23 fevereiro 2022

Introdução à Lição 09: As Histórias e as Poesias falam ao Coração


Na lição passada, iniciamos o estudo panorâmico dos livros da Bíblia. O nosso tema foi: A LEI E OS EVANGELHOS REVELAM A JESUS. Vimos que os princípios e valores descritos na Lei do Antigo Testamento são os mesmos que estão presentes no Evangelho, no ministério de Jesus. Sendo assim, o Antigo Testamento aponta para o Novo e o Novo Testamento é a confirmação do Antigo. Há uma relação intrínseca entre a Lei e os Evangelhos. Ambos têm como tema principal a pessoa bendita do Senhor Jesus Cristo. 

Na lição desta semana, dando continuidade ao estudo panorâmico dos livros da Bíblia, falaremos sobre os livros históricos e sobre os livros poéticos da Bíblia. Conforme vimos na lição 4, quando falamos sobre a estrutura da Bíblia, a ordem dos livros do Antigo Testamento em nossa Bíblia difere da Bíblia hebraica, pois segue a ordem da versão grega Septuaginta. O conteúdo é exatamente o mesmo. Entretanto, a quantidade de livros, a ordem em que eles aparecem e a classificação do estilo literário são diferentes. 

A Bíblia hebraica é composta por vinte e quatro livros: A Torah (Lei) com cinco livros, o Nevi'im (Profetas) com oito livros e o Ketuvim (Escritos) com onze livros. O Antigo Testamento, por sua vez, tem 39 livros. Portanto, há livros em nossa Bíblia que estão classificados como proféticos, que na Bíblia hebraica estão entre os escritos e vice-versa. 

Estudaremos resumidamente nesta lição, duas categorias dos livros do Antigo Testamento em nossa Bíblia: os livros históricos, que são as narrativas daquilo que Deus fez para o povo de Israel e através dele, desde a conquista da terra prometida, até os cativeiros da Assíria e Babilônia; e os livros poéticos, que são cinco livros que expressam sentimentos e pensamentos do ser humano e mostram a sabedoria de Deus através da poesia e prosa hebraicas. Os relatos dos livros históricos são absolutamente verdadeiros e dão testemunhos da fidelidade de Deus para com o seu povo. Os livros poéticos, por sua vez, expressam através da beleza da poesia e das figuras de linguagem, a verdade e a sabedoria de Deus.

Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...