30 julho 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 05: O CASAMENTO DE RUTE E BOAZ: A REMIÇÃO DA FAMÍLIA

 

Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Na lição passada, vimos o início da bela história de amor entre Rute e Boaz. Por providência de Deus,  Rute foi trabalhar exatamente nos campos de Boaz, um parente do esposo de Noemi, que era um homem próspero e era o remidor da família. Além de ser um grande produtor rural, Boaz era um homem honrado, respeitador e temente a Deus.

TÓPICOS DA LIÇÃO

No primeiro tópico,
falamos Boaz como o remidor da família de Noemi. Boaz era um homem próspero, que tinha muitos trabalhadores em seu plantio de trigo e cevada. Falamos também das prescrições da Lei Mosaica sobre o “Goel” e “Levir”, respectivamente, a Lei do Resgatador e a do Levirato. Por último, falamos do temor a Deus e do respeito ao próximo, demonstrados nas palavras de Boaz.

No segundo tópico, falamos do carinho de Boaz para com a Rute. Boaz era um homem temente a Deus, que tratava a todos com ternura e respeito. Deus estava agindo e fez com que Boaz desse um tratamento diferenciado àquela jovem estrangeira. O proceder de Rute foi determinante para as portas se abrirem para ela.  Boaz tinha sensibilidade e espiritualidade e compreendeu que a ação de Deus não se limitava às fronteiras de Israel ou às barreiras étnicas. Ele era um cavalheiro, educado e que respeitava as pessoas de condição inferior.

No terceiro tópico, falamos da colheita de Rute e sua sobrevivência na terra de Israel. Rute semeou amor e lealdade à sua sogra, e fidelidade a Deus. Por causa disso, experimentou a mão invisível do Deus da providência agindo em seu favor. Falamos também sobre os “acasos” de Deus. Rute foi trabalhar, aparentemente, por acaso, nos campos de Boaz, que era o remidor da família. Entretanto, isso foi providência de Deus, que é soberano e está no controle de todas as coisas. Rute colheu não apenas cereais em abundância, mas também encontrou o remidor da família e entrou para a genealogia do Redentor da humanidade.

LIÇÃO 05: O CASAMENTO DE RUTE E BOAZ: A REMIÇÃO DA FAMÍLIA

INTRODUÇÃO


Esta é a última lição do primeiro bloco deste trimestre, que fala a respeito de Rute. A partir da próxima lição passaremos a estudar a história de Ester.  Nesta lição temos a continuação da lição passada. É o desfecho final da história de Rute e a conclusão da remição da família de Noemi. A conclusão desta emocionante história bíblica, que começa com a fome em Israel e todo o sofrimento da família de Elimeleque por causa da sua morte e dos seus dois filhos em Moabe, termina de forma brilhante com dois eventos marcantes: o casamento de Rute e Boaz, e o nascimento de Obede, avô do rei Davi. Esta história de amor entre Rute e Boaz é um tipo do relacionamento da Igreja com Cristo.

TÓPICOS DA LIÇÃO

No primeiro tópico, falaremos do compromisso de Boaz para com Rute de casar com ela. Rute era uma mulher bela e virtuosa, que certamente teria outras oportunidades fora de casa, mas preferiu ficar no lugar da bênção, sob a liderança de sua sogra Noemi, que elaborou um plano para aproximar Rute e Boaz.Entretanto, o caráter santo e justo de Rute e Boaz, levou-os a respeitar o processo e esperar o momento certo para terem qualquer intimidade.

No segundo tópico, veremos os detalhes do casamento de Boaz e Rute. Havia um obstáculo, que era a preferência do parente mais próximo. Mas, Boaz respeitou o processo de remição e foi falar com o titular. O casamento de Boaz com Rute ressalta o papel da liderança masculina que pressupõe atitude, amor responsável e honra à mulher.

No terceiro tópico, falaremos da remição da linhagem de Davi. Rute e Boaz gerou a Obede, que foi o avô do rei Davi. Esta linda história de amor entre um israelita próspero e uma estrangeira pobre e viúva, tornou-se um tipo do relacionamento espiritual de Cristo com a Igreja. A vida de renúncia, pureza, amor e submissão de Rute representa a Igreja de Cristo. Por outro lado, Boaz representa Cristo que é o nosso eterno Redentor.


REFERÊNCIAS:  

QUEIROZ, Silas. O Deus que governa o Mundo e cuida da Família: Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 3º Trimestre de 2024. Nº 98, pág.38. 
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.360.
CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.
Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher Antigo Testamento. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.486-82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GRANDE LIVRAMENTO

(Comentário do 3° tópico da lição 12: O banquete de Ester – Denúncia e livramento)   Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos do gra...