na vida do crente, quando ele recebe a Cristo. Quando o homem crê em Jesus,  Deus lhe concede o Espírito Santo, como garantia de que aquela pessoa pertence a Deus. (2 Co 1.21-22).

d. Dom do Espírito Santo. (At 2.38). Em Após o discurso de Pedro, no dia de Pentecostes, as pessoas lhe perguntaram: - O que faremos, varões irmãos?
Pedro respondeu:
- Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados e recebereis "o Dom do Espírito Santo". [grifo meu]. Este dom refere-se ao batismo no Espírito Santo, que é um revestimento de poder, para o crente pregar com ousadia o Evangelho de Cristo. 

e. Dons espirituais. (1 Co 12-14). São capacitações sobrenaturais que o Espírito Santo concede à Igreja do Senhor, para edificação, exortação e consolação do povo de Deus.

e. Dons Ministeriais (Ef 4.11). São ministérios concedidos por Jesus à sua Igreja, para o seu aperfeiçoamento. 

f. Dons de serviço ou de operações. (Rm 12.3-8). São dádivas que Deus concede aos membros do corpo de Cristo, a fim de servirem uns aos outros, fortalecendo a unidade e comunhão. 

3 – Uma dádiva para a IgrejaOs dons são dádivas ou presentes que Deus concede à sua Igreja, visando o seu aperfeiçoamento, equipando-a com capacitações sobrenaturais, para o desempenho da sua missão.

Para facilitar o entendimento, a teologia divide os dons em três categorias principais: Dons de Serviço, Dons Espirituais e Dons Ministeriais, conforme se encontra nas epístolas paulinas aos Romanos, 12, 1 Coríntios 12 a 14 e Efésios 4.11.

Esta divisão não é exaustiva e não significa que todos os dons do Espírito Santo estão reunidos nestas listas. É apenas um recurso didático. 
No próximo tópico vamos conhecer cada uma destas categorias as suas respectivas subdivisões. 

Pb. Weliano Pires
Assembleia de Deus
Ministério do Belém
São Carlos, SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...