04 fevereiro 2021

LIÇÃO 6: SANTIFICAÇÃO: COMPROMETIDOS COM A ÉTICA DO ESPÍRITO

 



TEXTO ÁUREO:


“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)


VERDADE PRÁTICA:

“Santificação é especialidade do Espírito Santo; ela é instantânea e ao mesmo tempo progressiva, pois acompanha o crescimento espiritual do crente.”


Hinos sugeridos: 247, 363 e 455 da Harpa Cristã.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:  1 Pedro 1.13-23


13 – Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,

14 – como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;

15 – mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,

16 – porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

17 – E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,

18 – sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,

19 – mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

20 – o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;

21 – e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.

22 – Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;

23 – sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. 


OBJETIVO GERAL:

Mostrar o quanto devemos estar comprometidos com a ética do Espírito.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apresentar a santificação no Antigo Testamento;
  • Explicar a santificação no Novo Testamento;
  • Aplicar o exemplo de santificação à vida dos alunos.


INTRODUÇÃO


Na lição passada, estudamos o tema o fruto do Espírito: o eu crucificado.  Vimos nessa lição, o fruto do Espírito na vida do crente; a relação entre fruto do Espírito e os dons espirituais; e a oposição que há entre o Espírito e a carne.

Na lição desta semana, estudaremos o tema: Santificação: comprometidos com a ética do Espírito. Discorreremos nesta lição sobre a santidade no Antigo e no Novo Testamento e sobre a santidade na vida do crente.

Quando falamos de santidade, precisamos ter em mente, que somente Deus é santo em si mesmo, na sua essência e natureza. Portanto, ninguém pode ser santo por si mesmo, ou na mesma proporção que Deus é. Se andarmos no Espírito, Ele nos santifica e assim, refletiremos a Sua santidade em nosso modo de viver.


I. A SANTIFICAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

Deus é absolutamente Santo, em seu caráter e essência. Nele não há trevas nenhuma. Deus é Santo em si mesmo, sem necessitar de nenhuma interferência externa. Deus não se mistura com o mal. Sendo assim, Ele exige que o seu povo seja também santo. (Lv 20.7). No Antigo Testamento há três palavras para tratar da santificação: Santificação, consagração e purificação. 

1. A santificação.  A santificação é a separação de tudo o que é impuro ou profano, para pertencer exclusivamente a Deus ou ao seu serviço. Em todo o Antigo Testamento, Deus faz questão de separar o seu povo das nações idólatras e os objetos e pessoas usadas no culto ao Senhor, das coisas imundas. Profanar as coisas de Deus é considerá-las comuns, não lhes dando o devido valor. 

O verbo hebraico “kadash” (santificar) ou o substantivo “kadosh” (santo) significam “ser santo, ser santificado, santificar, ser posto à parte”. Esta palavra e os seus derivados são usados 830 vezes no Antigo Testamento. O conceito de “kadosh” no Antigo Testamento é separar algo ou alguém do uso comum para o serviço de Deus.(1 Sm 7.1).

2. A consagração. A consagração é parte da santificação. Se por um lado, santificar é separar daquilo que é profano para o serviço de Deus, a consagração é a dedicação de pessoas, lugares ou objetos a Deus. Uma vez consagrado ou dedicado a Deus, não pode ser usado para outros fins. 

Embora sejam palavras distintas, santificação e consagração podem significar a mesma coisa em algumas partes do Antigo Testamento, dependendo do contexto. Por exemplo, em Êxodo 28.3, Deus ordena que se façam vestes para Aarão e seus filhos para santificá-lo, ou para consagrá-lo. 

3. A purificação.  O termo hebraico ‘tahor’, que significa “puro, limpo” derivado do verbo taher, “ser limpo, puro”, e “qadosh”, “santo”, do verbo qadash, pertencem ao mesmo campo semântico. Referem-se à santidade de Deus (Is 6.3; Hc 1.13) e às pessoas que se aproximam dEle e se purificam de toda sorte de pecado e idolatria (Sl 51.10; Ez 36.25).

A versão grega do Antigo Testamento, a Septuaginta, traduziu a palavra “tahor” pela palavra grega “katharizo”, que significa “tornar limpo, limpar, purificar” e o verbo “kadash” por “hagiazo”, que significa “santificar ou consagrar”. O adjetivo grego “hagíos”, “santo”, traduz 20 palavras hebraicas do Antigo Testamento como kadash, kadosh, kodesh, entre outras. 


SÍNTESE DO TÓPICO I:

O Antigo Testamento mostra que a santidade de Deus se originou nEle mesmo, ela é a plenitude gloriosa de sua excelência moral.


II – A SANTIFICAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

Diferente do que acontece no Antigo Testamento, no Novo Testamento inexiste o conceito de consagração e pureza rituais ou lugares e objetos sagrados. Entretanto, há também a exigência da santificação, como condição indispensável para se ver a Deus (Hb 12.14). 

1. Uma obra da Trindade. Nós cremos em um único Deus, que subsiste eternamente em três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Estes três são um único Deus, iguais em substância, poder, majestade e atributos. Como vimos nas duas primeiras lições deste trimestre, os três atuam juntos na obra da redenção. A santificação é um dos aspectos da salvação, junto com a justificação e a regeneração e é uma obra da Trindade na vida do crente.

2. Natureza da santificação. A santificação no Novo Testamento é operada pelo Espírito Santo no interior do homem e tem duas dimensões: 

a) Santificação posicional. Acontece no momento em que o pecador aceita a Cristo como Seu salvador e é declarado santo. (1 Co 1.30)

b) Santificação progressiva. Acontece durante a nossa vida cristã, conforme nos entregamos a Deus e praticamos as disciplinas da vida cristã.

3. Uma necessidade.  A santificação não é uma opção na vida do cristão. É uma necessidade. Sem ela, ninguém verá o Senhor. (Hb 12.14). Quando recebemos a Cristo como salvador, somos justificados por Ele. A sentença de morte que havia contra nós é rasgada por Cristo. A nossa dívida é perdoada e somos declarados justos. Este aspecto da salvação é chamado de justificação. Depois disso, o Espírito Santo opera em nós o novo nascimento. Estávamos mortos em nossos pecados e ofensas e não teríamos condições de sozinhos, buscar a Deus. O Espírito Santo nos capacita a vivermos uma nova vida. Somos criados novamente em Cristo. Este aspecto da salvação é chamado de regeneração. Por último temos a santificação que é a separação de tudo que é impuro e dedicação exclusiva a Deus. Esta santificação é instantânea, na santificação posicional, mas, é também um processo, na santificação progressiva. 


SÍNTESE DO TÓPICO II

No Novo Testamento a santidade é a semelhança do caráter de Cristo.


III – A SANTIFICAÇÃO APLICADA AO CRENTE

A santificação não é uma obra humana. O Espírito Santo é quem produz santidade no crente. O nosso padrão de santidade é o Senhor Jesus. O Espírito Santo nos molda, tornando-nos parecidos com Cristo. 

1. A comunidade de Jesus.  Assim como a nação de Israel era considerada propriedade particular de Deus, a Igreja também é considerada Coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15); reis e sacerdotes de Deus (Ap 1.6) geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido (1 Pe 2.9). Sendo assim, da mesma forma que Deus exigiu santidade do povo de Israel, Ele exige que a sua Igreja seja santa. 

2. Uma vida santificada. Somos santificados de três formas: Pela Palavra de Deus (Jo 17.17), pelo sangue de Cristo (Hb 9.12) e pelo Espírito Santo (1 Pe 1.2). Através da leitura e meditação na Palavra de Deus somos confrontados na nossa velha natureza e somos orientados a ter o caráter de Cristo. O Espírito Santo, por sua vez, opera em nós a transformação e nos aproxima de Deus. O sangue [ou a morte] de Cristo pagou o preço da nossa e aplaca a ira de Deus, trazendo-nos paz com Deus. O caráter de Cristo não combina com ódio, inveja, discórdias, brigas, mentiras, palavrões, violência, falsidade, avareza e outras coisas desse tipo. A santificação nos torna parecidos com o estilo de vida de Cristo.


3. O que é ética? A palavra ética vem do termo grego “ēthos”, que significa “hábito”, “costume”. A Ética é definida pela filosofia como um conjunto de valores morais, que estabelecem as diretrizes que regulamentam a vida da humanidade em sociedade. Existem pelo menos três categorias de ética, com as suas respectivas subcategorias: Humanista, naturalista e religiosa. 

a) A ética humanista. Tem o ser humano como o centro de tudo. Dentro desta perspectiva, tudo aquilo que trouxer ‘benefício’ à sociedade deve ser aceito. Dentro desta ética estão o existencialismo, o utilitarismo e o hedonismo. 

b) Ética naturalística. Fundamenta-se nas leis da natureza e considera que tudo aquilo que é natural é bom. 

c) Ética religiosa. Tem como fundamento aquilo que a religião acredita ser moralmente correto, de acordo com os princípios da divindade que acredita. 


A ética cristã está nesta última categoria. Os princípios e práticas do que é certo e errado no Cristianismo estão baseados nas Escrituras Sagradas. Portanto, o que norteia o padrão de conduta do cristão é a Palavra de Deus. 


SÍNTESE DO TÓPICO III

O Espírito Santo é a fonte de santidade, segundo o padrão de Jesus Cristo. 


CONCLUSÃO


A santificação é a marca de uma vida na plenitude do Espírito. Ser santo é fugir de toda aparência do mal e ter um estilo de vida semelhante ao de Cristo. Entretanto, precisamos entender o conceito de santificação na Bíblia, para não a confundirmos com legalismo, isolacionismo, ritualismos, monasticismo ou ascetismo. 


Pb. Weliano Pires

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SP

REFERÊNCIAS: 

REVISTA LIÇÕES BÍBLICAS. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

LENNOX, John C. Contra a Correnteza: A inspiração de Daniel para uma época de Relativismo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.49-50.

GEE, Donald. Como Receber o Batismo no Espírito Santo: Vivendo e testemunhando com poder. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp.60,61.

CONEGERO, Daniel. O que é étca cristã. https://estiloadoracao.com/o-que-e-etica-crista/


08 janeiro 2021

Estudo da Lição 02: A atuação do Espírito Santo na Obra da Redenção


 

Lição 2 - A atuação do Espírito Santo no plano da redenção

 


Data: 10 de Janeiro de 2021

 

TEXTO ÁUREO

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo” (At 9.31).

 

VERDADE PRÁTICA

"A atuação do Espírito é contínua e dinâmica na igreja, na vida dos crentes e os conduz desde a conversão até ao final da jornada cristã."


HINOS SUGERIDOS: 360, 447 e 470 da Harpa Cristã.

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: João 16.7-13.

7 — Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.

8 — E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

9 — do pecado, porque não crêem em mim;

10 — da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

11 — e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

12 — Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

13 — Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

 

INTRODUÇÃO

 

Na lição da semana passada, tivemos uma visão geral sobre a Pessoa do Espírito Santo e o que a Bíblia diz sobre a personalidade, divindade e atributos divinos do Espírito Santo. Depois, estudamos sobre a pericorese, que é o relacionamento e a comunhão perfeita que há entre o Espírito Santo, o Senhor Jesus Cristo e o Pai. Por último, vimos sobre a ação do Espírito Santo na sustentabilidade do Universo e também no ser humano, para convencê-lo do seu real estado de pecaminosidade e da necessidade de redenção.

Na lição desta semana, vamos nos aprofundar mais sobre o último tópico da lição passada, que trata da atuação do Espírito Santo no plano da redenção. Estudaremos sobre as promessas referentes ao Espírito Santo no Antigo Testamento e os seus respectivos cumprimentos no Novo Testamento; veremos o que a Bíblia nos mostra sobre o Espírito Santo como Consolador, Ensinador e Ajudador; por último, estudaremos a ação do Espírito Santo no mundo, reprovando as suas más ações e convencendo os seres humanos do pecado, da justiça e do juízo. 

 

I. O ESPÍRITO SANTO COMO PROMESSA

 

Na atualidade, está na moda falar em "sonhos de Deus", ou "aquilo que Deus sonhou". Mas, isso é um grande equívoco, pois, Deus não sonha. Ele é presciente e conhece tudo antecipadamente. Deus não sonha, porque Ele não dorme e não deseja fazer algo que talvez não dê certo. Ele planeja tudo e decide antecipadamente. Na eternidade passada, antes da fundação do mundo, Deus sabia que o ser humano iria pecar e, portanto, elaborou o plano de salvação. 

1. A promessa messiânica. O plano redentor de Deus é perfeito e foi elaborado pelo Pai, Filho e Espírito Santo. Neste plano estava contida a vinda do Messias para pagar o preço da redenção. A sua vinda foi anunciada pelos profetas por todo o Antigo Testamento e incluía também o envio do Espírito Santo (Is 32.15; 42.1,2; Is 61.1). 

2. Na antiga aliança. O Espírito Santo atuou também no período do Antigo Testamento, concedendo habilidades especiais para algumas pessoas, como liderança, profecias, revelações, milagres e até aptidões para obras artísticas. Porém, o Espírito Santo não habitava continuamente no coração das pessoas como na Nova Aliança. As pessoas não tinham acesso direto a Deus e precisavam da mediação de um sacerdote ou profeta. 

3. A promessa do Consolador. Jesus, pouco antes de subir ao Céu, prometeu aos discípulos que eles não ficariam órfãos com a sua partida, pois, Ele enviaria "outro Consolador", que ficaria para sempre com eles. O consolador seria alguém da mesma natureza de Jesus. Mas, Ele só viria se Jesus fosse. É o que veremos no próximo tópico. 

 

II. O ESPÍRITO SANTO CONSOLA E ENSINA

 

Em sua promessa aos discípulos, Jesus disse que rogaria ao Pai e Ele lhes enviaria “outro consolador”, em Seu Nome (o de Jesus), para que ficasse para sempre com eles. Quando o consolador vier - disse Jesus - Ele vos ensinará tudo e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

1. O Consolador (v.7). A expressão grega traduzida por “outro consolador”, conforme vimos na lição passada, é “Allos parákletos”. Allos, significa “outro da mesma espécie”. É diferente de “heteros”, que significa “outro diferente”. “Parákletos”, por sua vez, vem de “pará” (ao lado de) e “Kaleo” (chamar, convocar). Portanto, esta palavra significa um defensor, advogado, intercessor ou ajudador, que foi chamado para representar outra pessoa no tribunal. A palavra "parakletos'' aparece cinco vezes no Novo Testamento. Em quatro delas se refere ao Espírito Santo (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7) e em uma, se refere a Jesus (1Jo 2.1).

2. O Ensinador. Tendo as mesmas características de Jesus, o Espírito Santo é também um ensinador. Ele nos ensina e nos capacita a entender as Escrituras, para a tarefa da evangelização (Jo 14.26). Vale salientar, que o Espírito Santo nos faz lembrar daquilo que Jesus ensinou. Logo, o seu ensino não dispensa o estudo das Escrituras, como alguns sugerem por aí. Só podemos ser lembrados daquilo que já aprendemos. O Espírito Santo também é chamado por Jesus de “Espírito da Verdade”. Isto significa que a sua atuação é sempre de acordo com a Palavra de Deus, que Ele mesmo inspirou. Todo ensino ou manifestação espiritual que contraria as Escrituras não provém do Espírito de Deus. Devemos ler, entender e praticar as Escrituras, seguindo o exemplo dos bereanos (At 17.11).

3. O Ajudador. Algumas versões bíblicas traduzem "parakletos" por “ajudador”. De fato, o Espírito Santo é também o nosso ajudador. Ele nos ajuda em nossas fraquezas e nas nossas orações (Rm 8.26); nos conforta, edifica e consola, através das profecias (1 Co 14.2); e também nos guia na obra de evangelização. (At 16.6).

 

III. O ESPÍRITO SANTO REPROVA E CONVENCE O MUNDO

 

Conforme vimos nos tópicos anteriores, o Espírito Santo participou ativamente da obra da redenção, desde o seu planejamento. Mas, Ele atua também no mundo para persuadir ou convencer os pecadores da sua situação de perdidos e da necessidade de um Salvador, que é Jesus Cristo. 

1. O Espírito Santo convence o mundo do pecado (v.9). Quando o ser humano nasce, já é um pecador, porque herdou de Adão e Eva a natureza pecaminosa. Porém, durante o período de inocência, Deus não lhe imputa o pecado. Quando chega à consciência, ele é responsabilizado pelo seu pecado e precisa conhecer o único Salvador, que pode livrá-lo da condenação eterna. O Espírito Santo faz este papel. De forma poderosa, Ele atua no coração do homem, para que ele compreenda a mensagem do Evangelho. Por isso, não podemos substituir a ação do Espírito Santo na Igreja, por técnicas humanas. Sem a ação do Espírito Santo, ninguém se converterá. 

2. O Espírito Santo convence o mundo da justiça (v.10). Se por um lado, o Espírito Santo atua para convencer os pecadores da sua condição miserável diante de Deus, por outro lado Ele atua para convencê-lo da Justiça impecável de Cristo, pois, é somente através da fé nEle, que podemos ser salvos. Ninguém será salvo por causa da sua própria justiça, obras ou sofrimento. 

3. O Espírito Santo convence o mundo do Juízo (v.11). Em terceiro lugar, o Espírito Santo atua para convencer o mundo do juízo ou julgamento. Qual julgamento? Jesus explica: "Porque o príncipe deste mundo já está julgado". É uma referência ao julgamento de Satanás, que já começou e será concluído no final dos tempos. É também uma referência ao julgamento dos nossos pecados. Jesus recebeu sobre si, a condenação e punição pelos nossos pecados. Na cruz, ele derrotou a morte e nos deu a possibilidade de vencer também, através da fé nEle. 

 

CONCLUSÃO

 

Aprendemos sobre a ação do Espírito Santo no plano de salvação da humanidade. Junto à promessa da vinda do Messias, havia também a promessa do envio do Espírito Santo. 

A lição mostrou também o Espírito Santo como consolador, ensinador e ajudador da Igreja, na sua missão de evangelizar o mundo. 

O Espírito Santo age no mundo para convencer os pecadores da sua situação de miséria espiritual. O Espírito Santo atua também para convencer o pecador sobre a Justiça impecável de Cristo, a qual nós é atribuída pela fé nEle e é por esta justiça que somos salvos. 

Finalmente, o Espírito convence o pecado de que satanás já está condenado e que a punição pelos nossos pecados foi paga por Jesus na Cruz. 

 

Pb. Weliano Pires

Assembléia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SC

 

REFERÊNCIAS:

REVISTA LIÇÕES BÍBLICAS. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

NORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.396,398,399).

 


01 janeiro 2021

Adeus 2020! Feliz 2021!


Dois mil e vinte chega ao fim

O momento é de reflexão

Em todo fim de ano é assim

Mantenhamos esta tradição


Este foi um ano atípico

No Brasil e em todo o mundo

O pânico foi apocalíptico

A dor e o sofrimento, profundos.


Dois mil e vinte e um chegou

Renova-se a fé e a esperança

De quem em Deus depositou

Toda a sua vida e confiança


Perdemos amigos e parentes

Para um vírus desconhecido

Sentimo-nos fracos e impotentes.


Lembremo-nos de que Deus

É soberano e onipotente

E vai cuidar dos filhos seus.


(Weliano Pires)


FELIZ ANO NOVO!

Não perca a esperança!

Deus está no controle de tudo.



28 dezembro 2020

Lição 1 - A Pessoa do Espírito Santo






















03 de janeiro de 2021


TEXTO ÁUREO:

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção." (Ef 4.30)


VERDADE PRÁTICA:

“Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do Espírito Santo; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.”


HINOS SUGERIDOS: 85, 551, 553 da Harpa Cristã


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: João 14.16-18, 26; 16.14


JOÃO 14

16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre,

17- o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.

18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.


JOÃO 16

14 - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.


INTRODUÇÃO  


Quem é o Espírito Santo? Ele é uma pessoa, ou uma força ativa? O Espírito Santo é Deus? Quais são os seus atributos? Qual é o papel do Espírito Santo na obra da Salvação? Estas são perguntas importantes que até mesmo muitos crentes pentecostais têm dificuldade para responder e explicar à luz da Bíblia. 

Esta primeira lição nos mostra uma visão geral sobre a Pessoa do Espirito Santo e o que a Bíblia ensina sobre Ele. Veremos o que a Bíblia diz sobre a  pessoa do Espírito Santo, a sua personalidade, a sua divindade e seus atributos. 

Depois veremos o relacionamento e a comunhão perfeita que há entre o Espírito Santo e o Senhor Jesus Cristo. Infelizmente, muitas pessoas, inclusive no meio pentecostal tem ideias equivocadas sobre isso. 

Por último, veremos a ação do Espírito Santo na sustentabilidade do Universo e também no ser humano,  para convencê-lo do seu real estado de pecaminosidade e da necessidade de redenção. 


I. A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS

Quem é o Espírito Santo? Ele é uma pessoa ou é apenas uma força ativa como dizem as TJ? O Espírito Santo é Deus? Neste tópico veremos o que as Escrituras nos dizem sobre a pessoa do Espírito Santo, a sua divindade e os seus atributos divinos. 


1. Divindade. A Bíblia nos mostra em vários textos que o Espírito Santo é Deus: 

“O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.” (2 Sm 23.2,3). No versículo 2, é dito que “O Espírito do Senhor falou…” e logo a seguir, no versículo 3, diz que “O Deus de Israel falou…”. Isso mostra que o Espírito do Senhor é Deus. 


“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3.16). Aqui diz que nós somos o templo de Deus e logo a seguir, diz que Deus habita em nós. 

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At 5.3,4). Aqui, Pedro diz que Ananias mentiu ao Espírito Santo e logo em seguida, diz que ele havia mentido a Deus. 


2. Personalidade. O Espírito Santo não é uma força, como dizem as TJ. A personalidade do Espírito Santo é uma verdade bíblica. Ele é uma pessoa, pois tem sentimento, vontade e intelecto. O Espírito Santo se entristece (Ef 4.30); intercede (Rm 8.26,27); ama (Rm 15.30); revela (1 Co 2.10); tem vontade própria, pois, não permitiu que o apóstolo Paulo e sua equipe missionária fossem para a Bitínia (Atos 16.7); e distribui dons conforme ele quer (1 Co 12.11).


3. Atributos divinos. Atributos são características ou particularidades de um ser. No caso de Deus há dois tipos de atributos: 


a) Atributos incomunicáveis. São atributos exclusivos da divindade. Somente Deus os possui: eternidade, onipotência, onipresença, onisciência, unidade, asseidade ou autoexistência e soberania. Nenhuma criatura possui estes atributos. 


b) Atributos comunicáveis. São atributos de Deus, que Ele compartilha com as suas criaturas até certo ponto. Mas, jamais a criatura poderá tê-los na mesma medida que Deus: amor, santidade, justiça, veracidade, sabedoria, misericórdia, bondade, etc. 


O Espírito Santo, sendo Deus, possui os atributos incomunicáveis de Deus: 


1) Onipotência: “no poder de milagres e prodígios, no poder do Espírito Santo" (Rm 15.19); Ele é a fonte de poder e milagres  (Mt 12.28; At 2.4) 

2) Onisciência: O Espírito Santo conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1 Co 2.10,11). Conhece o coração humano (Ez 11.5; Rm 8.26.27); Conhece o futuro (Jo 16.13; At 20.23); 

3) Eternidade. Ele é chamado de "Espírito eterno” [Hb 9.14). 

4) É o Criador do ser humano e do mundo (Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30);

5) É o Salvador (Ef 1.13; Ef 4.30; Tt 3.4,5). 


A Palavra de Deus nos mostra também os atributos comunicáveis do Espírito Santo como santidade, verdade, sabedoria, entre outros (Rm 15.16; Jo 14.26; Ef 1.17; Jo 5.6).


II - O ESPÍRITO SANTO E JESUS CRISTO


1) A Doutrina da Trindade. A doutrina da Santíssima Trindade é uma doutrina bíblica inegociável. Há muitas seitas que não a aceitam e dizem que esta doutrina foi criada por Constantino no Concílio De Nicéia. Mas, isto não é verdade. Os concílios apenas reafirmaram aquilo que a Bíblia nos mostra. Sobre isso há pelo menos três pensamentos equivocados:


a) Unicismo ou Sabelianismo. Baseando-se em duas verdades bíblicas, que é a unicidade de Deus e a divindade de Cristo, fazem confusão e negam a doutrina  da Trindade, dizendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma única pessoa. Neste grupo estão as Igrejas: Voz da Verdade, Tabernáculo da Fé, Cristo Vive, Pentecostal Unida do Brasil e outras. A Bíblia nos mostra claramente que Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas. (Mt 3.15-17; Jo 1.1-3; Jo 17).


b) Triteísmo. O triteísmo afirma que Pai, Filho e Espírito Santo são três deuses diferentes. A Bíblia mostra que Pai, Filho e Espírito Santo são três pessoas distintas, mas, um único Deus.


c) Unitarismo ou Arianismo. Nega a Doutrina da Trindade, dizendo que o Pai é o Deus criador, que o Filho é a primeira criação de Deus e que o Espírito Santo é a força ativa de Deus e não uma pessoa. Esta heresia foi ensinada inicialmente pelo presbítero Ário de Alexandria. Nesta categoria estão as Testemunhas de Jeová. 


2) Pericorese. É um termo teológico desconhecido no meio evangélico. Eu, particularmente, nunca tinha ouvido falar desta palavra. Significa a habitação das Pessoas da Trindade uma na outra. Cada pessoa da Trindade está nas outras e cada uma se dá às outras duas. É assim que acontece a eterna intimidade entre o Filho e o Espírito Santo. Jesus fala desse relacionamento, que já existia antes da fundação do mundo: (Jo 17.5). Jesus também fala também dessa intimidade, que sempre teve com o Pai: "Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?" (Jo 14.10). O Espírito está também nessa Trindade (1 Co 2.10).


3. "Ele me glorificará" (Jo 16.44). O Espírito Santo pode ser adorado? Muitas pessoas questionam esta adoração, baseando-se na afirmação de Jesus de que o Espírito Santo o glorificará, em João 16.44. Entretanto, estas pessoas esquecem que o mesmo Jesus disse que o Pai o glorifica (Jo 17.5). Então, Pai, Filho e Espírito Santo, embora não sejam a mesma pessoa como dizem os unicistas, são um único Deus. Logo, se alguém adora ao Pai, ao Filho ou ao Espírito Santo, está adorando a Deus. (Fp 3.3; Ap 5.6,13). Tanto faz adorar a Jesus separadamente ou a qualquer das outras Pessoas da Trindade, como adorar a Trindade.


4. Consubstancial com o Filho. A palavra Consubstancial quer dizer, "da mesma substância”. O Senhor Jesus prometeu enviar o Consolador e assim o identifica: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome” (Jo 14.26). O Filho é consubstancial com o Pai (Jo 10.30) da mesma forma que o Espírito é consubstancial com o Filho (Rm 8.9). Jesus disse que o Pai "vos dará outro Consolador” (v.16). A palavra "outro", empregada nessa passagem, é o termo grego “allos” e significa ser 'alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade.' O Espírito Santo, portanto, é alguém como Jesus, da mesma substância, glória e poder. É diferente da palavra grega “heteros”, que significa 'outro diferente', usada em Atos 4.12: “E em nenhum outro há salvação....".


III - O ESPÍRITO SANTO AGE NO MUNDO E NO SER HUMANO


Além de agir no interior do ser humano, convencendo-o de seu real estado, regenerando-o e capacitando-o para o serviço no Reino de Deus, o Espírito Santo atua também na sustentabilidade do Universo.


1. No mundo. Deus criou o universo perfeito. No livro do Gênesis, vemos que a cada coisa que Deus criava, Ele via que era bom o que Ele havia feito. Deus não criou o universo para funcionar no automático como dizem os deístas. Além de criador, Deus é também o sustentador de todas as coisas criadas. O Espírito Santo atuou na criação (Gn 1.2) e atua hoje na sustentabilidade do universo. “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra". (Sl 104.30).


2. No plano divino da salvação. A Salvação foi planejada por Deus na eternidade passada, antes da fundação do mundo. Quando Deus criou o ser humano, em sua presciência, Ele já sabia que o homem iria pegar. Mas, Deus nunca é pego de surpresa e já tinha um plano de salvação. Este plano incluía a escolha e formação da nação de Israel, por meio da qual viria o Messias. O Espírito Santo conduziu a história da nação israelita e inspirou os profetas para profetizarem e escreverem as Escrituras. (1 Pe 1.10-12; 2 Pe 1.19-21). 


Quando pregamos o Evangelho, o Espírito nos capacita para pregar a Palavra de Deus. Por outro lado, Ele também atua no coração do pecador, para que entenda aquilo que está sendo pregado. O Espírito Santo é o agente da Salvação. Sem Ele, ninguém jamais se converteria. Mesmo que inicialmente, o pecador não tenha consciência disso, é o Espírito Santo que o conduz a Cristo. 


3. Na vida humana. Hoje, nós vivemos o período chamado “dispensação da Graça”. Este período começou com a descida do Espírito Santo, no dia de pentecostes (At 2.1-8). O Espírito Santo nos foi dado por Jesus para ficar para sempre conosco. Quando recebemos a Cristo como Senhor e Salvador, passamos a ser o templo do Espírito Santo, pois Ele passa a habitar em nós. O Espírito Santo habitando em nós produz o Fruto do Espírito, que se manifesta através de nove virtudes: amor, alegria, paz, benignidade, bondade, mansidão, fé, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22). É o Espírito Santo que nos capacita a vencer a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Mas, o Espírito Santo pode se entristecer com a prática do pecado. E se for blasfemado, não haverá mais para quem apelar, pois, é Ele que convence o ser humano do pecado e o leva ao arrependimento.


O Espírito Santo também é o responsável por conceder os dons espirituais à Igreja, capacitando a Igreja para realizar a sua missão. Jesus sabendo desta necessidade, antes de subir ao Céu, ordenou aos seus discípulos que não se ausentassem de Jerusalém, até que fossem revestidos de poder. 


CONCLUSÃO


Esta foi uma lição introdutória sobre a pessoa do Espírito Santo. Há muitas informações na Palavra de Deus sobre o Espírito Santo. Todos os crentes, especialmente os pentecostais, precisam saber sobre a divindade, personalidade, atributos divinos e obras do Espírito Santo, de acordo com a revelação bíblica.


Nas próximas lições, iremos tratar de outros temas relacionados à terceira pessoa Santíssima Trindade. Falaremos com mais profundidade sobre a atuação do Espírito Santo na obra da Salvação, o Batismo no Espírito Santo, os dons espirituais, o fervor espiritual, o fruto do Espírito Santo, a santificação e outros temas relacionados à obra do Espírito Santo. 


Pb. Weliano Pires

Assembléia de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SC


REFERÊNCIAS:

REVISTA LIÇÕES BÍBLICAS. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Rio de Janeiro: CPAD, 1º Trimestre 2021. 

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.161-62.

INTRODUÇÃO AO 1º TRIMESTRE DE 2021


Graças a Deus, estamos iniciando novo trimestre de estudos em nossa Escola Bíblica Dominical. No trimestre passado estudamos o livro de Jó. Discorremos sobre o sofrimento do justo: a fragilidade humana e a soberania divina. Agora, teremos um trimestre temático, onde estudaremos um tema e não um livro específico da Bíblia.  

O tema deste trimestre é: O Verdadeiro Pentecostalismo - A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo. Estudaremos uma matéria da teologia chamada pneumatologia, que é o estudo da pessoa e obra do Espírito Santo. Entretanto, trataremos não apenas da personalidade, divindade, atributos e obra do Espírito Santo na Bíblia, pois, os tradicionais ou cessacionistas também crêem nisso. Falaremos também da atualidade das operações do Espírito Santo, da mesma forma que aconteceu no dia de Pentecostes. É por esta razão que somos chamados de “pentecostais”. 

Cessacionistas, Pentecostais e Neopentecostais

Entre os protestantes ou evangélicos, no que tange à doutrina do Espírito Santo, há três grupos: 

1) Os tradicionais ou cessacionistas. Acreditam que os dons do Espírito Santo se restringiram ao período apostólico e cessaram com a completude das Escrituras. Neste grupo estão as chamadas Igrejas Reformadas como a Igreja Presbiteriana, Igreja Batista e Metodista. Porém, na Igreja Presbiteriana há uma divisão chamada Igreja Presbiteriana Renovada, que é pentecostal. Algumas Igrejas Batistas independentes também são pentecostais. 

2) Os pentecostais. Crêem na atualidade dos dons espirituais e no Batismo no Espírito Santo, como uma experiência subsequente à Salvação. No Brasil, os primeiros adeptos deste grupo são a Assembleia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil. Porém, a CCB, embora tenha um credo ortodoxo, tem algumas práticas que são características de uma seita. 

Depois sugiram novas Igrejas no meio pentecostal a partir das décadas de 1950 e 1960, como O Brasil para Cristo, Igreja Pentecostal Deus é Amor e Igreja do Evangelho Quadrangular. Esta última, depois se tornou neopentecostal; 

3) Os neopentecostais. Crêem na atualidade dos dons espirituais, mas, dão ênfase à prosperidade financeira, e bem estar físico. Pregam a chamada teologia da prosperidade, confissão positiva e triunfalismo. 

Os pioneiros deste movimento são a Igreja Universal e Internacional da Graça de Deus. Depois surgiram inúmeras denominações neopentecostais oriundas destas e também de Igrejas pentecostais. Muitas práticas neopentecostais são absolutamente antiblíblicas, como o uso de objetos sagrados, supostamente milagrosos e troca de bençãos por ofertas e votos.

O Movimento Pentecostal 

O Movimento Pentecostal teve origem nos Estados Unidos em 1906, na Rua Azuza em Los Angeles, na Igreja pastoreada pelo pastor Willyam Seymour. Seymour era um pastor negro e descendente de escravos, que nasceu em Luisiana, cinco anos antes do fim da escravidão no país e viveu sob o intenso racismo do Aparthaid. 

Este movimento cresceu nos EUA e enviou missionários para vários países, entre eles o Brasil, que recebeu os missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que viviam nos Estados Unidos e vieram para o Brasil, desembarcando em Belém - PA, em 1910. Inicialmente, Berg e Vingren foram congregar na Igreja Batista, que já existia no país. Entretanto, como pregavam a doutrina pentecostal e falavam em línguas, foram expulsos da Igreja Batista em 1911, com outros irmãos brasileiros e em 18 de junho de 1911, fundaram uma Igreja denominada “Missão da Fé Apostólica”, cujo nome foi mudado para Assembléia de Deus em 1918. Em pouco tempo, a Assembléia de Deus se espalhou por todo o território nacional e se tornou a maior denominação pentecostal do mundo. 

Este é o verdadeiro pentecostalismo. Mas, tudo que tem o verdadeiro é porque tem o falso. Existem muitos falsos pentecostalismos por aí. Por isso, neste trimestre estudaremos as bases fundamentais do pentecostalismo bíblico.

O comentarista deste trimestre é o pastor Esequias Soares da Silva, presidente da Assembleia de Deus, Ministério do Belém, em Jundiaí-SP; presidente do Conselho de Doutrina da CGADB; presidente da Comissão de Apologética da CGADB; graduado em Hebraico pela Universidade de São Paulo; mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie; e autor de diversos livros, entre eles: Manual de Apologética Cristã, Heresias e Modismos e A Razão da Nossa Fé, todos publicados pela CPAD.


Pb. Weliano Pires 
Assembleia de Deus 
Ministério do Belém 
São Carlos -SP

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...