25 novembro 2020

Lição 9: Jó e a inescrutável Sabedoria de Deus


Data: 29 de Novembro de 2020


TEXTO ÁUREO:


 “Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28.28).


VERDADE PRÁTICA:


A verdadeira sabedoria está associada ao temor do Senhor e não ao mero acúmulo de conhecimento.”


HINOS SUGERIDOS: 124, 126 e 133 da Harpa Cristã.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Jó 28.1-28.


1 — Na verdade, há veios de onde se extrai a prata, e, para o ouro, lugar em que o derretem.

2 — O ferro tira-se da terra, e da pedra se funde o metal.

3 — O homem pôs fim às trevas e até à extremidade ele esquadrinha, procurando as pedras na escuridão e na sombra da morte.

4 — Trasborda o ribeiro até ao que junto dele habita, de maneira que se não pode passar a pé; então, intervém o homem, e as águas se vão.

5 — A terra, de onde procede o pão, embaixo é revolvida como por fogo.

6 — As suas pedras são o lugar da safira e têm pós de ouro.

7 — Essa vereda, a ignora a ave de rapina, e não a viram os olhos da gralha.

8 — Nunca a pisaram filhos de animais altivos, nem o feroz leão passou por ela.

9 — Ele estende a sua mão contra o rochedo, e revolve os montes desde as suas raízes.

10 — Dos rochedos faz sair rios, e o seu olho descobre todas as coisas preciosas.

11 — Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para a luz o que estava escondido.

12 — Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?

13 — O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.

14 — O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.

15 — Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela.

16 — Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira.

17 — Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por joia de ouro fino.

18 — Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis.

19 — Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.

20 — De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?

21 — Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu.

22 — A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.

23 — Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar.

24 — Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.

25 — Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas;

26 — quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões,

27 — então, a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.

28 — Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

 

COMENTÁRIO


Revisão da lição anterior


Estudamos na lição passada “A teologia de Zofar: os justos não passam por tribulação?”.


Vimos os seguintes tópicos:


  • O discurso de Zofar, o último amigo de Jó a falar na série de debates (Jó 11; 20). 

  • Zofar é mais duro e impiedoso nas acusações contra Jó. Diferente dos seus amigos, ele faz apenas dois discursos (nos capítulos 11 e 20 do livro de Jó), suficientes para derramar todo o seu ressentimento contra o patriarca. 

  • Zofar insiste na tese de que o justo não passa por tribulação, à semelhança do que pensavam os seus amigos Elifaz e Bildade. 

  • Zofar acusa Jó de se levantar contra sabedoria divina e o aconselha a voltar-se para Deus através de arrependimento e conversão baseada em rituais legalistas.


INTRODUÇÃO À LIÇÃO 9


O livro de Jó encontra-se entre os chamados livros poéticos da Bíblia. Ele tem um estilo literário chamado de “sapiencial”, que consiste em ensinar ou transmitir sabedoria. 

Nesta lição, cujo título é: Jó e a inescrutável sabedoria de Deus, estudaremos o capítulo 28 do livro de Jó. Este capítulo marca o fim dos debates entre Jó e os seus amigos Elifaz, Bildade e Zofar. Jó faz uma apresentação da verdadeira sabedoria, fazendo um contraste entre a sabedoria meramente humana e a sabedoria que vem de Deus e conclui dizendo que a verdadeira sabedoria é o temor do Senhor.  

A palavra inescrutável, contida no título desta lição, significa algo impenetrável, impossível de ser investigado, incompreensível. Assim é a sabedoria de Deus. 


Veremos nesta lição os seguintes tópicos:


  • O ponto central desta lição é que a verdadeira sabedoria consiste no temor do Senhor.

  • O primeiro tópico faz uma comparação entre a busca do ser humano por minérios e a busca por sabedoria, mostrando que apesar de todo o esforço humano o homem não consegue adquirir a verdadeira sabedoria por seus próprios esforços e/ou méritos.

  • O segundo tópico mostra que o preço da sabedoria é inestimável e que nenhuma riqueza pode comprá-la, pois, somente Deus pode concedê-la;

  • O terceiro tópico mostra que a verdadeira sabedoria é um bem espiritual. Sendo assim, ela tem implicações práticas e não apenas intelectuais. 



I. A SABEDORIA VISTA COMO UM BEM NATURAL


1. O empenho na busca da sabedoria. Utilizando uma linguagem poética, Jó faz uso de uma metáfora, comparando a intensa busca do ser humano por minérios, nos garimpos, com a busca por sabedoria. (vs. 1-11). Ao longo dos séculos, o ser humano vem buscando sabedoria, através de estudos e experimentos. Assim como os minérios, a sabedoria encontra-se oculta. Entretanto, vale lembrar que aqui trata-se da sabedoria humana e não da sabedoria divina, como veremos no tópico três. 

Existem pelo menos três tipos de sabedoria: sabedoria divina, sabedoria humana e sabedoria diabólica. No capítulo 3, versículos 1 a 17, da Epístola de Tiago, há um contraste entre a verdadeira sabedoria e a sabedoria humana.


2. Como quem explora o minério, assim o homem faz com a sabedoria. O trabalhos de mineração é muito difícil. Além de ser duro e perigoso, requer habilidade e técnica na execução. Muitos morrem soterrados nos garimpos. O comentarista aponta para a necessidade de usar as técnicas corretas como paciência e disciplina, na busca da sabedoria. Em sua poesia, Jó demonstra que apesar de todo esforço humano empreendido na busca pela sabedoria, não tido sucesso. Jó está se referindo à sabedoria espiritual que não pode ser adquirida por méritos humanos.  


3. De onde vem a sabedoria? Jó mostra em seu discurso, os avanços do ser humano para encontrar minério, porém, é incapaz de encontrar a sabedoria em suas buscas. De fato, apesar de tanta busca pela sabedoria e dos avanços tecnológicos e do saber, o ser humano tem se tornado cada vez mais tolo e embrutecido, em relação à verdadeira sabedoria. 

Muitos confundem sabedoria com conhecimento ou capacidade intelectual. Outros ainda confundem sabedoria com boa memória ou eloquência. Já vi pessoas elogiando pregadores ou palestrantes, dizendo que eles têm muita sabedoria, sendo que falaram em seus discursos, muitas coisas que não tem nenhum fundamento. O mesmo vale para escritores. 

A verdadeira sabedoria é dom de Deus, logo só pode ser sábio quem teme a Deus e não está associada diretamente à capacidade intelectual. É possível um analfabeto ser sábio e um doutor ser tolo.


II. A SABEDORIA VISTA COMO UM BEM COMERCIAL


1. O preço da sabedoria. Há uma grande diferença entre a sabedoria descrita por Salomão, no livro de Provérbios e a sabedoria descrita por Jó, no capítulo 28. Salomão fala de uma sabedoria que pode ser alcançada por esforços humanos, que tem custo e pode ser transmitida de pai para filho. (Pv 4.5,7,23). Jó, no entanto, fala de uma sabedoria incomparável, que não tem preço e dom de de Deus. “Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto e ser-lhe-á dada.” (Tg 1.5). 

Salomão foi o homem mais sábio que existiu, além de Jesus, que é Filho de Deus. Mas, apesar de ter sido dada por Deus, a sabedoria dada a Salomão era uma sabedoria natural. Salomão não buscou a sabedoria espiritual e acabou deixando-se corromper por mulheres estrangeiras, entregando-se à idolatria. A verdadeira sabedoria consiste no temor a Deus e nos afasta do pecado. 


2. O valor da sabedoria. Charles Spurgeon, pregador inglês, disse que “a sabedoria é o uso correto do conhecimento.” Ele tem razão, pois, o fato de alguém ter conhecimento não significa que é sábio. Isso vale também para o conhecimento bíblico. O fato de alguém conhecer as Escrituras e ensiná-la corretamente não faz dele um sábio. Jesus ilustrou bem isso, com a parábola dos dois alicerces. Ele disse que aquele que ouve as suas palavras e não as pratica é semelhante ao homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Mas, o que ouve as suas palavra e as pratica que como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mt 7.24-27). Então, é possível alguém conhecer as Escrituras e mesmo assim ser um tolo, se não praticar. 


3. A sabedoria não é um bem comercial. Jó não nega a existência da sabedoria e não está dizendo que ela não pode ser encontrada. Entretanto, ele diz que ela não é um bem comercial e que tem um valor inestimável e como tudo o que provém de Deus, não pode ser comprada. Evidentemente, ele se refere à sabedoria espiritual que provém de Deus, como veremos no terceiro tópico.


III. A SABEDORIA VISTA COMO UM BEM ESPIRITUAL


1. Uma verdade revelada. Jó perguntou no versículo 20, de onde vem a sabedoria e fez um paralelo entre a busca por minerais e a busca por sabedoria. Usando esforços e técnicas, a humanidade tem encontrado os mais diversos minérios. Mas, a sabedoria espiritual não pode ser encontrada no centro da terra, nem com os sábios ou pela tradição das gerações passadas. 

Conforme dito anteriormente, a verdadeira sabedoria é um dom de Deus. Tem coisas que somente Deus sabe e somente Ele pode revelar. Paulo disse que “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes”. (1 Coríntios 1.27)


2. Uma verdade prática. A verdadeira sabedoria aproxima o homem de Deus e o afasta do pecado. Ela é relacional e não apenas intelectual. Sábio é quem tem teme a Deus. O salmista, nos salmos 14 e 53 chama os ateus de “tolos” ou “néscios”: “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem.” (Sl 53.1)


CONCLUSÃO


Estudamos nesta lição, o discurso poético de Jó sobre a inescrutável sabedoria de Deus. Esta sabedoria tem um valor inestimável e não pode ser adquirida mediante esforços e técnicas humanas, como os minérios. Também não pode ser comprada ou herdada, pois, ela tem muito valor, mas, não tem preço. É uma dádiva de Deus àqueles que o temem. "O Temor do Senhor é o princípio da sabedoria." (Sl 111.10).


Pb. Weliano Pires

Igreja Evangélica de Deus

Ministério do Belém

São Carlos - SP


REFERÊNCIAS: 


Revista LIÇÕES BÍBLICAS. RJ: CPAD, 4° Trimestre de 2020. 

Revista Ensinador Cristão.  RJ: CPAD, 4° Trimestre de 2020.

(HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.138).

 

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