30 abril 2019

Clichê


“Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer.” (1 Coríntios 3.6).

Vivemos uma época fortemente baseada na revolução industrial, em que tudo parece funcionar de forma mecânica, automática. Até nossas atitudes parecem vir prontas, previsíveis, repetidas como um clichê. Acordamos, bocejamos, nos espreguiçamos, escovamos os dentes, tomamos café, saímos para o trabalho… Essas ações, realizadas sem pensar, tornam-se rotineiras e sem valor – e esse modo de viver tem afetado nosso relacionamento com Deus.

O clichê busca um resultado específico e, se possível, imediato por meio de uma atitude automática, copiada. Aplicado à nossa relação com Deus, isso significa orar, ler a Bíblia, ir à igreja de forma mecânica, esperando que isso seja suficiente para obter crescimento espiritual, bem-estar emocional, prosperidade material… No entanto, a Bíblia deixa claro que Deus espera de nós um culto racional, adoração em espírito e em verdade, ou seja: consciente e intencional.

Na leitura bíblica de hoje, algumas pessoas levaram um paralítico até Jesus. Se o Senhor fosse clichê, teria feito apenas o que se esperava dele: curar aquele homem. Mas ele não agia de forma automática. Frequentemente suas palavras e ações eram inesperadas, como aqui: em vez de curar o homem, ele lhe diz que “seus pecados estão perdoados”. Será que não ligava para o sofrimento do paralítico? Pelo contrário: ao dirigir-se a ele de maneira consciente, percebe qual era a maior necessidade do homem e trata desta primeiro. A cura serviu a outro propósito: confirmar sua autoridade divina, e não melhorar a vida de alguém.

Também Paulo sabia que seu trabalho não podia ser um clichê. No verso em destaque, ele mostra que não esperava que o resultado viesse de seus esforços, mas que tinha consciência de que Deus era quem o produzia. Assim, nosso desafio também é relacionar-nos com o Senhor de maneira consciente, humilde, sabendo que qualquer resultado vem dele, e não das nossas ações. – Gabriel de Araújo Almeida

Na vida cristã não há lugar para clichês: Deus busca filhos conscientes de sua dependência dele!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...