Texto bíblico: Tiago 3.13-17
INTRODUÇÃO
A Epístola de Tiago foi escrita por volta do ano 48 d.C., por Tiago, o irmão de Jesus, que era líder da Igreja em Jerusalém. Segundo o historiador judeu Flávio Josefo, Tiago foi apedrejado até à morte em 62 d.C.. O seu nome é uma variação do nome Jacó e era muito comum em Israel.
Muitas pessoas se autodenominam sábias. Outros, admiram pessoas, que tem muito estudo ou falam bem, achando que são pessoas sábias. Mas, o que é sabedoria? Quais são os tipos de sabedoria? Como adquirir a verdadeira sabedoria? Com base neste texto de Tiago, gostaria de responder a estas perguntas.
I. DEFINIÇÃO DE SABEDORIA.
A palavra sabedoria vem do grego “Sofia” e significa saber fazer escolhas corretas; discernimento; No pensamento cristão, sabedoria é pensar e viver de acordo com a vontade de Deus.
II. TIPOS DE SABEDORIA.
a) Sabedoria humana. São as filosofias humanas que enxergam o mundo apenas do ponto de humano e ignora a Deus. Ex. humanismo, hedonismo, marxismo, psicologia, filosofia, etc.
b) Sabedoria diabólica. São expressas através de falsas religiões, que levam o homem à perdição eterna. Ex.: feitiçarias, satanismo, adivinhações, etc.
c) Sabedoria divina. Deus é a fonte de toda sabedoria verdadeira. Um dos seus atributos exclusivos é a Onisciência. Ele conhece o passado, o presente e o futuro. Nada pode ser escondido dele. A Sabedoria de Deus foi revelada através das coisas criadas, através de Jesus Cristo e nas páginas das Sagradas Escrituras.
III. CARACTERÍSTICAS DA VERDADEIRA SABEDORIA
Como saber se alguém, fato tem a verdadeira sabedoria? Tiago nos mostra algumas características da verdadeira sabedoria: Pureza, paz, moderação, amabilidade, misericórdia, bons frutos, imparcialidade e sem hipocrisia.
IV. COMO ADQUIRIR A VERDADEIRA SABEDORIA.
a) Orando. (Tg. 1.5) “Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus…”
b) Lendo e meditando nas Escrituras. (2 Tm 3.15) “Desde a tua meninice sabes as Sagradas Letras, que podem fazer sábio…”.
c) Temendo ao Senhor. (Sl 110.10). “O Temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.
TEMER AO SENHOR É:
Reconhecê-lo como um Deus Santo, que detesta o pecado;
Reverenciá-lo e honrá-lo por causa da sua glória e majestade;
Crer nele e obedecê-lo para a salvação.
CONCLUSÃO
Vivemos em um mundo, onde o conhecimento tem se multiplicado nas mais diversas áreas. Há avanços tecnológicos incríveis, que até pouco tempo eram inimagináveis. Entretanto, a verdadeira sabedoria continua sendo escassa, pois, o mundo não se interessa por ela e rejeita a Deus. Paulo diz que os homens “dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (Rm 1.22)
(Pb. Weliano Pires)
Nenhum comentário:
Postar um comentário