18 fevereiro 2019

O crente pentecostal e a Bíblia


O fato de ser Pentecostal, não me autoriza a desprezar a Bíblia Sagrada. Ao contrário: Os verdadeiros pentecostais tem a Bíblia como único manual de fé e conduta. No dia de Pentecostes, após serem cheios do Espírito Santo, os discípulos falaram em línguas e profetizaram. (Só isso!) Não há nenhum relato de que pularam, deram cambalhotas, fizeram aviõezinhos, rodopiaram, ficaram inconscientes ou coisas do tipo. Quando os incrédulos viram isso, começaram a escarnecer e a dizer que eles estavam cheios de mosto, isto é, bêbados. Imediatamente, os discípulos, conscientes, pararam e Pedro, tomou a palavra, pregando a primeira mensagem pentecostal.
É importante notar, que nesta mensagem Pedro pregou um sermão expositivo da Bíblia, discorrendo sobre o Antigo Testamento desde Abraão, até Cristo. Chegando em Cristo, ele falou da cruz, da ressurreição e por último da necessidade de arrependimento. Em nenhum momento Pedro continuou a falar em línguas durante a mensagem, nem tratou de assuntos como 'vaso', 'fogo', reteté, mistério, etc. Não mandou ninguém ‘profetizar’ ou ‘declarar’ isso-e-aquilo para o seu irmão, nem deu ‘rajada de glória’.
Após pregar a mensagem salvífica, clara e objetiva, Pedro não precisou fazer o apelo. Os seus ouvintes, movidos pelo Espírito Santo perguntaram: "Que faremos varões irmãos?” A reposta de Pedro foi enfática: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe e a quantos o Senhor nosso Deus chamar." (Atos 2:38-39)
Observem que na resposta de Pedro não há nada como 'você vai vencer!' 'Você é vaso', 'Deus vai te exaltar', ou outros jargões dos pseudo pentecostais da última década.

A doutrina pentecostal não exclui a Bíblia. Ao contrário, ela a confirma. Os crentes pentecostais da Igreja primitiva tinham as seguintes características:

1) Doutrina dos apóstolos (Verdades Bíblicas). Movimento sem doutrina bíblica torna-se misticismo e invenções humanas ou mesmo diabólica.
2) Comunhão – A Palavra comunhão é a tradução do grego Koinonia, que significa parceria, companheirismo e participação. Refere-se ao fato de os discípulos pentecostais terem tudo em comum e suprirem as necessidades dos mais carentes.
3) Partir do pão – Refere-se à Ceia do Senhor e à festa Ágape, onde eles traziam pão e comiam juntos pobres e ricos.
4) Orações – A Igreja Primitiva vivia em constante oração. Não era vigílias com cânticos a noite toda,  entrega de ‘revelações’ e oba-oba. Eles oravam.
5) Temor – Temor a Deus significa reverência a Deus, à Sua Palavra e pavor de pecar. Muitos ‘pentecostais’ da atualidade não têm o menor respeito pelas coisas de Deus, pelos pastores ou pela Bíblia. Se alguém aponta a incoerência entre as suas atitudes e a Bíblia eles não se dobram.
6) Muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos – Nos tempos apostólicos aconteciam milagres e maravilhas. Não se forçava barra ou se inventava milagres como acontece hoje em dia. Paralíticos andavam, mortos ressuscitavam, enfermos eram curados imediatamente, etc. (Atos 2:42-44)
O verdadeiro Movimento Pentecostal tem essas características. Aqueles que não concordam, com a falta de ordem e decência nos nossos cultos, não estão, de forma alguma, sendo contra a ação do Espírito Santo. Estão apenas citando as Palavras do próprio Espírito Santo, que estão registradas em I Coríntios 14:39-40: “Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”

Por Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...