08 novembro 2015

LIÇÃO 6: O IMPIEDOSO MUNDO DE LAMEQUE

Hoje, estudaremos sobre "O impiedoso mundo de Lameque". A Bíblia fala de dois homens chamados Lameque. É muito importante explicar isso, para que não haja confusão entre estes dois personagens da história bíblica. A diferença entre estes dois homens é enorme.
O Lameque, que vamos estudar hoje, é filho de Metusael e descendente de Caim. Este Lameque era ímpio. Foi o primeiro polígamo e era um assassino, que se vangloriava dos seus crimes, fazendo até poesia com eles.
O outro Lameque, era descendente de Sete, filho de Matusalém e pai de Noé. Era temente a Deus. Quando o seu filho nasceu, ele profetizou, que este traria consolo à sua geração.
O mundo, enquanto o pecado ainda não havia degenerado as pessoas, era maravilhoso. Com uma ecologia perfeita e ainda livre da agressão e depredação humana, proporcionava à raça humana, beleza, longevidade e fartura de alimentos. Além disso, a tecnologia se desenvolveu rapidamente, com a descendência de Caim. Por outro lado o pecado se espalhou pela raça humana e produziu um mundo depravado, violento e distanciado de Deus.
O mundo de Lameque era caracterizado pela violência sem limites, a imoralidade sexual e a resistência à Graça de Deus. Semelhante aos nossos dias, matava - se por coisas banais. Lameque, em sua poesia, confessa ter matado um jovem por lhe pisar e um homem por lhe ferir. Ele também corrompeu o projeto original de Deus para o casamento, praticando a bigamia.
Os fundamentos do casamento, segundo Deus são a heterossexualidade, a monogamia e a indissolubilidade. Essa corrupção dos princípios do matrimônio por Lameque atingiu também os descendentes de Sete, denominados de Filhos de Deus. Estes também se fizeram polígamos, alterando as bases familiares, levando a sociedade pré diluviana à uma orgia sem precedentes.
Alguns teólogos dizem que estes 'Filhos de Deus', referem-se aos anjos caídos, que teriam se relacionado com as mulheres e desse relacionamento teriam nascido os gigantes. Porém, esta interpretação encontra dificuldades, pois, os anjos são seres assexuados e não possuem corpos físicos. Jesus disse que os anjos não se casam, nem se dão em casamento.
O mundo depravado de Lameque era irrecuperável e estava condenado à destruição. Eram extremamente antropocêntrico e blasfemos. Apesar da alta tecnologia e criatividade, era um mundo violento, depravado e voltado à destruição. Se Deus não tomasse providências, eles acabariam destruindo toda a raça humana. Devido à longevidade, achavam que Deus era fraco e distante da sua criação. Não aceitavam bom governo de Deus.
Em nossos dias a situação é semelhante. O mundo hoje vive em declarada rebelião contra Deus. A imoralidade, a violência e a incredulidade tem crescido assustadoramente. Porém, diferente daquela época, em que apenas uma família servia a Deus, hoje a Igreja tem milhões de pessoas em todo o mundo. Se a Igreja fizer o seu papel alcançará muitas pessoas para Deus. Enquanto ela estiver na terra, irá deter o poder e a manifestação do Anticristo.

Boa aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA Na lição passada, estudamos sobre a forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto espe...