01 fevereiro 2022

A BÍBLIA É UM ALICERCE PARA A VIDA


(Comentário do 1⁰ tópico da LIÇÃO 6: A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA)

A vida cristã tem como base a Palavra de Deus, que é infalível, inerrante e imutável. Neste tópico estudaremos duas ilustrações que demonstram que a Palavra de Deus é o nosso fundamento e guia para nossa vida: O alicerce e a luz. Nos tempos bíblicos não havia engenharia sofisticada como hoje. As edificações eram feitas manualmente. Mas, já se sabia que era necessário construir uma casa sobre uma uma base sólida como a rocha, para que ela se sustentasse. Da mesma forma, a luz naqueles tempos primitivos não era elétrica como hoje. Era uma luz movida a azeite. As pessoas andavam a pé por veredas esburacadas, que necessitavam de claridade, para caminhar à noite. Sem a luz, era muito perigoso caminhar. É nesse contexto que a Palavra de Deus é comparada à rocha que sustenta uma construção e à luz que ilumina o caminho dos viajantes a pé. 


1. A Palavra de Deus é alicerce. A parte mais importante de uma construção é, sem dúvida nenhuma, a sua fundação. Depois que a casa está pronta, não vemos o alicerce. Mas, é ele que a mantém de pé. A casa pode ser bela, com acabamento luxuoso, mas se não tiver uma boa fundação, irá desmoronar com os ventos e as chuvas. Ao concluir o Sermão da Montanha, Jesus disse: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda". (Mt 7.24-27). 

Esta ilustração nos mostra que a Palavra de Deus é o fundamento seguro para as nossas vidas. Quem edifica a sua casa (vida) sobre ela, não será abalado pelas tempestades e crises desta vida. Por outro lado, quem ignora os ensinos da Palavra de Deus vive neste mundo em constante perigo, como uma casa edificada sobre um terreno arenoso e movediço. Não tem nenhuma firmeza, por mais bela que seja. Esta ilustração de Cristo mostra que tanto o que edifica a casa sobre a rocha, quanto o que edifica sobre a areia sofrem as ações dos ventos e das chuvas. Ninguém está isento disso. Mas, somente os que estão alicerçados na Palavra de Deus se mantém de pé. Os ensinos e filosofias deste mundo não podem oferecer segurança, principalmente após a morte. 

Certa vez, alguns discípulos de Jesus achando o seu discurso muito duro, resolveram abandoná-lo e não andavam mais com Ele. Os demais discípulos ficaram preocupados e cabisbaixos. Jesus olhou para os doze apóstolos e perguntou: 

- Vocês também querem ir embora? (Jo 6.67).

Pedro, então respondeu: 

- Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (Jo 6.68,69). 


2. A Palavra de Deus é luz. A luz e as trevas na Bíblia são, respectivamente, símbolos do bem e do mal. Quem anda na luz, enxerga os percalços da estrada e não tropeça. A luz é indispensável, principalmente quando estamos no escuro. O povo de Israel, quando saiu do Egito era totalmente guiado por Deus. Durante o dia, no calor do deserto, uma coluna de nuvem os guiava e os protegia do sol. Na escuridão da noite, eles eram guiados por uma coluna de fogo que também os protegia do frio. No versículo do texto áureo desta lição, o salmista afirma que a Palavra de Deus é lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho. Neste aspecto, a luz serve como guia protetor, pois, o caminhante que tem a luz, enxerga os perigos da estrada. A luz também serve para espantar as feras. 

A Palavra de Deus como luz, nos conduz em segurança neste mundo de trevas, que jaz no maligno. Onde a luz chega, as trevas se dissipam. Não é possível haver luz e trevas no mesmo local. Quando falamos de trevas, não estamos falando de um lugar escuro mas, da ausência total da luz, onde não se enxerga nada. Imagine alguém caminhar no meio da escuridão total! Estará totalmente à deriva e pode cair ou bater em qualquer coisa à sua frente. Assim é a pessoa que vive neste mundo sem a orientação da Palavra de Deus. Está caminhando a passos largos para o abismo, sem saber como escapar.  

Na Bíblia, a nossa vida é comparada a um caminho, em vários textos: Sl 119.32,35,101, 128; Sl 6.11; Sl 23.3; Sl 25.4, etc. Por outro lado, a Palavra de Deus é comparada à luz que nos mostra o caminho a seguir, ou estilo de vida que devemos viver: Sl 119.130; 18.28; 19.8; 36.9; 43:3; Pv 6.23; 2 Pe 1.19). 


3. A Palavra de Deus é imutável. Uma coisa que nos deixa chateados, é quando lemos uma informação e quando chegamos ao local indicado foi mudado sem aviso prévio. Imagine sair de casa para ir a um determinado local, tendo a informação de que está aberto e quando chegar lá está fechado. Lemos a informação em um anúncio sobre um produto e ao recebê-lo, não corresponde ao que foi oferecido. Isso é suficiente para o comprador devolver o produto. 

As leis humanas são mutáveis e podem ser revogadas, de acordo com a época e as necessidades de um povo. Muitos direitos e deveres do passado já foram alterados. Há comportamentos que no passado eram crimes e hoje não são mais. Outros, eram permitidos e hoje são tipificados como crimes. Entretanto, a Palavra de Deus não é assim. Ela é imutável e os seus ensinos são fidedignos, confiáveis, inerrantes e infalíveis. Isto porque Deus é assim. Deus é imutável, inerrante e infalível. O Senhor Jesus declarou que “a Escritura não pode ser anulada” (Jo 10.35). Declarou também que “Passarão os Céus e a Terra, mas as minhas Palavras não hão de passar”.  (Mt 24.35). O profeta Isaías também escreveu: “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. (Is 40.8). Estes e muitos outros textos bíblicos mostram que a Palavra do nosso Deus é imutável e digna de total confiança.  


REFERÊNCIAS: 


BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras a inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.    

Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. Vol. 1. pág. 55.  

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 1. pág. 774.    

EARLE, Ralph. Comentário Bíblico Beacon. Mateus a Lucas. Editora CPAD. Vol. 6. pág. 69.    

GUTHRIE, George. Lendo a Bíblia Para a Vida: Seu Guia para Entender e Viver a Palavra de Deus. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.35)    

LOPES, Hernandes Dias. TIAGO Transformando provas em triunfo. Editora Hagnos. pág. 32-35.      

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Jó a Cantares de Salomão. Editora CPAD. pág. 642.    

WIERSBE, Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. A.T. Vol. III. Editora Central Gospel. pág. 305-306.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...