02 setembro 2018

Sete conselhos da Bíblia sobre finanças


Organizar as finanças pode ser uma tarefa complicada. O que é mais importante? Onde investir? Como garantir o essencial para minha família? O dinheiro é uma coisa traiçoeira, que exige sabedoria para geri-lo.

A Bíblia tem muitos conselhos sábios, para gerir bem seu dinheiro:

1. Dinheiro não é tudo
“Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.” (Lucas 12.15).
Não deixe o dinheiro se tornar a coisa mais importante da sua vida. A longo prazo, pôr o dinheiro acima de Deus, de pessoas e de outras coisas, causa mais prejuízo que lucro.

2. Devagar se vai ao longe
“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.” (Provérbios 13.11).   
Não procure se enriquecer depressa. Poupar um pouco de cada vez é mais seguro e cria bons hábitos financeiros.

3. Seja honesto
“Não confiem na extorsão nem ponham a esperança em bens roubados; se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.” (Salmos 62.10).
Não comprometa os seus valores por dinheiro! Deus vê e não deixará a desonestidade sem castigo. Mas, Deus abençoa e cuida de quem é honesto.

4. Faça um orçamento
“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 14.28).
Antes de gastar seu dinheiro, estabeleça prioridades e veja quanto você pode gastar. Peça sabedoria a Deus para estabelecer as prioridades certas.

5. Não se apresse
“O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” (Provérbios 14.15).   
Procure se informar antes de investir. Tenha cuidado e não aceite uma proposta sem entender bem os riscos.

6. Cuidado com empréstimos
“O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” (Provérbios 22.7).   
Fazer um empréstimo é um grande compromisso. Apenas faça empréstimos que você consegue pagar depois. Sempre que possível, evite fazer empréstimos.

7. Seja generoso
“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.” (Provérbios 11.24)   
Invista em pessoas! Generosidade dá lucro de amor e gratidão. Sem generosidade, você poderá ter muito dinheiro, mas, será pobre nas coisas mais importantes da vida.

Use seu dinheiro para glorificar a Deus!

Fonte: www.bibliaon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...