24 março 2019

Vivendo em constante vigilância

(Subsídios da Revista Ensinador Cristão/ CPAD)

    Vigiar sempre foi uma característica preventiva e importante na fé cristã. Nosso Senhor foi quem nos ensinou a respeito da vigilância e os apóstolos a confirmaram. A lição desta semana é uma exortação para que tenhamos uma vida de vigilância. Não podemos andar distraídos, mas devemos ser sóbrios, cuidadosos e equilibrados em tudo que está diante de nós.

 Sobre o significado de vigilância

    Por isso que o primeiro tópico da lição inicia com o conceito de vigiar, como estar alerta e perpassa o termo como guardar, cuidar. O tópico quer mostrar que é preciso trabalhar os princípios de cuidado, alerta e proteção com a vida espiritual. Precisamos pensar o mundo com a mente de Cristo. O que significa encará-lo com muita sobriedade e lucidez.

  Sobre Jesus no Getsêmani

    Neste segundo tópico o comentarista remonta a narrativa de Jesus no Jardim de Getsêmani, um dos momentos mais dramáticos de todo o Novo Testamento. Ali, Jesus se angustia pelo cálice que está prestes a beber. Esse momento antecipava a mais crucial hora da humanidade, quando nosso Senhor vertesse o sangue na cruz do Calvário. Jesus Cristo estava ciente e sóbrio a cada passo dado para a cruz. Aqui, aprendemos que pode acontecer o que for, mas não podemos perder a sobriedade. Devemos vigiar sempre!

  Sobre a exortação à vigilância

    O ensino de Jesus sobre a vigilância geralmente se deu no contexto escatológico, por ocasião da proximidade da vinda do Senhor. Por isso, o comentarista trabalha este contexto no presente tópico, aplica o ensino da vigilância na vida cristã e trata sobre vigiai e orai, antecipando o tema da última lição, que é o coroamento de Jesus sobre um assunto importantíssimo para a nossa saúde espiritual.
    
Algumas lições espirituais maravilhosas são ensinadas neste tópico. Em primeiro lugar, cada cristão tem o seu momento no Getsêmani. Ali, não podemos perder a fé, mas vigiar para não entrarmos em tentação. Precisamos ter a coragem de fazer o caminho de Jesus. Em segundo, devemos nos submeter à vontade do Pai com voluntariedade. O Pai cuida de nós. Auxilia-nos em tudo. A vigilância espiritual é uma prevenção para nós que lutamos dia a dia contra as hostes espirituais da maldade.

Guardemos a nossa vida em Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...