09 agosto 2018

Bíblia: A palavra de Deus


O que significa Bíblia? Quem escreveu e quando foi escrita? A Bíblia evangélica é diferente da Bíblia católica? Existe algo, realmente, importante na Bíblia, para a minha vida?

Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas têm dúvidas sobre a Bíblia. Ela, de fato, é a palavra de Deus? Conheça um pouco deste livro que poderá mudar a sua vida.

O que significa Bíblia?

A palavra Bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento (antiga aliança) e 27 do Novo Testamento (nova aliança).

Quem escreveu a Bíblia?

Aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da Bíblia, contudo, a Bíblia tem um único autor intelectual, que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros não escreveram aquilo que queriam, mas, o que Deus queria que eles escrevessem. Na segunda Epístola a Timóteo, Paulo diz que a Escritura (bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.

Quando a Bíblia foi escrita?

Ela foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos. O livro de Gênesis foi escrito por volta de 1445 a.C. e o Apocalipse por volta de 90 a 96 d.C. O livro de Jó tem data incerta, mas, acredita-se que ele seja o livro mais antigo da Bíblia.

A Bíblia foi escrita em qual idioma?
O Antigo Testamento foi escrito em Aramaico e Hebraico, sendo traduzido posteriormente para o grego. O Novo Testamento foi escrito em grego.

A Bíblia é de fato a palavra de Deus?

John Wesley fez uma importante declaração a respeito da veracidade da Bíblia. Ele declarou que os homens bons ou os anjos, não podem ser os inventores dela, pois, sendo bons, eles não poderiam mentir e na Bíblia há inúmeras frases dizendo: "Assim diz o Senhor…", frases que só podem ser de Deus!

Ainda, segundo ele, ela também não pode ser invenção dos demônios, ou de pessoas más, já que neste caso, eles estariam escrevendo um livro para condenar a eles mesmos.

Por fim, ele conclui que apenas Deus pode ter sido o seu inventor e criador, sendo, portanto, uma obra de Deus, significa que tudo que ali está escrito é a palavra de Deus e a mais absoluta verdade, pois, Deus é verdade!

A Bíblia contém erros?
Não. Por ter sido inspirada por Deus, ela não contém erros, falhas ou mentiras.

A Bíblia evangélica é diferente da Bíblia católica?
A Bíblia é única. Contudo, as versões evangélicas contém sete livros a menos que as versões católicas. São eles:  Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria, Eclesiástico.

Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina, como não sendo inspirados pelo Espírito Santo e, por isso, os evangélicos os rejeitam como parte da Bíblia. Outro ponto importante é que o Novo Testamento não faz nenhuma referência a estes livros.

Qual é o propósito da Bíblia?
A Bíblia é um livro cristológico, isto é, desde o Gênesis até o Apocalipse, tudo aponta para Jesus Cristo. Portanto, é um livro que tem o propósito de apresentar Jesus ao homem.

Existe algo realmente importante na Bíblia para a minha vida?
A Bíblia é o livro mais sábio e completo que existe. É impossível alguém se envolver com o estudo bíblico e não sofrer uma mudança de vida. Milhares e milhares de pessoas, entre elas EU, tiveram as suas vidas completamente modificadas com os ensinamentos bíblicos.

E você? Quer conhecê-la?

Como ler a Bíblia?
Antes de ler, faça uma oração. Não sabe orar? Diga simplesmente isto: Senhor, quero conhecer a sua palavra e entender a mensagem que ela tem para a minha vida.

Leia, reflita, medite, analise cuidadosamente, envolva-se!

Tenha absoluta certeza, de que neste momento, o próprio autor da Bíblia estará ao seu lado, para  ajuda-lo a compreender aquilo que ele revela apenas aos humildes de coração.

 “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11.25)

E o que a Bíblia diz sobre Jesus?
Que Jesus é o filho de Deus;
Que morreu na cruz do calvário, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna;
Que voltará para buscar a sua igreja, ou seja, aqueles que o aceitarem como seu Senhor e Salvador;
Que voltará também para julgar e condenar ao inferno aqueles que o rejeitarem.

Fonte: www.evangelizacao.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...