"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6.19-21)
Este texto faz parte do Sermão do Monte, um dos mais importantes de Jesus, onde Ele lançou as bases da sua doutrina. No Sermão do Monte, Jesus falou sobre algumas virtudes, que são os verdadeiros valores do Reino de Deus, como a humildade, a misericórdia, a paz, o sofrer perseguições injustamente por causa da justiça, etc.
Depois, Jesus fez alguns adendos à Lei de Moisés, que havia sido deturpada pelos Escribas e Fariseus. Jesus falou sobre o homicídio, o adultério, o perdão, a esmola, a oferta, as riquezas, etc .
Nos versículos 19 a 21, Ele recomenda que os seus seguidores não se dediquem a acumular riquezas e explica o motivo.
1) O PERIGO DAS RIQUEZAS.
Ser rico não é um pecado. Muitas pessoas na Bíblia foram ricas: Abraão, Salomão, Zaqueu e outros. Mas, a riqueza traz alguns perigos para a vida espiritual:
a) O perigo da avareza;
b) O perigo de oprimir ao próximo;
c) O perigo de viver preso por causa da insegurança;
d) o perigo de esquecermos Deus.
2) A PRIORIDADE DO CRISTÃO.
Jesus não está sugerindo que o Cristão faça voto de pobreza, como querem os franciscanos e jesuítas.
O que Jesus está ensinando é que a nossa prioridade seja o Reino de Deus, pois, as riquezas dele são eternas e intocáveis.
3) A NOSSA ESCALA DE VALORES. (V.21).
O valor de algo é definido de acordo com a preferência de quem mais o tem ou deseja. Por isso, Jesus disse "Onde estiver o vosso tesouro estará o vosso coração".
a) Nada é caro, quando se trata de um tesouro;
b) Abre - se mão de coisas, que para outros são valiosas, por causa de um tesouro;
c) O Reino de Deus é o tesouro mais valioso que existe. “De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a nossa alma”?
Jesus contou várias parábolas, para explicar o Reino de Deus. Em uma delas, Ele falou sobre o tesouro escondido. Se alguém descobre que em um terreno há um tesouro escondido, vende tudo o quanto tem, para adquiri-lo.
As riquezas, a juventude, os relacionamentos, o trabalho, a beleza, os talentos e tudo o quanto temos são passageiros e não podem estar em primeiro lugar na nossa vida.
Onde está o nosso tesouro? Onde temos colocado o nosso coração? Qual é a causa que move a nossa vida, pela qual estamos dispostos a abrir mão de tudo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário