17 dezembro 2018

Gavetas


Leitura Bíblica: 1 Samuel 16.1-13

“Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido.” (Lucas 12.2).

Sou uma pessoa bem organizada – acho que quem vem me visitar percebe isso. Mas, se as pessoas que me conhecem abrissem minhas gavetas, encontrariam ligação com o resto da casa? Elas são coerentes com o que está visível diante de todos? Somente nós sabemos a verdade das gavetas. Quando elogiam as almofadas, os quadros, a limpeza, as flores, podemos lembrar das gavetas: ali, onde ninguém entra, muitas vezes não existe essa ordem.

Aquilo que mostramos quando há platéia está alinhado com quem somos atrás da fechadura, no quarto escuro, nas conversas privadas das redes sociais? Seríamos admirados e invejados se nossa face verdadeira ficasse evidente ao cair a máscara?

Temos muito trabalho para manter nossa reputação falando o que os outros querem ouvir, agindo de forma ensaiada, tendo uma religião para nos mostrar “santos”. Desenvolvemos um talento especial para construir um personagem e estrelar nosso espetáculo e perdemos completamente o pudor, ao deixar escancarados diante de Deus os nossos bastidores. Vamos recolhendo os pedaços e as partes que nos incomodam e embolamos tudo dentro de uma gaveta do quarto, onde ninguém entra. Alheias ao nosso caos particular, as pessoas circulam pelos salões do nosso palácio de aparências. Mas, o Senhor não se surpreende com o que para muitos é admirável. No texto de hoje, lemos que ele mesmo rejeitou um homem que na mente de Samuel já estava praticamente escolhido como rei por seu exterior. (vs.6,7). Definitivamente, uma boa figura não o emociona.

Se desejamos agradar a Deus, o Espírito Santo nos chama a encarar as gavetas; limpar as mãos e a mente, abandonando uma vida dividida (Tiago 4.8), renovando nosso modo de pensar e vivendo como novas criaturas cada dia mais semelhantes “a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (conforme Efésios 4.22-24).

Que a face que só Deus vê seja a mesma que todos veem.

Fonte: www.transmundial.com.br/presente-diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...