10 novembro 2018

Presente diário. Tema: Esqueci?!


Leitura Bíblica: Oséias 13.1-8

“Eu cuidei de vocês no deserto, naquela terra de calor ardente.” (Os 13.5).

As pessoas são diferentes umas das outras, mas em alguns pontos são muito semelhantes, como na facilidade para esquecer favores recebidos. Israel esqueceu grandes benefícios que recebera de Deus: o Senhor tirou o povo do Egito, na época o mais poderoso império da terra. Sustentou uma enorme multidão durante 40 anos no deserto ardente. Alimentou-o de forma milagrosa, com maná e carne. Mas depois de tudo isso os israelitas esqueceram-no e adotaram deuses de madeira e pedra. Por causa disso, sofreriam um destino muito pesado: seriam insignificantes como a neblina da manhã, o orvalho que logo evapora, a fumaça que se dissipa. Não parece demais para um problema de memória?

No entanto, a questão não é o esquecimento puro e simples – não é disso que Deus fala no v.6. “Esquecer” também tem o sentido de desprezar ou desdenhar, isto é: ser ingrato. A ingratidão – essa sim – é pecado, é atitude que desagrada profundamente a Deus. Por isso, o texto da leitura bíblica também mostra que ela pode ser até perigosa: Deus viria sobre eles como um animal selvagem e destruidor – algo que eles conheciam bem, pois conviviam com esse risco na região em que moravam. Ingratidão é coisa séria, pois está ligada a orgulho, coração duro, egoísmo. Chega a ser idolatria, pois nos leva a dar mais importância às nossas próprias conquistas, capacidades e habilidades do que ao poder de Deus.

Cabe então uma pergunta oportuna: que idade tem o leitor? Trinta? Cinquenta? Oitenta? Por quantos desertos ardentes já passou? Quantas vezes comeu e ficou satisfeito? Lembre-se que, sem o cuidado de Deus, não sobreviveríamos. Por isso, é preciso praticar a gratidão a Deus de forma consciente! O Salmo 118.1 diz: “Deem graças ao SENHOR porque ele é bom; o seu amor dura para sempre”. Ou, nas palavras de um antigo cântico: “Agradeço a ti, Senhor, pois tu és bondoso. Tua misericórdia dura para sempre”.

É bom avaliar se a gratidão supera as queixas na vida diária!

Fonte: www.transmundial.com.br/presente-diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...