28 dezembro 2020

Lição 1 - A Pessoa do Espírito Santo






















03 de janeiro de 2021


TEXTO ÁUREO:

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção." (Ef 4.30)


VERDADE PRÁTICA:

“Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do Espírito Santo; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.”


HINOS SUGERIDOS: 85, 551, 553 da Harpa Cristã


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: João 14.16-18, 26; 16.14


JOÃO 14

16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre,

17- o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.

18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.


JOÃO 16

14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.


INTRODUÇÃO  


Quem é o Espírito Santo? Ele é uma pessoa, ou uma força ativa? O Espírito Santo é Deus? Quais são os seus atributos? Qual é o papel do Espírito Santo na obra da Salvação? Estas são perguntas importantes que até mesmo muitos crentes pentecostais têm dificuldade para responder e explicar à luz da Bíblia. 

Esta primeira lição nos mostra uma visão geral sobre a Pessoa do Espirito Santo e o que a Bíblia ensina sobre Ele. Veremos o que a Bíblia diz sobre a  pessoa do Espírito Santo, a sua personalidade, a sua divindade e seus atributos. 

Depois veremos o relacionamento e a comunhão perfeita que há entre o Espírito Santo e o Senhor Jesus Cristo. Infelizmente, muitas pessoas, inclusive no meio pentecostal tem ideias equivocadas sobre isso. 

Por último, veremos a ação do Espírito Santo na sustentabilidade do Universo e também no ser humano,  para convencê-lo do seu real estado de pecaminosidade e da necessidade de redenção. 


I. A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS

Quem é o Espírito Santo? Ele é uma pessoa ou é apenas uma força ativa como dizem as TJ? O Espírito Santo é Deus? Neste tópico veremos o que as Escrituras nos dizem sobre a pessoa do Espírito Santo, a sua divindade e os seus atributos divinos. 


1. Divindade. A Bíblia nos mostra em vários textos que o Espírito Santo é Deus: 

“O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.” (2 Sm 23.2,3). No versículo 2, é dito que “O Espírito do Senhor falou…” e logo a seguir, no versículo 3, diz que “O Deus de Israel falou…”. Isso mostra que o Espírito do Senhor é Deus. 


“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3.16). Aqui diz que nós somos o templo de Deus e logo a seguir, diz que Deus habita em nós. 

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At 5.3,4). Aqui, Pedro diz que Ananias mentiu ao Espírito Santo e logo em seguida, diz que ele havia mentido a Deus. 


2. Personalidade. O Espírito Santo não é uma força, como dizem as TJ. A personalidade do Espírito Santo é uma verdade bíblica. Ele é uma pessoa, pois tem sentimento, vontade e intelecto. O Espírito Santo se entristece (Ef 4.30); intercede (Rm 8.26,27); ama (Rm 15.30); revela (1 Co 2.10); tem vontade própria, pois, não permitiu que o apóstolo Paulo e sua equipe missionária fossem para a Bitínia (Atos 16.7); e distribui dons conforme ele quer (1 Co 12.11).


3. Atributos divinos. Atributos são características ou particularidades de um ser. No caso de Deus há dois tipos de atributos: 


a) Atributos incomunicáveis. São atributos exclusivos da divindade. Somente Deus os possui: eternidade, onipotência, onipresença, onisciência, unidade, asseidade ou autoexistência e soberania. Nenhuma criatura possui estes atributos. 


b) Atributos comunicáveis. São atributos de Deus, que Ele compartilha com as suas criaturas até certo ponto. Mas, jamais a criatura poderá tê-los na mesma medida que Deus: amor, santidade, justiça, veracidade, sabedoria, misericórdia, bondade, etc. 


O Espírito Santo, sendo Deus, possui os atributos incomunicáveis de Deus: 


1) Onipotência: “no poder de milagres e prodígios, no poder do Espírito Santo" (Rm 15.19); Ele é a fonte de poder e milagres  (Mt 12.28; At 2.4) 

2) Onisciência: O Espírito Santo conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1 Co 2.10,11). Conhece o coração humano (Ez 11.5; Rm 8.26.27); Conhece o futuro (Jo 16.13; At 20.23); 

3) Eternidade. Ele é chamado de "Espírito eterno” [Hb 9.14). 

4) É o Criador do ser humano e do mundo (Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30);

5) É o Salvador (Ef 1.13; Ef 4.30; Tt 3.4,5). 


A Palavra de Deus nos mostra também os atributos comunicáveis do Espírito Santo como santidade, verdade, sabedoria, entre outros (Rm 15.16; Jo 14.26; Ef 1.17; Jo 5.6).


II - O ESPÍRITO SANTO E JESUS CRISTO


1) A Doutrina da Trindade. A doutrina da Santíssima Trindade é uma doutrina bíblica inegociável. Há muitas seitas que não a aceitam e dizem que esta doutrina foi criada por Constantino no Concílio De Nicéia. Mas, isto não é verdade. Os concílios apenas reafirmaram aquilo que a Bíblia nos mostra. Sobre isso há pelo menos três pensamentos equivocados:


a) Unicismo ou Sabelianismo. Baseando-se em duas verdades bíblicas, que é a unicidade de Deus e a divindade de Cristo, fazem confusão e negam a doutrina  da Trindade, dizendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma única pessoa. Neste grupo estão as Igrejas: Voz da Verdade, Tabernáculo da Fé, Cristo Vive, Pentecostal Unida do Brasil e outras. A Bíblia nos mostra claramente que Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas. (Mt 3.15-17; Jo 1.1-3; Jo 17).


b) Triteísmo. O triteísmo afirma que Pai, Filho e Espírito Santo são três deuses diferentes. A Bíblia mostra que Pai, Filho e Espírito Santo são três pessoas distintas, mas, um único Deus.


c) Unitarismo ou Arianismo. Nega a Doutrina da Trindade, dizendo que o Pai é o Deus criador, que o Filho é a primeira criação de Deus e que o Espírito Santo é a força ativa de Deus e não uma pessoa. Esta heresia foi ensinada inicialmente pelo presbítero Ário de Alexandria. Nesta categoria estão as Testemunhas de Jeová. 


2) Pericorese. É um termo teológico desconhecido no meio evangélico. Eu, particularmente, nunca tinha ouvido falar desta palavra. Significa a habitação das Pessoas da Trindade uma na outra. Cada pessoa da Trindade está nas outras e cada uma se dá às outras duas. É assim que acontece a eterna intimidade entre o Filho e o Espírito Santo. Jesus fala desse relacionamento, que já existia antes da fundação do mundo: (Jo 17.5). Jesus também fala também dessa intimidade, que sempre teve com o Pai: "Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?" (Jo 14.10). O Espírito está também nessa Trindade (1 Co 2.10).


3. "Ele me glorificará" (Jo 16.44). O Espírito Santo pode ser adorado? Muitas pessoas questionam esta adoração, baseando-se na afirmação de Jesus de que o Espírito Santo o glorificará, em João 16.44. Entretanto, estas pessoas esquecem que o mesmo Jesus disse que o Pai o glorifica (Jo 17.5). Então, Pai, Filho e Espírito Santo, embora não sejam a mesma pessoa como dizem os unicistas, são um único Deus. Logo, se alguém adora ao Pai, ao Filho ou ao Espírito Santo, está adorando a Deus. (Fp 3.3; Ap 5.6,13). Tanto faz adorar a Jesus separadamente ou a qualquer das outras Pessoas da Trindade, como adorar a Trindade.


4. Consubstancial com o Filho. A palavra Consubstancial quer dizer, "da mesma substância”. O Senhor Jesus prometeu enviar o Consolador e assim o identifica: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome” (Jo 14.26). O Filho é consubstancial com o Pai (Jo 10.30) da mesma forma que o Espírito é consubstancial com o Filho (Rm 8.9). Jesus disse que o Pai "vos dará outro Consolador” (v.16). A palavra "outro", empregada nessa passagem, é o termo grego “allos” e significa ser 'alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade.' O Espírito Santo, portanto, é alguém como Jesus, da mesma substância, glória e poder. É diferente da palavra grega “heteros”, que significa 'outro diferente', usada em Atos 4.12: “E em nenhum outro há salvação....".


III - O ESPÍRITO SANTO AGE NO MUNDO E NO SER HUMANO


Além de agir no interior do ser humano, convencendo-o de seu real estado, regenerando-o e capacitando-o para o serviço no Reino de Deus, o Espírito Santo atua também na sustentabilidade do Universo.


1. No mundo. Deus criou o universo perfeito. No livro do Gênesis, vemos que a cada coisa que Deus criava, Ele via que era bom o que Ele havia feito. Deus não criou o universo para funcionar no automático como dizem os deístas. Além de criador, Deus é também o sustentador de todas as coisas criadas. O Espírito Santo atuou na criação (Gn 1.2) e atua hoje na sustentabilidade do universo. “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra". (Sl 104.30).


2. No plano divino da salvação. A Salvação foi planejada por Deus na eternidade passada, antes da fundação do mundo. Quando Deus criou o ser humano, em sua presciência, Ele já sabia que o homem iria pegar. Mas, Deus nunca é pego de surpresa e já tinha um plano de salvação. Este plano incluía a escolha e formação da nação de Israel, por meio da qual viria o Messias. O Espírito Santo conduziu a história da nação israelita e inspirou os profetas para profetizarem e escreverem as Escrituras. (1 Pe 1.10-12; 2 Pe 1.19-21). 


Quando pregamos o Evangelho, o Espírito nos capacita para pregar a Palavra de Deus. Por outro lado, Ele também atua no coração do pecador, para que entenda aquilo que está sendo pregado. O Espírito Santo é o agente da Salvação. Sem Ele, ninguém jamais se converteria. Mesmo que inicialmente, o pecador não tenha consciência disso, é o Espírito Santo que o conduz a Cristo. 


3. Na vida humana. Hoje, nós vivemos o período chamado “dispensação da Graça”. Este período começou com a descida do Espírito Santo, no dia de pentecostes (At 2.1-8). O Espírito Santo nos foi dado por Jesus para ficar para sempre conosco. Quando recebemos a Cristo como Senhor e Salvador, passamos a ser o templo do Espírito Santo, pois Ele passa a habitar em nós. O Espírito Santo habitando em nós produz o Fruto do Espírito, que se manifesta através de nove virtudes: amor, alegria, paz, benignidade, bondade, mansidão, fé, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22). É o Espírito Santo que nos capacita a vencer a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Mas, o Espírito Santo pode se entristecer com a prática do pecado. E se for blasfemado, não haverá mais para quem apelar, pois, é Ele que convence o ser humano do pecado e o leva ao arrependimento.


O Espírito Santo também é o responsável por conceder os dons espirituais à Igreja, capacitando a Igreja para realizar a sua missão. Jesus sabendo desta necessidade, antes de subir ao Céu, ordenou aos seus discípulos que não se ausentassem de Jerusalém, até que fossem revestidos de poder. 


CONCLUSÃO


Esta foi uma lição introdutória sobre a pessoa do Espírito Santo. Há muitas informações na Palavra de Deus sobre o Espírito Santo. Todos os crentes, especialmente os pentecostais, precisam saber sobre a divindade, personalidade, atributos divinos e obras do Espírito Santo, de acordo com a revelação bíblica.


Nas próximas lições, iremos tratar de outros temas relacionados à terceira pessoa Santíssima Trindade. Falaremos com mais profundidade sobre a atuação do Espírito Santo na obra da Salvação, o Batismo no Espírito Santo, os dons espirituais, o fervor espiritual, o fruto do Espírito Santo, a santificação e outros temas relacionados à obra do Espírito Santo. 


Pb. Weliano Pires

Assembléia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SC


REFERÊNCIAS:

REVISTA LIÇÕES BÍBLICAS. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.161-62.

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