11 junho 2021

OS DEVERES DO PRESBITÉRIO

Neste terceiro e último tópico da lição 11, faremos um resumo dos principais deveres dos presbíteros na  Bíblia que são: apascentar a Igreja de Deus, liderar a Igreja local e ungir os enfermos. Pedro e Paulo admoestaram os presbíteros a pastorearem e apascentarem o rebanho de Deus. (1 Pe 5.2; At 20.28). Isso demonstra que os presbíteros e bispos exerciam a função pastoral. Tiago, por sua vez, falou que os presbíteros deveriam ser chamados para ungir os enfermos (Tg 5.14,15).

1. Apascentar a igreja (1 Pe 5.2). Conforme vimos nos tópicos anteriores, faz parte da função dos presbíteros pastorear a Igreja local. Alguns entendem que o ministério pastoral na Bíblia era exercido pelos presbíteros. Outros entendem que era o presbitério (colegiado de anciãos) que governava a Igreja e não apenas um presbítero em cada Igreja. O fato é que os presbíteros têm a missão de pastorear a Igreja de Deus, conforme vemos na orientação do apóstolo Pedro (1 Pe 5.1,2) e no discurso do apóstolo Paulo aos anciãos/bispos/presbíteros da Igreja de Éfeso (At 20.28).

Em sua missão pastoral, os presbíteros devem seguir a missão do pastor, que estudamos na lição 09, que é alimentar, cuidar e proteger a Igreja de Deus. Entretanto, este trabalho não deve ser feito por imposição ou por violência, mas voluntariamente, servindo de exemplo ao rebanho.  

Os presbíteros devem se preparar teologicamente para ensinar a Palavra de Deus à Igreja, pois, o apóstolo Paulo, nos requisitos exigidos para o presbitério ou episcopado, mencionou que ele deve estar apto para ensinar. Independente do modelo de administração eclesiástica, o presbítero tem que estar preparado para o ensino bíblico.

2. Liderar a igreja local. Do ponto de vista bíblico, o ministério do presbítero tem duas áreas de atuação: governo e ensino. Para governar, as principais exigências é que ele seja irrepreensível, governe bem a sua casa, seja moderado, abstenha-se de vinho, tenha boa reputação, seja experiente, moderado, esteja pronto para servir, seja justo e seja exemplo em tudo para os fiéis, para a sua família e até para os infiéis. Na Igreja de Cristo não deve haver chefes ou ditadores e sim líderes servidores. Aliás, a palavra ministério na Bíblia significa servir e não mandar. Alguém já disse que “ministério é serviço e não ser visto”.

Para ensinar, o presbítero precisa conhecer profundamente a Palavra de Deus, ser humilde e viver o que ensina, pois, somente assim, terá autoridade e credibilidade. Devemos aplicar ao presbítero as lições que aprendemos sobre o dom ministerial de mestre ou doutor. Ele deve seguir o exemplo de Jesus que é o nosso mestre por excelência. Mesmo sendo o mestre dos mestres e sendo Deus,  Ele foi também o mestre da humildade. 

3. Ungir os enfermos.  (Tg 5.14). Tiago, em suas últimas instruções na sua epístola, escreveu: “Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado. (Tg 5.14,15).

A unção com óleo não deve ser aplicada por qualquer pessoa. A Bíblia diz para “chamar os presbíteros da Igreja e orar, ungindo com óleo em Nome do Senhor.”  O ato de ungir no Novo Testamento se aplica única e exclusivamente aos enfermos. Não existe unção para casas, carros, templos, ou qualquer objeto, na Nova Aliança. Também não existe unção de pessoas que não estejam doentes, para prosperar, ser feliz, etc. O ato de ungir os enfermos é simbólico e representa a ação do Espírito Santo na cura divina. Não é o óleo que cura e ele não tem poder místico ou medicinal. Não deve ser ingerido ou aplicado no local da enfermidade. Deve ser aplicado na testa do enfermo e “a oração da fé salvará (curará) o enfermo.”


CONCLUSÃO DA LIÇÃO


Estudamos nesta lição sobre o ministério do presbítero, bispo ou ancião, que são similares ao do pastor. Discorremos sobre as funções do presbitério na Igreja Primitiva, como um colegiado que auxiliava os apóstolos na liderança da Igreja. Falamos sobre as três formas de administração eclesiásticas e destacamos a importância dos presbíteros na Assembléia de Deus, como líderes da Igreja local, que ensinam a Palavra de Deus cuidam e protegem a Igreja e são auxiliares dos pastores setoriais. 


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...