15 outubro 2018

Quem foram os responsáveis pelos avanços do Brasil?


Constantemente, amigos meus defensores ferrenhos do Lula, principalmente os nordestinos, dizem que as pessoas que criticam o ex-presidente e atual presidiário Lula, são pessoas ‘ingratas’, que ‘cospem no prato que comeram’. Isto, porque segundo dizem, antes do Lula, o Brasil era um país atrasado, os nordestinos comiam feijão duro dado pelo governo e hoje tudo mudou para melhor.

Sendo eu brasileiro, nordestino e crítico há muitos anos do lulopetismo, evidentemente, fico incomodado com estas afirmações, porque elas não são verdadeiras, ou estão cheias de manipulações.

Eu conheci e vivi no Nordeste nos anos 70, 80 e início dos anos 90. Nasci e cresci na Zona Rural. Conheço, por experiência própria, as dificuldades vividas pelos brasileiros do Sertão nordestino. Sei o que é morar em uma casa de taipa, sem banheiro, sem água encanada, sem energia elétrica. Sei o que é trabalhar na agricultura e pecuária, de forma primitiva, em tempos de seca terrível como as de 1982 e 1983. Naqueles anos, eu vi os açudes e barragens mais profundas, absolutamente secas, com o seu solo rachado.
Comparando o Brasil de hoje, no aspecto econômico e tecnológico, com a realidade supracitada, é fato que o Brasil mudou para melhor em vários aspectos e em outros piorou e muito. E o Nordeste brasileiro também melhorou.

O que é preciso dizer, é que as mudanças que o Brasil viveu não vieram por causa do PT, mas, apesar dele. Vários fatores externos e internos contribuíram para estes avanços; várias medidas foram adotadas e muitas delas, o PT combateu ferrenhamente. Abaixo, vou destacar algumas coisas que contribuíram para a melhoria do Brasil a longo prazo.

1) Globalização. Com a queda do Muro de Berlim em 1989 e o fim da chamada Guerra fria, o mundo deixou de ser dividido por uma barreira ideológica entre EUA e URSS. Surgiu então o neoliberalismo, que impulsionou a globalização. Sendo assim, houve maior integração comercial e cultural entre os países. O PT sempre combateu isso.

2) Abertura econômica. Antes do governo Collor, a economia brasileira era muito fechada. Havia um nacionalismo exagerado e o que se produzia era praticamente para o consumo interno. O governo Collor teve muitos problemas, principalmente de corrupção e falta de habilidade política, junto ao Congresso Nacional. Mas, a abertura econômica adotada em seu governo, com a extinção de subsídios do governo, abriu as portas para as exportações e fez com que grandes empresas estrangeiras se instalassem no Brasil, principalmente, no setor automobilístico. Isso permitiu que tivéssemos maior concorrência e carros mais baratos. O PT foi radicalmente contra isso.

3) Plano Real. Iniciado no final do governo Itamar Franco, pelo então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que coordenou uma equipe de economistas notáveis, este Plano econômico derrubou aos poucos, uma inflação de 916% a.a, que destruía a nossa economia e acabava com o poder de compras dos trabalhadores. Ninguém conseguia fazer financiamentos a longo prazo. Este plano adotou o chamado tripé macroeconômico: câmbio flutuante, metas de inflação e meta fiscal. De novo, o PT combateu duramente este plano, alegando que era eleitoreiro.
4) Lei de Responsabilidade fiscal. Criada no governo FHC, a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, ou Lei de responsabilidade fiscal, tem a função de estabelecer um mecanismo de controle das contas públicas. Esta lei estabelece limites mínimos para os gastos em educação e saúde, limites para os gastos com pessoal e limites para a dívida pública. Isso evita, por exemplo, que um governante acumule dívidas para o próximo governo, além de garantir maior transparência e evitar desperdícios. Mais uma vez, o PT votou contra esta lei.

5) Boom das Commodities. As commodities, ou commodity  no singular, são aqueles produtos que funcionam como matéria prima, que podem ser produzidos em grande escala e cujos preços são determinados pelas variações do mercado internacional e não pelas empresas ou países que os produzem. Entre os anos de 2003 e 2011, que envolveram os dois mandatos do Lula e o início do governo Dilma, houve uma valorização significativa das commodities, no mercado internacional. Isto beneficiou significativamente, os países produtores destes produtos, entre eles o Brasil. Este é um fator que independe do governo de cada país. Portanto, o PT não possui qualquer mérito ou demérito nisso.

6) A expansão do agronegócio brasileiro. O Brasil, por ter uma vasta extensão territorial e um grande volume de água doce, tem uma grande vocação para a agricultura e pecuária. Antigamente, no entanto, a nossa agricultura e pecuária eram precárias. Com as novas tecnologias e investimentos de empresários do setor, houve uma expansão significativa nestes setores. Para se ter uma idéia, só nos últimos vinte anos, a área de plantação de grãos experimentou um crescimento exponencial de 37 para 176%. A pecuária também segue na mesma direção. O crescimento deste setor, possibilitou maior participação no PIB, criação de empregos em todo o país e aumento das exportações.
O PT e a esquerda, no entanto, ao invés de dar maior apoio ao agronegócio e aos pecuaristas, deu apoio aos terroristas do MST, que nada produzem e ameaçam o setor com invasões e destruição de plantações.

7) Privatizações. Algumas empresas públicas, além de travar o crescimento econômico dos seus respectivos setores, serviam de cabides de empregos e eram antros de corrupção. No governo Collor houve o início das privatizações e quebras de monopólio. Porém, elas se acentuaram no governo FHC, principalmente, com as privatizações da Vale do Rio Doce, e das empresas de telecomunicações. Isso possibilitou a vinda de investimentos, modernização e avanços tecnológicos de vários setores. O PT, como sempre esperneou e tentou impedir. Mas, felizmente foi derrotado. A Vale, por exemplo, cresceu 600% no primeiro ano após a privatização e hoje o Brasil arrecada mais com os impostos vindos desta empresa, do que arrecadava com os lucros, antes das privatizações. As empresas de telecomunicações, antes da privatizações eram atrasadíssimas. Após serem privatizadas, houve investimentos e avanços tecnológicos. Por causa disto, hoje até nas favelas é possível as pessoas terem vários celulares e internet.

Houve também muitos avanços na área social, com a criação de programas sociais como o Bolsa-escola, vale gás, renda mínima, luz no campo, o transporte escolar gratuito e outros que depois o Lula mudou o nome, para parecer que foi ele o criador. Claro que houve bastante expansão nestes programas. Mas, não dá para dizer que o PT foi o único responsável por estes programas.

Isto posto, concluo dizendo que o Brasil avançou em várias áreas, não por causa do Lula e do PT, mas, apesar deles.


Por Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...