04 outubro 2020

A mensagem de Deus na porta do templo

Texto Bíblico: Jeremias 7.1-16


INTRODUÇÃO

O profeta Jeremias era sacerdote de Anatote e filho de Hilquias. Foi chamado por Deus, ainda muito jovem, para ser profeta. Profetizou no Reino do Sul, nos dias que antecederam o cativeiro babilônico e durante o cativeiro. É conhecido como o "profeta das lágrimas", devido às suas lamentações pela dor do seu povo. Jeremias teve poucos amigos e enfrentou muitas lutas com falsos profetas, que entregavam mensagens de prosperidade, quando Deus falava de julgamento.

No capítulo sete, Deus mandou Jeremias proferir uma mensagem na porta do templo, denunciando o padrão de vida de pessoas ímpias e corruptas, que afirmavam que Jerusalém era inviolável, baseando-se em uma profecia de Isaías contra Senaqueribe (Is.37.6,7,29). Porém, nos dias de Jeremias o contexto era outro.


Vejamos alguns tópicos dessa mensagem de Deus proferida por Jeremias, que é muito atual:


1. Melhorem a conduta. Sejam justos nas atitudes para com o próximo. (vs.2 e 5). Isso envolve o desrespeito aos excluídos e maginalizados; o ‘não matarás’ e a idolatria. 


2. Não se enganem com palavras vãs e mentirosas. (Vs. 4 e 8). Não é porque alguém está em Jerusalém, ou no Templo, que Deus o protegerá, sendo um ímpio.


3. Não venham adorar a Deus, sem abandonar as abominações. Vs. 9 e 10). Deus não tolera cultos oferecidos por ímpios. Antes de oferecer cultos ao Senhor, é preciso haver conversão. Antes de Deus receber a adoração de alguém, Ele recebe o adorador. Foi assim com Caim e Abel. Deus atentou para Abel e para a sua oferta e rejeitou Caim e a sua oferta. (Gênesis 4.4,5)


4. Respeitem a casa de Deus. (V.11; Mateus 21.13). O templo é chamado de casa de oração. Não é uma caverna de ladrões. Não pode ser usado para ganhar dinheiro, fazer política, exaltar o homem, etc. Se Jesus entrasse pessoalmente em alguns templos, expulsaria muitos profanos e vendilhões, que usam o templo para enriquecer e promover outras atividades.


5. Ouçam a voz de Deus. (V. 12). Deus fala, repreende e exorta ao arrependimento. Mas, a sua paciência tem limites. Aqui, Deus orienta o povo, que vá a Siló, local onde estava a Arca da Aliança, quando foi levada pelos Filisteus, nos dias  do sumo sacerdote Eli. “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.” (Hebreus 3.7,8)


6. Líderes, não adianta orar, por quem não quer deixar o pecado. (V.16). Se orarmos e a pessoa não quiser saber de Deus, Ele não vai nos responder. Está cheio de obreiros profetizando bênçãos para ímpios. A mensagem do Evangelho começa com "Arrependei-vos" e não com "prosperai".  


CONCLUSÃO


Deus nos ama e, por isso, nos repreende e nos disciplina, para não sermos condenados com o mundo. Esta mensagem de Jeremias continua muito atual. Vamos meditar em cada tópico e que isso sirva de alerta para  a Igreja do século XXI.


Pb. Weliano Pires
Assembléia de Deus, Ministério do Belém
São Carlos - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...