É fácil falar para as pessoas ficarem em casa, quando se é um servidor público (como eu) e tem o seu salário integral todos os meses na conta. Também é fácil falar em ficar em casa, quando se é um ator, jornalista, grande empresário, ou artista famoso, que pode trabalhar sem precisar sair de casa e tem reservas para ficar anos sem receber salário.
Difícil é ficar em casa, sem ter condições de sustentar a família com as suas necessidades básicas como o alimento, remédios, etc. Não é apenas o coronavírus que mata. A fome, a falta de remédios e outras doenças também matam.
A turma do #FiqueEmCasa coloca apenas duas opções, como se existem apenas estas: Você escolhe ficar em casa ou morrer de Covid-19, como se todos pudessem ficar em casa e todos os que precisarem sair fossem, inevitavelmente, morrer. Ora, não é assim. Isso é apelação!
Em Nova Iorque, por exemplo, 66% das pessoas que foram contaminadas estavam em casa. No Brasil, os estados que foram mais rigorosos no fechamento do comércio, Igrejas, academias, parques, etc. e isolamento total, são também os que mais tiveram mortes por Covid-19.
Por outro lado vários países que decretaram o isolamento vertical, isolando apenas os infectados e as pessoas que estão em grupos de risco, tiveram um número de mortos muito menor proporcionalmente.
Então, as conclusões que eu chego são as seguintes:
1) A doença existe e é grave. Muitos já morreram e outros ainda poderão morrer.
2) Devemos tomar todos os cuidados necessários: manter distância uns dos outros, usar máscaras e álcool em gel, ter muita higiene e dentro do possível, evitar aglomeração de pessoas.
3) Pessoas idosas, crianças e pessoas com doenças do pulmão, coração, diabetes e outras, também devem se manter isoladas.
4) Os governos devem investir no tratamento eficaz da doença com hidroxidocloroquina, ivermectina e azitromicina, logo nos primeiros sintomas, para terem mais chances de salvar vidas. É preciso também, investirem no processo de descoberta da vacina e no aumento de vagas nas UTIs.
5) As pessoas que puderem devem ficar em casa.
6) As pessoas que precisam sair para trabalhar (como eu) não podem ser condenadas e execradas publicamente e devem tomar todos os cuidados necessários para não se contaminar.
7) Devemos parar de politizar o assunto.
Por fim, oremos, para que Deus tenha misericórdia de nós e extermine este vírus.
Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário