15 julho 2020

VIVENDO A VIDA COM SABEDORIA


"Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria." (Salmos 90.12)

Há pessoas que envelhecem e continuam fazendo bobagens ou agindo irresponsavelmente. A explicação que alguns tem para isso é que "os crápulas também envelhecem".

O Salmo 90 foi escrito por Moisés, o grande legislador de Israel, que viveu 120 anos. A vida de Moisés se dividiu em três períodos: 40 anos no Egito, como filho adotivo da filha de Faraó; 40 anos em Midiã como estrangeiro e pastor das ovelhas do seu sogro; e 40 anos como líder do povo de Deus no deserto, sendo dependente única e exclusivamente de Deus.

No versículo 12 do Salmo 90, Moisés pede a Deus que lhe ensine a contar os seus dias de vida, para que o seu coração encontre sabedoria. Contar os dias aqui não significa saber quantos anos já viveu, olhando no calendário. Contar os dias, significa prestar atenção naquilo que já se viveu, adquirindo experiência e sabedoria para o futuro.

Para alcançar um coração sábio, olhando para a própria vida, devemos atentar para os seguintes aspectos da vida:

1. A nossa vida aqui não é eterna.
Neste mundo, tudo tem começo, meio e fim. Com a nossa vida não é diferente. Cedo ou tarde, iremos partir desta vida.

2. A nossa vida é curta. A Bíblia diz que os dias da vida humana são 70 anos e o que passar disso é enfado e canseira.

3. A nossa vida é passageira. Num piscar de olhos, envelhecermos e nem percebemos. Parece que foi ontem que eu era um adolescente e já estou quase chegando aos 50 anos.

4. Não podemos mudar o passado. Do passado, devemos relembrar apenas as coisas boas e alegres. Ficar relembrando os sofrimentos do passado é sofrer duas vezes.

5. Devemos viver o presente, evitando os erros do passado e nos precavendo para o futuro. Alguns dizem que uma das causas da depressão vem o excesso de passado.

6. Não podemos antecipar ou prever o futuro. Há quem diga que a ansiedade vem da tentativa de viver antecipadamente o futuro. Devemos viver um dia de cada vez, sem nos preocupar demasiadamente com o futuro, pois, ele pertence a Deus.

7. Devemos viver de forma agradável a Deus. "De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" A vida aqui só valerá a pena se vivermos de forma a agradar a Deus.

Vivamos intensamente, um dia de cada vez, deixando para trás aquilo que nos faz sofrer. No presente, devemos evitar os erros do passado e nos precaver para termos um futuro melhor. Entretanto, devemos sempre lembrar que não somos deste mundo e viver a nossa vida com os olhos voltados para a eternidade, buscando agradar a Deus, pois, este é o verdadeiro sentido da vida.

Deus abençoe a sua vida!

Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...