20 abril 2019

Lição 3: Entrando no Tabernáculo: o Pátio

A presente lição tem por objetivo conscientizar os alunos acerca da centralidade de Deus na Igreja de Cristo. Assim como Deus era o centro das doze tribos de Israel, Ele o é na Igreja.

O resumo da lição

Para abordar acerca da centralidade de Deus no seu povo, o primeiro tópico traça a provisoriedade do Tabernáculo, pois, ele era montado e desmontado, bem como a posição geográfica dele, posicionado no meio das doze tribos, representando assim a centralidade de Deus entre o povo. O segundo tópico, mostra a cerca do Pátio, feita de um cortinado de linho branco e de colunas de bronze, uma imagem que representa a santidade do lugar. E o terceiro tópico expõe a porta do Pátio como o único caminho que leva para a vida. Esse caminho, as Escrituras Sagradas apontam para Jesus Cristo, o nosso Senhor.

Aplicações da lição

1. Como centro do povo de Israel, Deus é o centro da Igreja da Igreja de Cristo e, consequentemente, o centro da nossa vida. Nada pode ocupar o lugar de Deus em nosso coração.

2. Deus é santo e não podemos perder a perspectiva da santidade da Igreja de Cristo. Como o povo de Israel, ao passar por aquela cerca, deveria lembrar que o lugar era santo porque o Santo dos Santos ali habitava, a Igreja de Cristo tem a consciência do caráter santo do Pai Celestial.

3. Cristo Jesus é a única porta de acesso à verdadeira vida. Como o pecador, que ao passar pela porta do Pátio tinha a esperança de ter o seu pecado perdoado, Jesus Cristo é o único caminho de reconciliação entre Deus e o homem.

Assim, o Pátio do Tabernáculo mostra pelo menos três verdades que podemos tomar como imagem para a nossa vida: Deus é o centro; Deus é santo; Cristo é o único caminho para a vida. Assim, é preciso ficar claro que não podemos perder a dimensão da centralidade de Deus.

Desafie seus alunos a terem um estilo vida onde Deus seja o centro, mostrando que isso significa muitas vezes mudar hábitos já estabelecidos por anos. Estimule-os a tomarem uma consciência de santidade de vida e aplicá-la em cada situação do cotidiano real. E aprofunde a convicção deles de que estamos em Cristo, única porta da vida eterna, que nos reconciliou com Deus. Isso significa descanso para a alma e a alegria da salvação!


Subsídios da Revista Ensinador Cristão / CPAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...