O casamento é uma instituição divina,
na qual duas pessoas de sexos opostos fazem uma aliança diante de Deus, da
Igreja e de suas famílias, de serem um do outro enquanto viverem. Prometem
amar, respeitar e serem fiéis um ao outro, nas mais diversas circunstâncias,
sejam elas, favoráveis ou desfavoráveis.
Deus ao estabelecer o casamento, tinha
alguns propósitos. Com o passar dos anos e o afastamento dos seres humanos de
Deus, estes propósitos foram sendo esquecidos e, consequentemente, os
casamentos não perduram.
Seguem abaixo os propósitos de Deus ao instituir do casamento:
1) Felicidade do casal. Deus deseja que sejamos felizes e um casamento bem sucedido, faz-nos alcançar a felicidade.
2) Companheirismo. Deus olhou para o primeiro homem, Adão, e disse: “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. (Gênesis 2:18).
3) Vitaliciedade. O casamento planejado por Deus deve durar até a morte de um dos cônjuges. O divórcio não é invenção de Deus. O homem, por sua dureza de coração e egoísmo, criou o divórcio. Deus deseja que o casamento perdure até à separação mediante a morte. “Assim, não são mais dois, mas, uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. (Mateus 19.6)
4) Testemunhar de Cristo e da sua Igreja. O casamento ilustra o amor de Cristo para com a sua Igreja e vice-versa. “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” (Efésios 5.31-32).
5) Dar origem a novas famílias. A ordem de Deus foi: “... Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.” (Gênesis 1.28a). Para que haja novas famílias é necessário que haja casamentos.
6) Evitar a promiscuidade. Se não houvesse casamento, a bagunça seria generalizada; seríamos como animais irracionais e não seria possível haver laços familiares. “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” (1 Coríntios 7.2).
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário