27 julho 2024

O CARINHO DE BOAZ PARA COM RUTE

(Comentário do 2º tópico da Lição 04: O ENCONTRO DE RUTE COM BOAZ) 

Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, falaremos do carinho de Boaz para com a moabita Rute. Veremos que a pureza não exclui a ternura. Boaz era um homem temente a Deus, que tratava a todos com ternura e respeito. Veremos também que Deus estava agindo e fez com que Boaz desse um tratamento diferenciado àquela jovem estrangeira. O proceder de Rute foi determinante para as portas se abrirem para ela. Por último, falaremos da sensibilidade e espiritualidade de Boaz. Ele compreendeu que a ação de Deus não se limitava às fronteiras de Israel ou às barreiras étnicas. Boaz era um cavalheiro, educado e que respeitava as pessoas de condição inferior. 


1- A pureza não exclui a ternura. Boaz era um homem temente a Deus e, como tal, era um homem puro e terno. Ele tratava bem a todos, independente da condição social. Conhecendo bem os seus trabalhadores, Boaz notou a presença de Rute, uma mulher estrangeira, bem mais jovem do que ele e bela. Depois de perguntar ao encarregado dos seus empregados, foi informado de que era a moabita que viera com Noemi. Ele já tinha ouvido falar das virtudes de Rute, e como ela havia feito bem à sua sogra. 


Em momento algum, Boaz se aproveitou da situação desfavorável de Rute, para assediá-la. Ao contrário, ele foi generoso para com ela, pedindo para que ela não saísse para outros campos, mas permanecesse em seus campos. Ele deu ordem também aos trabalhadores para que deixassem cair um pouco mais de espigas para que Rute as colhesse. Boaz se preocupou também com a integridade física de Rute e deu ordem aos seus servos para que ninguém tocasse nela. 


O fato de ser um homem puro, não impediu que Boaz fosse também um homem carinhoso, terno e amável. O Senhor Jesus também conviveu com várias classes de pessoas que eram desprezadas pela sociedade da época, como os samaritanos, os publicanos, as mulheres adúlteras, os leprosos, etc. Mas Ele jamais maltratou ou desprezou quem quer que seja. Ao contrário, muitas vezes, o Mestre contrastou as discriminações dos escribas e fariseus. A vida cristã é absolutamente incompatível com qualquer tipo de assédio e discriminação. 


2- Deus estava agindo. Não era apenas Boaz que era um homem cheio de qualidades. Rute também era uma mulher virtuosa. A sua amizade, lealdade e bondade para com a sua sogra comprovam isso. As virtudes de Rute se tornaram conhecidas em Belém e, mesmo antes de conhecê-la pessoalmente, Boaz já sabia das suas virtudes. 


As nossas atitudes falam mais alto do que as nossas palavras. Se tivermos um mau testemunho, as pessoas irão notar e a notícia se espalhará. Mas o oposto também é verdadeiro. A nossa generosidade, ternura e respeito para com as pessoas que nos cercam também são vistos. Não precisamos falar das nossas qualidades pois somos observados o tempo todo. 


Deus agiu para aproximar Boaz e Rute, duas pessoas virtuosas que se completavam. Este encontro não foi fruto do acaso, como veremos no próximo tópico. Foi a providência de Deus. Existem pessoas que buscam uma pessoa virtuosa para casar. Mas são uma tribulação na vida dos seus pais, irmãos e de todos os que o cercam. Ora, Deus não vai preparar uma pessoa assim para casar com os seus servos. Quer se casar com um moço temente a Deus, trabalhador, respeitador e amável? Seja uma moça virtuosa e busque a Deus, que Ele aproximará você de alguém assim. Quer se casar com uma moça virtuosa? Ore a Deus e seja também um homem como Boaz.


3- Sensível e espiritual. Boaz era um homem sensível às necessidades humanas. Tratava bem os empregados, os pobres, as mulheres e estrangeiros como Rute. Mas ele também tinha também uma sensação espiritual aguçada e reconhecia que Deus não pertencia apenas a Israel, pois o Deus da Bíblia governa todo o Universo. 


Deus formou a nação de Israel e a preservou, não para ser exclusivamente deles, mas para através desta nação enviar o Salvador do mundo, em benefício de todas as nações. Quando Deus chamou Abrão, em Ur dos Caldeus, prometeu-lhe: “Em ti, serão benditas todas as famílias da terra.” 


O próprio Boaz, já havia testemunhado a Graça de Deus para com estrangeiros em sua família. A sua mãe Raabe era uma prostituta de Jericó. Ao conhecer o Deus de Israel, ela acolheu os espias e foi alvo da Graça de Deus. Certamente, ela abandonou a vida de prostituição, casou-se com Salmom, um homem da tribo de Judá, e entrou para a genealogia do Messias. Por isso, ele não teve dificuldade em aceitar uma moabita que se converteu ao Deus de Israel, como sua esposa. 


REFERÊNCIAS: 


QUEIROZ, Silas. O Deus que governa o Mundo e cuida da Família: Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 3º Trimestre de 2024. Nº 98, pág.38.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.358

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GRANDE LIVRAMENTO

(Comentário do 3° tópico da lição 12: O banquete de Ester – Denúncia e livramento)   Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos do gra...