08 novembro 2015

Limpeza geral

Limpeza geral

Leitura Bíblica:
Isaías 1.11-20 : "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça." (1Jo 1.9).

Antes de ler o texto bíblico indicado para aquele dia, dei uma olhada rápida no Presente Diário novo que acabara receber. Em uma das meditações, a autora falava sobre limpar o pó escondido debaixo dos livros na estante. O assunto “limpeza” também era conhecido do povo de Israel. Os ritos religiosos sempre visavam a purificação. Sujeira é caso sério, ainda mais quando se trata de sujeira espiritual: essa só Deus consegue limpar de verdade.
O problema é que o ser humano é espiritualmente sujo por natureza. Sua tendência é sempre agir com egoísmo e maldade. Ele não consegue se limpar sozinho – seria como tirar pó com um pano sujo, que só empurra a poeira de um lado para o outro.

A sujeira tem uma característica bem conhecida: ela só atrai mais sujeira, e nunca a limpeza. Por isso, uma limpeza espiritual parcial não resolve e nada significa para Deus. É isso que ele diz na leitura de hoje: não adianta manter a aparência exterior de piedade e religiosidade se o coração é mau e as obras também. Isso é hipocrisia, coisa que Deus descreve como repugnante e insuportável.

Se o ser humano nasce sujo e não consegue se limpar sozinho, haverá alguma esperança para ele? A dica está no versículo em destaque: “Se confessarmos os nossos pecados...”. É isso que Deus quer: que eu reconheça minha rebeldia e lhe mostre todos os cantos sujos do meu coração. Isso basta para que ele me perdoe e me limpe totalmente.

Mas, assim como a estante não se mantém limpa sozinha, também o meu coração voltará a ficar sujo. Por isso, é preciso permitir que Deus faça essa limpeza todos os dias – isso é o que a Bíblia chama de santificação. E ela é essencial para a nossa saúde espiritual. – MJT

Para ser limpo, não basta manter-se longe da sujeira – é preciso lavar-se regularmente.

(Publicado no Livro "Presente Diário 18"- Rádio Transmundial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA Na lição passada, estudamos sobre a forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto espe...