28 dezembro 2020

INTRODUÇÃO AO 1º TRIMESTRE DE 2021


Graças a Deus, estamos iniciando novo trimestre de estudos em nossa Escola Bíblica Dominical. No trimestre passado estudamos o livro de Jó. Discorremos sobre o sofrimento do justo: a fragilidade humana e a soberania divina. Agora, teremos um trimestre temático, onde estudaremos um tema e não um livro específico da Bíblia.  

O tema deste trimestre é: O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo. Estudaremos uma matéria da teologia chamada pneumatologia, que é o estudo da pessoa e obra do Espírito Santo. Entretanto, trataremos não apenas da personalidade, divindade, atributos e obra do Espírito Santo na Bíblia, pois, os tradicionais ou cessacionistas também crêem nisso. Falaremos também da atualidade das operações do Espírito Santo, da mesma forma que aconteceu no dia de Pentecostes. É por esta razão que somos chamados de “pentecostais”. 

Cessacionistas, Pentecostais e Neopentecostais

Entre os protestantes ou evangélicos, no que tange à doutrina do Espírito Santo, há três grupos: 

1) Os tradicionais ou cessacionistas. Acreditam que os dons do Espírito Santo se restringiram ao período apostólico e cessaram com a completude das Escrituras. Neste grupo estão as chamadas Igrejas Reformadas como a Igreja Presbiteriana, Igreja Batista e Metodista. Porém, na Igreja Presbiteriana há uma divisão chamada Igreja Presbiteriana Renovada, que é pentecostal. Algumas Igrejas Batistas independentes também são pentecostais. 

2) Os pentecostais. Crêem na atualidade dos dons espirituais e no Batismo no Espírito Santo, como uma experiência subsequente à Salvação. No Brasil, os primeiros adeptos deste grupo são a Assembleia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil. Porém, a CCB, embora tenha um credo ortodoxo, tem algumas práticas que são características de uma seita. 

Depois sugiram novas Igrejas no meio pentecostal a partir das décadas de 1950 e 1960, como O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor e Igreja do Evangelho Quadrangular. Esta última, depois se tornou neopentecostal; 

3) Os neopentecostais. Crêem na atualidade dos dons espirituais, mas, dão ênfase à prosperidade financeira, e bem estar físico. Pregam a chamada teologia da prosperidade, confissão positiva e triunfalismo. 

Os pioneiros deste movimento são a Igreja Universal e Internacional da Graça de Deus. Depois surgiram inúmeras denominações neopentecostais oriundas destas e também de Igrejas pentecostais. Muitas práticas neopentecostais são absolutamente antiblíblicas, como o uso de objetos sagrados, supostamente milagrosos e troca de bençãos por ofertas e votos.

O Movimento Pentecostal 

O Movimento Pentecostal teve origem nos Estados Unidos em 1906, na Rua Azuza em Los Angeles, na Igreja pastoreada pelo pastor Willyam Seymour. Seymour era um pastor negro e descendente de escravos, que nasceu em Luisiana, cinco anos antes do fim da escravidão no país e viveu sob o intenso racismo do Aparthaid. 

Este movimento cresceu nos EUA e enviou missionários para vários países, entre eles o Brasil, que recebeu os missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que viviam nos Estados Unidos e vieram para o Brasil, desembarcando em Belém - PA, em 1910. Inicialmente, Berg e Vingren foram congregar na Igreja Batista, que já existia no país. Entretanto, como pregavam a doutrina pentecostal e falavam em línguas, foram expulsos da Igreja Batista em 1911, com outros irmãos brasileiros e em 18 de junho de 1911, fundaram uma Igreja denominada “Missão da Fé Apostólica”, cujo nome foi mudado para Assembléia de Deus em 1918. Em pouco tempo, a Assembléia de Deus se espalhou por todo o território nacional e se tornou a maior denominação pentecostal do mundo. 

Este é o verdadeiro pentecostalismo. Mas, tudo que tem o verdadeiro é porque tem o falso. Existem muitos falsos pentecostalismos por aí. Por isso, neste trimestre estudaremos as bases fundamentais do pentecostalismo bíblico.

O comentarista deste trimestre é o pastor Esequias Soares da Silva, presidente da Assembleia de Deus, Ministério do Belém, em Jundiaí-SP; presidente do Conselho de Doutrina da CGADB; presidente da Comissão de Apologética da CGADB; graduado em Hebraico pela Universidade de São Paulo; mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie; e autor de diversos livros, entre eles: Manual de Apologética Cristã, Heresias e Modismos e A Razão da Nossa Fé, todos publicados pela CPAD.


Pb. Weliano Pires 
Assembleia de Deus 
Ministério do Belém 
São Carlos -SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...