29 junho 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 01: A ASCENSÃO DE SALOMÃO E A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Graças a Deus iniciamos mais um trimestre de estudos em nossa Escola Bíblia Dominical, com o tema: O plano de Deus para Israel em meio à infidelidade da nação — As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. O nosso estudo engloba um período de 384 anos (970 a.C a 586 a.C). É um período muito longo e com muitos acontecimentos. Evidentemente, não daria para estudar tudo em treze lições. Portanto, o assunto está bem resumido e alguns reinados ficarão de fora. 

O comentarista deste trimestre é o Pr. Claiton Ivan Pommerening, que é pastor auxiliar na Assembléia de Deus em Joinville (SC); doutor e mestre em Teologia; escritor e comentarista de Lições Bíblicas da CPAD; membro do Conselho Geral Rede Assembleiana de Ensino; diretor da Faculdade Refidim e do Colégio CEEDUC em Joinville – SC; e editor executivo da revista REPAS/CEC/CGADB.

Devido à quantidade de assuntos a serem tratados em pouco tempo, não teremos uma lição introdutória, como de costume. Já na primeira lição, iniciamos falando sobre a ascensão de Salomão ao reino e a construção do Templo. Salomão era o filho de Davi com a viúva de Urias, o soldado que foi traído e covardemente assassinado a mando de Davi, que tivera uma relação adúltera com a esposa dele. Para não ser descoberto, acabou tramando com Joabe, comandante do Exército, para que colocasse Urias na frente da batalha, para que morresse. 

Davi desejava construir o templo, mas, Deus não permitiu, porque ele foi um rei guerreiro e matou muita gente. (1 Cr 28.3). Mas, Deus lhe prometeu que daria paz e o seu sucessor no reino o faria.  Davi, então, adquiriu o local e juntou todo o material necessário para a construção do Templo. 

O primeiro livro dos Reis inicia falando da velhice e dos últimos dias de Davi. Durante este período, Adonias, filho de Davi e Hagite, que por ordem de idade era o quarto filho e o mais velho entre os vivos, se autoproclamou rei (1 Rs 1.5). Mas, Deus já havia dito a Davi que Salomão seria o seu sucessor. (1 Cr 22.9-10). Humanamente falando, era muito difícil impedir que Adonias reinasse, pois ele tinha o apoio de Joabe, o comandante do exército e de Abiatar o sumo sacerdote, líder religioso. Mas, Natã, o profeta aconselhou Batseba a conversar com Davi e ele constituiu Salomão como rei. 

Antes de morrer, Davi deu alguns conselhos a Salomão e o orientou a resolver algumas pendências do seu reino, como os casos de Joabe, Barzilai e Simei. Davi o orientou também a obedecer a Lei do Senhor. 

Nesta primeira lição, estudaremos três tópicos: a sabedoria de Salomão, a consolidação do poder de Salomão e a construção do templo. No primeiro tópico, falando sobre a sabedoria de Salomão, falaremos sobre a virtude de Salomão ao fazer o seu pedido a Deus por sabedoria. Poderia ter pedido riquezas ou a morte dos seus inimigos, mas preferiu ser sábio. Depois, falaremos sobre a humildade de Salomão, ao reconhecer a própria incapacidade e pedir sabedoria a Deus. Por último, falaremos sobre a sabedoria na vida prática, estabelecendo as diferenças entre a sabedoria que vem de Deus e a sabedoria terrena. 

No segundo tópico, falaremos sobre a consolidação do poder de Salomão. Discorreremos sobre a glória  e riquezas do reino salomônico no auge do poder. Depois, analisaremos as concessões indevidas que ele fez, que pouco a pouco foram corrompendo-lhe o coração e o levaram à idolatria e a outros pecados.

No terceiro e último tópico, falaremos sobre a construção do templo. No início do seu reinado, Salomão tinha o nobre propósito de edificar a casa do Senhor, cuja incumbência recebera do seu pai, Davi. Salomão não poupou esforços e não economizou recursos na construção. Fez com materiais de altíssima qualidade, pois, era para Deus e ele entendia que para Deus devemos fazer o melhor que podemos. Falaremos também neste terceiro tópico sobre as duas manifestações da Glória do Senhor no templo, quando os sacerdotes introduziram a arca e quando Salomão inaugurou o templo. 

Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...