14 dezembro 2018

Esconde-esconde


Leitura Bíblica: Sofonias 1.14-2.3

Versículo-chave:

“Busquem o SENHOR… a justiça [e] a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do SENHOR.” (Sofonias 2.3).

Você já brincou de esconde-esconde? Temos que nos esconder e depois de uma certa contagem alguém vai nos procurar. Se formos achados, será nossa vez de procurar os outros.

Sofonias significa “Deus esconde”. Ele nasceu durante o reinado de Manassés, na época em que esse rei ímpio se mostrava também sanguinário, e talvez tenha sido escondido durante uma perseguição promovida pelo rei. Mais tarde, anunciaria a justiça divina contra o seu próprio povo, proclamando o juízo e a ira divinos contra aquilo que desagrada a Deus.

É certo que todo aquele que procede injustamente e se desvia do caminho do Senhor não tem como se esconder de sua ira e certamente será punido. Judá seria destruído e levado para o exílio (2 Reis 24.20-25.21). Mas havia também um convite ao arrependimento para o povo, para que pudesse desfrutar da libertação e restauração que o Senhor lhe concederia depois do exílio (Jeremias 25.11-12; 30.3). O vindouro dia do Senhor seria marcado por juízo e condenação, mas também pela oportunidade de voltar-se a Deus. Por meio do profeta, Deus estimulou o seu povo a arrepender-se e assim ter um esconderijo diante da justa ira divina. Existia a possibilidade de se livrarem do castigo que logo chegaria. A mansidão era a atitude que Deus queria ver no seu povo: a entrega dos direitos ao Senhor, humilhar-se escondendo-se sob as suas amorosas mãos.

Onde há condenação, há também o convite da graça. Junto com o anúncio da justiça, o profeta escondido trouxe a promessa da restauração e da misericórdia. Depois da disciplina do cativeiro, Deus mesmo restauraria o seu povo para que pudesse louvá-lo e adorá-lo corretamente. Deus estaria no meio deles (3.14-20). Que grande mensagem é essa da bondade, misericórdia e graça de Deus!
Você tem buscado o Senhor? Tem se escondido sob as suas amorosas mãos?

Fonte: www.transmundial.com.br/presente-diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...