31 agosto 2018

Por que discípulos de Jesus o abandonam?

"Desde então, muitos dos seus discípulos tornaram para trás e já não andavam com ele." (João 6.66)

Infelizmente, muitas pessoas, que seguem a Cristo, em algum momento das suas vidas, acabam abandonando a fé nele. Vem as dificuldades, lutas, perseguições, decepções, etc. e a pessoa acaba deixando de seguir a Cristo e segue o seu próprio caminho.

No capítulo seis do Evangelho de João, após a multiplicação dos pães, Jesus fez um longo discurso, dizendo que Ele é o pão da vida e que, aqueles que viessem a Ele e nele cressem, nunca teriam fome ou sede. Os Judeus interpretaram isso literalmente e houve uma grande confusão, pois, eles se perguntavam, como alguém poderia oferecer a sua própria carne para comer!

Seguindo na mesma direção, muitos dos discípulos de Jesus, ao ouvirem este discurso disseram: 
- Duro é este discurso; quem o pode ouvir?! A partir daí, abandonaram-no e já não andavam mais com Ele.

Pensando nisso, pus-me a meditar no que poderia levar alguém que andou com Jesus e viu os milagres que Ele realizou, de repente abandoná-lo. 

Pelo menos três motivos me vieram à mente, como explicação para este retrocesso:

1. Falta de conhecimento sobre Deus. "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento." (Oséias 4.6). A falta de conhecimento sobre quem é Deus e sobre o que Ele pode fazer, pode levar as pessoas a falsas expectativas e desilusões.  Por outro lado, o conhecimento verdadeiro sobre Deus, gera confiança inabalável nEle. O apóstolo Paulo disse que "a fé vem pelo ouvir e o ouvir, pela Palavra de Deus." (Romanos 10.17).

2. Falta de relacionamento pessoal com Deus. Não basta conhecer a Deus teoricamente. É preciso ter uma vida devocional com Deus, através da oração e meditação bíblica. É preciso buscar a Deus, para ouvir as respostas dele e conhecer a sua vontade.

3. Falta de conhecimento sobre a vida eterna. A vida cristã genuína é cheia de dificuldades, perseguições, lutas e tribulações. Se a olharmos apenas sob a perspectiva desta vida, não vale a pena. O apóstolo Paulo disse que "se esperarmos em Cristo somente nesta vida, seremos os mais miseráveis de todos os homens".
Quem não tem conhecimento sobre a vida eterna com Cristo, acaba achando que não vale a pena sofrer por Jesus e fica com a sensação de que estaria perdendo a vida.

Não abandone Jesus, jamais! Ele é o único Senhor e Salvador. Jesus é o caminho, a verdade, a vida, a luz do mundo, o pão da vida, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Justo juiz, a resplandescente Estrela da manhã, o primeiro e o último, o princípio e o fim. Sem Ele, nada poderemos fazer.

Deus te abençoe!

Pb. Weliano Pires

2 comentários:

  1. Boa essa reflexão! Coerente com a palavra de Deus, como sempre! Ao ler este post, era como se visse o irmão pregando em nossa igreja! Deus continue abençoando o seu ministério!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, irmã Ana. Deus continue abençoando a sua vida e que você continue com esta dedicação ao estudo da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...