26 setembro 2018

Força de quem?

26 de setembro de 2018

Leitura Bíblica: Oséias 10.12-15

“Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros, o fragor da batalha se levantará contra vocês.” (Os 10.13,14).

Autoconfiança, força de vontade, garra para lutar e outras qualidades semelhantes costumam ser muito valorizadas pelo ser humano moderno. São comuns incentivos como: “Acredite em você mesmo!” “Lute pelos seus sonhos (ou desejos)!”

Quando Jesus viveu aqui na terra, sua mensagem era diferente, e, por isso, continuamente contestada pelos mestres da lei em Israel. O orgulho destes religiosos estava no fato de serem capazes de cumprir uma série interminável de regrinhas, muitas delas de pouco valor. Ensinos como “felizes são os humildes, os que choram, os que são perseguidos por causa da justiça” decididamente não agradavam e não combinavam com a sua autoestima inflada.

Confiar na própria força talvez funcione no esporte, na carreira intelectual, no trabalho ou nos estudos, mas na vida espiritual é preciso seguir o exemplo de Cristo. Ele poderia ter recorrido às suas próprias habilidades e poderes divinos para escapar da cruz, mas não o fez. Obedeceu à vontade de Deus, por mais difícil que fosse. A oração que ele nos ensinou é um exemplo da sua submissão ao Pai: até o alimento diário depende de Deus. Por mais que fosse tentado a confiar em si mesmo e tomar decisões por conta própria, ele não cedeu.

A leitura bíblica de hoje relata a situação horrorosa de quem não quis confiar na proteção do Senhor e preferiu os recursos humanos visíveis e palpáveis, pois isso aparentemente lhe garantia “controle” sobre sua vida. Essas pessoas veriam que justamente aquilo que pensavam poder combater acabaria sendo a causa de sua derrota. Já abrir mão de nossa própria força e depender do Senhor nos fará ver o seu poder. Confiar nele é dar oportunidade para que ele se manifeste, e o seu jeito de resolver as coisas é sempre melhor que o nosso. – MJT

Quem confia em Cristo jamais se decepcionará.

Fonte: www.transmundial.com.br/presente-diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...