20 novembro 2018

Presente diário. Tema: Caminho


Leitura Bíblica: Salmo 37.5

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo.” (Sl 23.4a).

Quando vamos viajar para um lugar desconhecido, precisamos antes aprender o caminho. Há vários recursos disponíveis: podemos utilizar mapas, GPS, conversar com pessoas que já fizeram o trajeto… Mesmo sem nunca ter passado por certa estrada, podemos estudá-la, conhecê-la bem e então partir muito mais seguros, evitando surpresas no percurso.

O salmista compara nossa vida a um caminho. Assim como numa rota nova, ninguém sabe o que acontecerá em sua vida. Podemos conversar com pessoas que já viveram mais tempo – já acumularam mais “quilometragem” – que nós, mas isso não significa que teremos as mesmas experiências. Por mais preparados que estejamos, com carreira promissora, seguro de vida, plano de saúde, poupança, nada disso é garantia de um caminho plano. Outro aspecto é que a paisagem muda com o passar do tempo. É impossível não ser influenciado pela cultura em que estamos inseridos. A humanidade está sempre desenvolvendo formas novas de fazer as coisas cotidianas.

A leitura bíblica nos convida a entregar e confiar a vida a Deus. Se é impossível ter controle absoluto sobre ela, por que relutamos em entregá-la àquele que tudo sabe, tudo vê? Na maior parte do tempo, tentamos resolver os problemas com nosso próprio esforço, e nem sequer oramos pedindo a orientação do Senhor. Assim, muitas vezes sofremos antecipadamente por situações que nem temos certeza que se concretizarão.

Mas Deus está sempre disposto a nos ajudar. Ao entregar o controle da vida ao Senhor, podemos ter certeza de que ele vai nos conduzir quando o terreno for íngreme e nosso fôlego terminar. Os perigos podem aparecer, mas não haverá mais motivo para ter medo (versículo em destaque). Aliás, Jesus deixa bem claro que nem sempre teremos dias felizes. Ele diz em João 16.33b: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. – ADH

Jesus é o único caminho realmente seguro!

Fonte: www.transmundial.com.br/presente-diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apó...