31 agosto 2018

A FIDELIDADE DE DEUS

A Bíblia Sagrada, a História da Igreja, a formação da nação de Israel, resumem a fidelidade de Deus. Aquilo que Deus falou que iria fazer, tem se cumprido, com a mais absoluta precisão. Para saber isto, basta ler as Escrituras Sagradas, a história da humanidade e ler os jornais atuais, para saber o que está acontecendo no mundo hoje. Note com que precisão tem se cumprido as promessas feitas por Deus e registradas em Sua Palavra:
1. A formação da Nação de Israel. Tudo começou com a chamada divina a Abraão, no sentido de que ele deixasse a sua habitaçao em Ur na Caldéia, e rumasse em direção a terra que Deus lhe mostraria. Chegando em Canaã (a terra indicada), Deus promete um filho a Abraão (Gn 15.4). No tempo aprazado, em cumprimento da promessa de Deus, nasceu Isaque, o primeiro duma família inumerá­vel. Quanto ao futuro desse grande povo que dele descenderia, disse Deus a Abraão: "Saibas, de certo, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua, e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos; mas também eu julgarei a gente, a qual servirão, e depois sairão com grande fazenda.” Lendo o registro da chegada de Jacó e a sua família no Egito (Gn 46), o crescimento, sofrim ento e libertação de Israel da terra do Egito (Ex 12.37-51), podemos ver com que precisão Deus cumpriu com a sua promessa feita a Abraão.Em todos os momentos, nos altos e baixos, a história de Israel é o registro da fidelidade de Deus abençoando os obedientes ou castigando os impenitentes.
2. O advento do Messias. Através do seu profeta, diz Deus; "Porque um menino nos nasceu um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz” (Is 9 6) Por intermédio do profeta Miquéias,  Deus anunciou a Cidade de Belém, como o lugar onde o Messias haveria de nascer (Mq 5 2) Paulo, se referindo ao nascimento do Messias, escreve: “ Mas, vindo a plenitude dos tem pos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” (Gl 4.4). Onde se deu esse evento? em Belém conform e o Senhor havia prometido (M t 2.1).
3. O triunfo da Igreja. Quanto à fundação  e triunfos da Igreja, disse o Senhor Jesus Cristo: "...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16.18). Numa concepção global, a funda­ção e triunfos da Igreja são obras não apenas, do Filho, mas tam bém do Pai e do Espírito Santo. Não obstante as perseguições e todas as demais sortes de adversidades sofridas ao longo da sua história, a Igreja de Jesus Cristo continua viva, ativa, indo de triunfo em triunfo, na força do Deus fiel.
4. O que virá no futuro. Muitas das promessas feitas por Deus já se cumpriram , outras estão se cumprindo agora ou ainda se cumprirão no futuro . A Igreja, em particular, aguarda o arrebatamento dos santos, precedido da ressurreição dos santos mortos e transformação dos vivos. Aguarda manifestar-se com Cristo em glória e com Ele se assentar em tronos para julgar. Aguarda a inauguração do governo milenial de Cristo. Aguarda, por fim , novos céus e uma terra onde habita a justiça de Deus. Mas, que certeza temos de que Deus cumprirá o restante das promessas relativas ao futuro? Essa incrível m arca de cem por cento de precisão no cumprimento dessas promessas no passado, constitui-se numa inquestionável garantia de que serão cumpridas todas as promessas para o futuro, porque Fiel é Deus” (1 Co 1.9).

(Revista Maturidade Cristã/CPAD. 4º Trimestre de 1987. Lição 8: A veracidade e a  Fidelidade de Deus. p. 31. Comentário do Pr. Raimundo F. de Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...