06 julho 2024

MULHERES DE DEUS COMO PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA

(Comentário do 3º tópico da Lição 01: Duas importantes mulheres na história de um povo)

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, destacaremos o protagonismo feminino de Rute e Ester, como mulheres de Deus nas sociedades em que viveram. Veremos também que é preciso tomar cuidado, para não inverter os papéis estabelecidos por Deus para homem e mulher. Rute e Ester foram protagonistas e usadas por Deus, mas nunca usurparam o papel masculino. Por último, falaremos da educação familiar recebida por Ester do seu pai adotivo Mardoqueu, que foi fundamental para moldar o seu caráter e capacitá-la para enfrentar grandes desafios. 

1. O protagonismo feminino. Na Bíblia está claro que Deus estabeleceu o homem como líder da família. Quando Deus criou o homem, colocou-o como dominador de todos os animais. Depois Deus formou a mulher da costela do homem, para que fosse a sua adjutora ou auxiliar (Gn 2.19). Após a Queda, o Senhor deixou claro para a mulher, a liderança do seu marido: “... O teu desejo será para o teu marido e ele te dominará.” (Gn 3.16). No Novo Testamento, esta liderança foi reafirmada pelo apóstolo Paulo: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.”. (Ef 5.22-24). 

Eu sei que muitas mulheres não aceitam isso, mas é a Palavra de Deus. O fato de Deus ter concedido a liderança familiar ao homem não anula o protagonismo das mulheres em muitas situações. A história destas duas servas de Deus tem muito a ensinar à nossa geração, que tem sido influenciada pelo movimento feminista, com a idéia de empoderamento feminino e disputas entre homens e mulheres.

Estas e outras servas de Deus mencionadas na Bíblia foram usadas por Deus em missões especiais, sem no entanto, usurpar ou afrontar a liderança dos seus pais ou maridos. Elas foram usadas por Deus como mulheres e não exercendo o papel do homem. Rute, em todo tempo manteve-se em submissão e respeito à liderança da sua sogra e posteriormente do seu esposo. Ester, por sua vez, seguiu todas as orientações do seu pai adotivo e após tornar-se rainha cumpriu o seu papel na preservação do seu povo, sem nunca desrespeitar a liderança do seu esposo que era o rei. 

2. Cumprindo os papéis. Do ponto de vista bíblico, homem e mulher são criaturas de Deus, com o mesmo valor e dignidade, pois Deus não faz acepção de pessoas. A palavra hebraica adam traduzida por homem não se refere ao sexo masculino e sim, ao ser humano, homem e mulher. A palavra homem, no sentido do sexo masculino, em hebraico é ish e a palavra hebraica para mulher é Ishá. 

Entretanto, mesmo sendo iguais perante Deus, como seres humanos, homem e mulher são diferentes nos aspectos físico e emocional, e têm papéis diferentes na família e na sociedade. Deus deu ao homem e à mulher, estruturas física e emocional diferentes, para cumprirem papéis diferentes na família. Isso não torna um melhor ou pior do que outro, como dizem o machismo e o feminismo. O machismo acha que o homem é superior à mulher e que ela é propriedade dele. O feminismo, por sua vez, acha que a mulher é superior ao homem e não precisa dele para nada. 

Deus não espera que o homem faça proezas no papel da mulher, ou que a mulher se destaque no papel de homem. Ele é sábio e fez cada um com características específicas para exercer o seu respectivo papel. Tudo aquilo que a humanidade quer fazer diferente do padrão que Deus estabeleceu, evidentemente, não dará certo. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a destrói com as suas próprias mãos (Pv 14.1). O mesmo vale para a liderança da Igreja. Uma mulher de pastor que é sábia, ajuda o seu esposo a edificar a Igreja, exercendo o seu papel de mulher. Mas se for tola, ela destrói o ministério do marido, querendo dirigir a Igreja. 

A liderança espiritual foi concedida por Deus ao homem, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Miriã, Hulda e as filhas de Filipe são exemplos de mulheres que eram profetisas. Mas não havia nenhuma sacerdotisa no tabernáculo ou no templo oferecendo sacrifícios. No Novo Testamento, Jesus escolheu doze apóstolos e todos eram homens. Os apóstolos deram continuidade ao trabalho iniciado por Jesus e estabeleceram os bispos, presbíteros e diáconos nas Igrejas. Não há registro de nenhuma mulher exercendo a liderança das Igrejas no Novo Testamento. 

As mulheres dos sacerdotes também não eram chamadas de sacerdotisas e não ministravam no templo. Da mesma forma, as mulheres dos apóstolos, bispos  e presbíteros não eram chamadas, respectivamente, de apóstolas, bispas e presbíteras, e não interferiam nas decisões da liderança da Igreja. Por isso, na Assembleia de Deus, Ministério do Belém, não existem pastoras e as mulheres dos pastores não são pastoras ou co-pastoras. 

3. Educação familiar. Geralmente, o pai e a mãe trabalham fora, estudam, demoram no trajeto do trabalho para casa e têm pouco tempo para ficar com os filhos. Quando chegam em casa estão exaustos e ainda usam parte do tempo assistindo TV, ou navegando na internet. Por conta disso, os filhos pequenos ficam sob os cuidados de babás, das creches, ou entregues a aparelhos eletrônicos para se distraírem.

Entretanto, mesmo sendo iguais perante Deus, como seres humanos, homem e mulher são diferentes nos aspectos físico e emocional, e têm papéis diferentes na família e na sociedade. Deus deu ao Deus não espera que o homem faça proezas no papel da mulher, ou que a mulher se destaque no papel de homem. Ele é sábio e fez cada um com características específicas para exercer o seu respectivo papel. Tudo aquilo que a humanidade quer fazer diferente do padrão que Deus estabeleceu, evidentemente, não dará certo. A Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a destrói com as suas próprias mãos (Pv 14.1). O mesmo vale para a liderança da Igreja. Uma mulher de pastor que é sábia, ajuda o seu esposo a edificar a Igreja, exercendo o seu papel de mulher. Mas se for tola, ela destrói o ministério do marido, querendo dirigir a Igreja. 

A liderança espiritual foi concedida por Deus ao homem, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Miriã, Hulda e as filhas de Filipe são exemplos de mulheres que eram profetisas. Mas não havia nenhuma sacerdotisa no tabernáculo ou no templo oferecendo sacrifícios. No Novo Testamento, Jesus escolheu doze apóstolos e todos eram homens. Os apóstolos deram continuidade ao trabalho iniciado por Jesus e estabeleceram os bispos, presbíteros e diáconos nas Igrejas. Não há registro de nenhuma mulher exercendo a liderança das Igrejas no Novo Testamento. 

As mulheres dos sacerdotes também não eram chamadas de sacerdotisas e não ministravam no templo. Da mesma forma, as mulheres dos apóstolos, bispos  e presbíteros não eram chamadas, respectivamente, de apóstolas, bispas e presbíteras, e não interferiam nas decisões da liderança da Igreja. Por isso, na Assembleia de Deus, Ministério do Belém, não existem pastoras e as mulheres dos pastores não são pastoras ou co-pastoras. 

3. Educação familiar. Um dos graves problemas da sociedade atual é a falta de Muitos pais esperam que a escola e a Igreja eduquem os seus filhos. Mas este papel é dos pais e não da escola e da Igreja. A escola tem a responsabilidade de alfabetizar e transmitir o conhecimento aos nossos filhos. A Igreja, por sua vez, tem a obrigação de ensinar a Palavra de Deus, na linguagem deles. Cabe aos pais ensinar aos seus filhos os seus valores, tanto na teoria como na prática, através do exemplo. 

Se as crianças não aprenderem em casa com os pais a obediência às autoridades constituídas, o amor ao próximo, o respeito às leis e às normas estabelecidas, e os valores cristãos, eles crescerão egoístas e darão trabalho onde chegarem. Ester foi criada em condições desfavoráveis. Ela perdeu os pais na infância e o seu povo vivia no cativeiro. Mas ela teve a felicidade de ter uma boa educação familiar, recebida do seu primo e pai adotivo, Mardoqueu. Isso foi fundamental para que ela se tornasse uma mulher virtuosa e chegasse onde chegou, sendo humilde, obediente e prudente. 


REFERÊNCIAS: 
QUEIROZ, Silas. O Deus que governa o Mundo e cuida da Família: Os ensinamentos divinos nos livros de Rute e Ester para a nossa geração. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 3º Trimestre de 2024. Nº 98, pág.36.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2004, p.354
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.RIO DE JANEIRO: CPAD, 2004, p.692
Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2: Josué a Ester. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2005.
CABRAL, Elienai. RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CONVITE DE DEUS

(Comentário do primeiro tópico da Lição 01: As promessas de Deus). Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, tomando como base o capítulo 55 do ...